fb-embed

Marketing e vendas

3 min de leitura

Como nasce uma marca

Ao (re)construir toda uma marca com o apoio de diversas mãos e mentes, descobri que nada substitui a dedicação de pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem diariamente

Gabriela Onofre

19 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Como nasce uma marca

Nunca tive medo de novidades. Ao longo da minha trajetória pessoal e profissional sempre questionei o status quo. Quando cheguei à Acesso Digital, fui logo desafiada a montar o time de marketing praticamente do zero e iniciar a divulgação de quem somos, destacando a razão de ser da empresa e os motivos que fazem os olhos de muita gente brilhar – incluindo os meus.

Era preciso reposicionar a marca e, para isso, logo notei que o processo precisava ser construído internamente, pelas mãos apaixonadas de quem está lindando com o trabalho no dia a dia.

Por que não delegar a uma agência terceira, especialista nisso? Porque era preciso que o projeto fosse genuíno, no ritmo da empresa e que tivesse características essenciais do nosso negócio e da nossa cultura.

A gente precisava se enxergar, se perceber naquilo que estava sendo proposto. E olha que ao longo da minha carreira nunca obtive problemas em delegar. Ao contrário: gosto de dividir tarefas com o meu time, porque acredito que cada pessoa tem um potencial, um talento a ser explorado e, ao lhe proporcionar desafios, colabora com o seu desenvolvimento.

Mas, (re)construir uma marca é um trabalho minucioso, deve ser feito a várias mãos e cérebros para ficar ainda mais bacana. Por isso, para não dizer que não houve apoio externo, duas especialistas foram convidadas a imergir na história, cultura e valores da empresa – no que éramos, no que cremos e no que desejávamos ser – e nos ajudaram a conduzir o processo com maestria e agilidade.

Convidamos também nossos Seres, como chamamos nossos colaboradores — e foi muito interessante ouvir suas percepções, lembranças e motivações. Conversamos com os fundadores, com quem estava aqui há muito tempo. Falamos também com quem acabara de chegar, entrevistamos conselheiros e colocamos várias cabeças para pensar juntas até chegarmos ao que nos define.

Somos a IDTech que simplifica a vida das pessoas através de sua identidade digital, permitindo que se integrem numa sociedade digital.

Ao longo de dois meses intensos de trabalho, notamos que seria preciso mudar também o nome da empresa. Apesar de o nome ser sempre algo importante e que traz o reconhecimento imediato de quem somos.

Dessa maneira, Acesso Digital não refletia mais o momento vivido e nossos objetivos. Tinha de ser algo íntimo, simples e fácil de falar, mas que definisse nosso sonho grande.

Algo muito importante é destacar que acreditamos na transformação da sociedade via identidade digital, na qual todos possam desfrutar dos benefícios de um mundo mais digitalizado e sem impedimentos. Sem ter de ficar provando quem é quem a todo o momento. Cada pessoa é única, deve contar e confiar na tecnologia, e isso deveria bastar.

A paixão de uma identidade: unico

Foi da combinação de várias ideias que nasceu a unico. Uma marca sonora, curta e forte, que reforça nossa atenção exclusiva a cada cliente e a cada pessoa.

O nome é assim mesmo: escrito em letra minúscula, sem acento e em degradê de cores, com linhas retas e curvas, para mostrar a diversidade e respeito entre todos – valores tão importantes para a empresa desde que ela nasceu, que queremos manter entre nossos seres e poder levar aos nossos clientes.

A unico é uma marca de todos e de cada um, com identidade internacional e fácil assimilação. Uma marca que reflete os valores da empresa e das pessoas que a constituem: simplicidade, transparência, confiabilidade e autenticidade.

Poder participar do seu (re)nascimento foi uma grande honra e um grande orgulho. É daqueles desafios que a gente junta todos os colaboradores, passa horas se dedicando e depois exibe feliz o que conseguiu: uma marca incrível, assim como as pessoas que a constroem diariamente.

Compartilhar:

Autoria

Gabriela Onofre

Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Artigos relacionados

Imagem de capa O que os consumidores chineses buscam Assinante

Marketing e vendas

29 Dezembro | 2023

O que os consumidores chineses buscam

Para entender o mercado interno da China, players estrangeiros precisam entender o valor diferenciado que as marcas locais oferecem; o valor da Luckin Coffee não é igual ao da Starbucks

Edward Tse
Imagem de capa A preocupação em usar as palavras certasAssinante

Marketing e vendas

29 Dezembro | 2023

A preocupação em usar as palavras certas

Pense em uma marca de produto ou serviço, um processo, um programa, uma empresa. Ou mesmo em um problema. O modo como qualquer dessas coisas é nomeada importa tanto quanto os resultados que pode produzir. O “wording” mobiliza as pessoas.

Adriana Salles Gomes
Imagem de capa Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

Estratégia e execução

24 Dezembro | 2023

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

6 min de leitura

Imagem de capa OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

Estratégia e execução

29 Novembro | 2023

OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios

Italo Nogueira De Moro

4 min de leitura