fb-embed

Business content

5 min de leitura

O que sua empresa está falando por aí?

Comunicar que seu negócio está pronto no mercado é importante, mas prestar atenção à maneira como comunica é essencial

Carolina Tavares

29 de Março

Compartilhar:
Artigo O que sua empresa está falando por aí?

Abrir a própria empresa é para os fortes. É necessário planejamento, clareza do plano de negócios, pesquisas locais, investimentos constantes, contratações... E imagine, depois de todo esse trabalho, perceber que seus potenciais clientes não conhecem sua marca! Todo o esforço terá sido em vão. Para isso, a divulgação de seu negócio é tão importante quanto equilibrar as contas ou assegurar a qualidade do seu produto ou serviço.

É por meio do investimento em sua marca que os clientes poderão não apenas conhecê-lo, mas também entender qual é sua história, sua identidade e as vantagens de sua empresa. Seja por meio das redes sociais, da distribuição de flyers ou qualquer outra estratégia, o fortalecimento da imagem de sua marca exige inteligência, dedicação e sensibilidade.

Para além de um produto inovador ou de um atendimento personalizado, atualmente, não há como pensar na criação de um negócio sem dizer quais são seus valores ou causas que defende. Consumidores estão cada vez mais inclinados a escolher empresas que apoiam causas específicas ou são transparentes quanto ao impacto que causam na sociedade.

De acordo com o levantamento 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021, da Euromonitor International, no mundo pós-pandemia, o ativismo de marca ganhou um novo significado social, forçando empresas a priorizar ações sociais e auxiliando no desenvolvimento de produção e estilos de vida mais sustentáveis. É preciso estar totalmente alinhado com aquilo que diz, pois o consumidor está cada vez mais interessado no que acontece nos bastidores de um negócio. Ele já não compra mais apenas um produto ou serviço, mas uma ideia completa, uma experiência que vai além daquilo que se pode tocar com as mãos.

Uma pesquisa da Nielsen, por sua vez, mostra que 2020 foi o ano em que 32% dos brasileiros priorizaram o consumo de produtos sustentáveis. Marcas de cosméticos que investem em produtos veganos e sem testes em animais ganham cada vez mais adeptos na pandemia.

Também é preciso lembrar que o mundo está mais digital que nunca, portanto, sua maneira de ser e se comunicar precisa se adaptar aos mais diversos meios sem perder a essência. É preciso consistência na mensagem, verdade na comunicação e estrutura de manutenção.

Mas como colocar esses conceitos em prática quando se é um pequeno ou médio negócio, em que cada centavo é cuidadosamente aplicado em cada estágio previsto no plano de negócios? Aqui, vale abusar da criatividade e de parcerias com outros empreendimentos para aumentar a visibilidade de sua marca e divulgar sua identidade e história únicas.

Nesse sentido, o Meoo, serviço de carro por assinatura da Localiza, fornece opções para que seu cliente – empreendedores ou donos de PMEs que necessitam de até dez carros para que seu negócio cumpra seus prazos de entrega – possa colocar sua marca nas ruas. Ciente da importância do fortalecimento de marca para a sobrevivência das pequenas (e novas) empresas, o Localiza Meoo colocou a personalização dos carros em contrato como uma das vantagens do serviço.

Ao escolher o Meoo, os clientes podem escolher até dez veículos com a mesma escala de cores, adesivagens e outros detalhes que farão com que a nova marca ganhe rapidamente as ruas. Por meio da personalização, o empreendedor consegue aumentar a visibilidade de seu negócio e chamar a atenção de potenciais consumidores. A identidade mostra exatamente aquilo que o clube de benefícios tem como objetivo: ser parte da vida do assinante como algo essencial e que chega para auxiliar necessidades e desafios de sua empresa.

Defina seus objetivos

Para garantir uma boa comunicação, é fundamental construí-la acima de objetivos bem alinhados. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o empreendedor a entender o que é prioridade nessa construção. Duas delas são a análise SWOT e a análise SMART.

  • SWOT ou DAFO (Debilidades, Ameaças, Fortalezas, Oportunidades): Essa ferramenta possibilita ter uma visão ampla do cenário em que está inserido e, a partir daí, entender o que precisa ser feito para alcançar um bom plano estratégico. Lembre-se também em dividir essa análise em duas vertentes, interna e externa, criando uma avaliação para questões de dentro do negócio e para o mercado como um todo.

  • SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal): Nesse esquema, comece por um grande brainstorming de metas e, em seguida, as separe nas categorias específicas. Em seguida, você pode filtrar os objetivos que realmente fazem sentido, verificando se o seu negócio possui os requisitos para atingir os resultados. Com essa tabela final em mãos, basta definir a logística para cada meta.

Ideias e mais ideias

Tom de voz acertado. Identidade visual alinhada. Objetivos bem traçados. Como colocar tudo isso no mundo? Já são conhecidos os meios tradicionais de comunicação, como publicidade em mídia impressa, radiofônica e televisiva, além das possibilidades de outdoors, cartazes e tantos outros meios físicos que temos contato diretamente.

A vantagem é que esse tipo de divulgação atinge uma massa considerável de pessoas, mas torna-se difícil medir quanto realmente foi convertido em venda. Uma solução simples é a integração digital. Por exemplo: se inserir um QR Code no jornal, que leve para a página de compras do seu negócio na web, você terá condições de medir quantas pessoas foram impactadas pela publicidade paga.

Redes sociais como o Instagram e o Facebook são uma boa maneira de engajar o público de maneira segmentada e de fortalecer a marca com mensagens pontuais que tragam à tona a identidade, seja de maneira totalmente clara ou mais sutil. Já outras como Twitch TV chegam com um novo modelo de canal de TV online, em que é possível agregar conteúdo e ganhar dinheiro ali mesmo, como um braço do próprio negócio.

A divulgação 360 graus faz com que todos os meios possam convergir de alguma forma, sempre fluindo a favor das águas dos objetivos traçados. De nada adianta investir apenas na divulgação virtual, mas esquecer o velho boca a boca. A comunicação é feita do encontro entre os valores da empresa e os comportamentos do consumidor.

Saiba mais sobre os principais conteúdos sobre liderança, negócios e carreira assinando gratuitamente nossas newsletters e escutando nossos podcasts na sua plataforma favorita.

Compartilhar:

Autoria

Carolina Tavares

Carolina Tavares é jornalista e colaboradora da HSM Management. Em 2011, fundou a Jazz House, focada em comunicação e produção na área da música e das artes. Foi convidada a palestrar sobre marketing na música no evento Youpix de 2012, lançou o livro "Lições Empresariais de Game Of Thrones" e é mestra em Comunicação e Marketing Digital, além de fazer parte da cooperativa Brasil Auê, focada em projetos culturais para imigrantes na Catalunha.

Artigos relacionados

Imagem de capa  ISO de inovação: uma nova business school

Business content

09 Novembro | 2022

ISO de inovação: uma nova business school

Modelo internacional de governança para a inovação promove a integração dos processos e a aceleração dos resultados

Alexandre Pierro

16 min de leitura

Imagem de capa Na trilha do sucesso para acelerar o CX

Customer experience

25 Outubro | 2022

Na trilha do sucesso para acelerar o CX

Centralidade no cliente é ponto-chave para bons resultados na estratégia de clientes

Sandra Regina da Silva

10 min de leitura

Imagem de capa Saúde mental: a raiz do problema

Gestão de pessoas

07 Abril | 2022

Saúde mental: a raiz do problema

De modo geral, a liderança das empresas ainda não assumiu a responsabilidade de lidar com dinâmicas de trabalho disfuncionais por meio dos três Ps – proteger, prevenir e promover

Larissa Pessi

6 min de leitura

Imagem de capa O essencial bem-feito: como o cuidado com as demandas do RH garante boa experiência ao colaborador

Business content

11 Março | 2022

O essencial bem-feito: como o cuidado com as demandas do RH garante boa experiência ao colaborador

O uso da tecnologia otimiza os processos internos de RH, permitindo que os profissionais da área mantenham o foco nas pessoas

Paulo César Teixeira

3 min de leitura

Imagem de capa Cinco prioridades para os líderes de RH em 2022

Gestão de pessoas

04 Março | 2022

Cinco prioridades para os líderes de RH em 2022

Novo relatório do Gartner joga luz ao que mais importa na gestão de pessoas para o próximo ano. Diversidade e gestão da mudança estão entre as competências mais buscadas

Renata Cardoso

6 min de leitura

Imagem de capa Aprendizagem digital é caminho para aprimorar colaboradores e turbinar negócios

Business content

23 Fevereiro | 2022

Aprendizagem digital é caminho para aprimorar colaboradores e turbinar negócios

Pesquisa mostra que a aprendizagem digital ainda tem espaço para crescer nas organizações. Duas grandes empresas mostram como

Paulo César Teixeira

8 min de leitura