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As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios
Italo Nogueira De Moro
29 de Novembro
Sejamos realistas, com o mercado em constante evolução, as siglas OKRs e KPIs, sem dúvidas, estão cada vez mais presentes no cotidiano de diversas organizações que desejam incorporar a gestão estratégica. A partir disso, abordaremos neste artigo, de forma clara e concisa, as diferenças e aplicações destas metodologias.
Preliminarmente é válido ressaltar que OKR é sigla para objective and key results, ou, em tradução livre, objetivos e resultados-chave. Respeitando a proposta de nosso combinado no parágrafo anterior, em resumo, OKR foi concebido em 1990 por Andy Grove, na época CEO da Intel, com a premissa de que o método deveria responder duas perguntas fundamentais: onde eu quero chegar? Como vou saber se estamos chegando lá?
Desta forma, entende-se que OKR é uma ferramenta com intuito de orientar e executar a estratégia pactuada por uma organização, permitindo aos membros definirem objetivos inspiradores que descrevem o que a empresa deseja alcançar e, na sequência, resultados-chave, que simplificando são indicadores específicos que mensuram o progresso em direção aos objetivos.
Vejamos como este processo é simples em um exemplo prático do livro Avalie o que Importa:
Atingir 1 bilhão de horas de tempo de exibição por dia {até 2016} com o crescimento impulsionado por:
Para John Doerr, escritor do livro, a fórmula principal para estabelecer as metas é escrever a seguinte frase: “Eu vou (objetivo) medido por (conjunto de resultados-chave)”, ou seja, para estipular uma meta, é preciso definir o que pretende-se realizar e qual a maneira que medirei para saber se os esforços que estão sendo feitos estão indo em direção à conclusão dos objetivos”.
Ainda, destaca-se que as OKRs devem atingir todos os níveis hierárquicos das empresas, permitindo que todos os colaboradores participem de sua construção. Por fim, aliado aos OKRs temos os CFRs, que basicamente são um sistema de gerenciamento contínuo de desempenho sustentado por uma comunicação assertiva, tendo em sua estrutura: conversas, feedbacks e reconhecimento.
Key performance indicator (KPI), ou, traduzindo, indicador-chave de performance, é uma metodologia que possibilita avaliar a eficácia de determinado processo, tarefa ou projeto. Em outras palavras, KPI é o radar que mostra o desempenho da organização.
Conforme Parmenter (2007), os KPIs podem ser representados pela combinação de um ou mais indicadores, e representam um conjunto de medidas focadas nos aspectos mais críticos para o desempenho satisfatório e atingimento dos objetivos organizacionais.
Dito isso, para definirmos um KPI que seja de fato efetivo e útil para o negócio, precisamos pensar em indicadores que estejam relacionados ao objetivo da organização, que foque em métricas e resultados e, sobretudo, auxilie em tomadas de decisão inteligentes.
Como bônus deste artigo, evidencia-se a metodologia SMART, a qual é amplamente reconhecida e utilizada, trazendo em sua base cinco critérios simples, com o propósito de tornar a meta específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Aprendendo na prática com alguns exemplos de KPIs:
Em resumo, ambas as abordagens são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. De um lado os OKRs concentram-se em definir objetivos desafiadores e mensuráveis, de outro, os KPIs fornecem dados para monitorar o desempenho em tempo real.
Em suma, presumindo que até aqui você compreendeu a viabilidade de combinar as duas metodologias apresentadas, tornando os KRs em KPIs, convém enfatizar que o planejamento estratégico representa um dos pontos mais importantes nas organizações, auxiliando tanto na identificação de problemas e oportunidades, quanto na melhoria contínua dos negócios.
Se você se interessou por esse tópico e deseja aprofundar seu conhecimento, inicialmente, recomenda-se a leitura dos seguintes livros: Avalie o que Importa, Objectives and Key Results: Driving focus, alignment, and engagement with OKRs e Key Performance Indicators (KPI): Developing, implementing, and using winning KPIs.
Italo Nogueira De Moro é cofundador e gestor da OpenMind Consultoria Empresarial. Graduado em direito e processos gerenciais pelo Centro Universitário Una. Pós-graduado em gestão estratégica de negócios e transformação digital e novas tecnologias. Cursando MBA executivo em gestão estratégica de equipes e liderança pela HSM University. Membro sênior da Ordem DeMolay e coordenador de planejamento do TEDxBeloHorizonte.
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