fb-embed

Business content

5 min de leitura

Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas

Projeções flexíveis para metas e objetivos do negócio no médio e longo prazo possibilitam melhor preparo das PMEs diante das incertezas do mercado

Angela Miguel

31 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas

De acordo com pesquisa realizada em 2020 pela consultoria Falconi, a gestão das médias empresas brasileiras demonstra grande fragilidade. De cem negócios, apenas 10% afirmaram ter um planejamento estratégico preparado e definido para os próximos três a cinco anos. Já quase 48% disseram não traçar ações de médio e longo prazo, mas entendem que essa é uma necessidade latente.

Essa falta de preparo para o médio e longo prazo é um dos grandes problemas enfrentados pelas pequenas e médias empresas, uma vez que os empreendedores focam esforços no curto prazo e negligenciam a gestão para o futuro, seja no nível estratégico ou operacional. Isso faz com que muitos líderes tomem decisões no calor do momento ou sem a devida avaliação. O mesmo estudo mostrou que 73% das empresas entrevistadas têm as metas e prioridades definidas apenas para 2021.

É por meio do planejamento estratégico que empreendedores determinam metas e ações, pontos fortes e fracos da empresa e preparam seu caminho para o futuro. Ao mesmo tempo, a clareza entre gestão e colaboradores sobre os caminhos desejados para a organização tem, reconhecidamente, efeitos positivos no engajamento, na produtividade e na retenção de talentos.

Projeções estratégicas para o futuro

Visão, missão, objetivos e metas são alguns dos aspectos fundamentais para a criação de um planejamento estratégico factível nas pequenas e médias empresas. Para além de análises reconhecidas, caso da SWOT (fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças) e da SMART (sobre objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais), o estabelecimento da visão de futuro para curto, médio e longo prazos precisa ser definida e revisitada regularmente.

O monitoramento sistemático das condições internas e externas da empresa possibilitam que o negócio se prepare para imprevisibilidades e mudanças repentinas que não estão no seu controle, como foi com a pandemia da covid-19.

Para isso, a partir da análise SWOT, por exemplo, estabeleça um plano de ação de curto prazo, aquele em que estão listados os objetivos SMART e as ações em um período de até um ano. Embora esse intervalo de tempo pareça curto demais, especialistas têm sugerido a revisão de ações e metas em períodos cada vez mais curtos para que a estratégia empresarial esteja sempre em linha com os acontecimentos e com as mudanças do comportamento de consumo.

Em seguida, prepare o conjunto de objetivos e ações para o período de dois a três anos, considerando qual o caminho que a empresa deseja seguir em seu mercado de atuação e qual a velocidade que o negócio deseja imprimir para conquistar esses objetivos. Por fim, estabeleça o mesmo exercício para o longo prazo, de cinco anos para frente. Especialmente na análise de tendências futuras, o empreendedor pode dividir essa avaliação em três etapas:

  • Análise de séries temporais: em que é possível determinar a influência de tendências específicas na empresa, como por exemplo, o crescimento da população, as flutuações sazonais e as inovações tecnológicas, sobre variáveis como custos, lucratividade, vendas e participação de mercado sobre um determinado número de anos, gerando dados quantitativos.

  • Previsão por julgamento: em que funcionários, clientes, fornecedores ou sindicatos são utilizados como fontes geradoras de dados qualitativos sobre tendências futuras.

  • Cenários múltiplos: em que profissionais formulam diversas suposições a respeito de tendências e eventos futuros a respeito de condições econômicas e ambientais, como eleições, greves, regulamentações ambientais, preços de matéria-prima etc.

Serviços adequados ao planejamento

Já que especialistas em gestão sugerem que as pequenas e médias empresas atualizem seu planejamento estratégico constantemente, de forma a acompanhar cenários incertos e potenciais disrupções em seu segmento de atuação, o modelo de consumo por assinatura passa a ser ainda mais interessante para os empreendedores. Diante das metas e objetivos criados para o curto, o médio e o longo prazo, a flexibilidade do modelo de assinatura possibilita uma gestão mais fluida e em linha com os gastos, as receitas e a estratégia dos negócios.

Nesse sentido, pequenos e médios gestores reduzem o risco estratégico e operacional ao apostar em serviços flexíveis, caso de Meoo, serviço de carro por assinatura da Localiza que possibilita ao empreendedor alugar até dez carros para si. Com Meoo, é possível escolher um plano adequado às necessidades do momento, sem perder o atendimento da Localiza e a expertise na gestão da frota, pagando exatamente pelo que é utilizado.

A possibilidade de adequar o serviço obtido com a situação atual do negócio faz com que as PMEs não precisem descapitalizar para adquirir veículos, custear seguros, documentação e taxas, mantendo seu planejamento estratégico em dia e em conexão permanente com o mercado.

Seja um empreendedor exponencial

Uma vez que o planejamento estratégico está ligado à visão de negócio, líderes exponenciais são aqueles que sabem conduzir as estratégias que resultem em escalabilidade, agilidade e eficiência. Seja no curto, no médio ou no longo prazo, estar preparado para potenciais mudanças pode ser o diferencial para a sobrevivência das pequenas e médias empresas.

Para isso, Salim Ismail, especialista da Singularity University, empreendedor e autor do livro Exponential Organizations, apresenta dicas que os donos de PMEs devem implantar em seus negócios:

  • Criar produtos e serviços baseados em informação, que são mais fáceis de escalar. Alguns podem já estar disponíveis; é preciso encontrá-los e focá-los.

  • Matar o planejamento estratégico de cinco anos, dando lugar a planos de um ano e também à análise preditiva baseada em dados, a uma forte visão do produto e ao propósito transformador.

  • Alavancar a inovação externa e dar liberdade aos colaboradores internos para inovar.

  • Explorar novos modelos de negócio, pensando nos micropagamentos, no movimento maker e na economia compartilhada. Muitos modelos serão convertidos de hardware em software e, então, em serviços.

  • Automatizar diferentes processos em todos os departamentos e mensurá-los com algoritmos (há os de código aberto, em plataformas como GitHub); os modelos baseados em produção/ processo serão substituídos por modelos baseados no desempenho (do tipo custo por venda).

  • Ir além das inovações de produtos e tecnológica, tentando inovar em processos, no modelo de negócio, na área social etc.

Compartilhar:

Autoria

Angela Miguel

Angela Miguel é editora de conteúdos customizados de HSM Management e MIT Sloan Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

Estratégia e execução

24 Dezembro | 2023

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

6 min de leitura

Imagem de capa OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

Estratégia e execução

29 Novembro | 2023

OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios

Italo Nogueira De Moro

4 min de leitura

Imagem de capa Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Estratégia e execução

18 Agosto | 2023

Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Ferramenta estratégica pode ser explorada em benefício da empresa, sendo uma forma de sair na frente da concorrência e de manter a organização por dentro das mudanças e movimentações do mercado

Candice Pascoal

2 min de leitura

Imagem de capa Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Estratégia e execução

17 Agosto | 2023

Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Para garantir o desenvolvimento da empresa no longo prazo, algumas práticas podem otimizar processos dos mais rotineiros aos mais estratégicos, economizar tempo e recursos, além de permitir que os times se concentrem em atividades e planejamentos mais técnicos

Marcos Salles

4 min de leitura

Imagem de capa Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Estratégia e execução

30 Junho | 2023

Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Por meio dessa métrica de “pontuação de saúde”, é possível analisar a satisfação de cada franqueado em fazer parte da rede - e, assim, elencar pontos de melhoria que contribuam para a tomada de decisões mais estratégicas

Guilherme Reitz

4 min de leitura

Imagem de capa Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

Estratégia e execução

22 Junho | 2023

Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

A aplicação da lógica e da mecânica dos jogos no trabalho híbrido aumenta o engajamento dos participantes e ajuda a tornar as atividades mais leves e lúdicas, além de ser uma forma de incentivo para o colaborador ir ao escritório

Mário Verdi

4 min de leitura