Gestão e performance: um lego com muitas peças para acomodar
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Todo líder já entendeu que oferecer qualidade de produtos e serviços não é o bastante para ter sucesso com o cliente. O público pesquisa, compara preços e busca experiências únicas. E a tecnologia está aí pra viabilizar a relação ideal.
Equipe de conteúdo Mutant
01 de Outubro
Não dá mesmo! A transformação digital veio e virou a realidade do mercado. E o momento é de gerar experiências memoráveis como diferencial de conquista do cliente. Percepção de valor é algo que, cada vez mais, vai passar pelo uso de ferramentas certas e disruptivas.
A questão vai além de fortalecer a imagem. Também está na conta espalhar vantagens por todo o fluxo de trabalho. Então, o tom é este: se você quer estar entre os melhores players do mercado, precisa inovar.
É por isso que você vai ler este post até o fim. Chegamos até aqui pra te convidar a investir na inovação no relacionamento com cliente. Conceitos e recursos para ser lembrado pelas melhores interações é o que vamos te mostrar agora.
Fidelizar clientes é um dos principais segredos de sucesso de uma empresa. Isso é bem claro, certo? Ainda mais hoje. Com o tempo, os consumidores amadureceram e se educaram e não é à toa que dominam suas escolhas. A exigência escalou a níveis sky high.
Todo líder já entendeu que oferecer qualidade de produtos e serviços não é o bastante para ter sucesso com o cliente. O público pesquisa, compara preços e busca experiências únicas. E a tecnologia está aí pra viabilizar a relação ideal.
É por isso que a conversa entre tecnologia e CX não sai tão cedo do mercado. Pelo contrário, ela só vai ganhar mais espaço. Não importa o tamanho ou o segmento da empresa: a inovação no relacionamento é a peça-chave para ser customer centric de fato e manter um padrão de atendimento que não deixe a audiência só com "gostinho de quero demais".
Quando pensamos em experiência do cliente, a automação de softwares, plataformas e aplicativos inteligentes vem para refinar as estratégias. É dessa mistura que resulta um alinhamento preciso entre a cultura da empresa e o público-alvo.
Está mais que claro que o olhar da cena empresarial ficou mais amplo. Novas formas de atuação nos processos internos são as joias do mercado. E nesse meio de caminho, o Customer Experience ganhou uma aliada: a tecnologia.
Mas não dá pra ficar na conversa de por que é importante esse encontro. A questão prática precisa vir à tona. Usando recursos inovadores para compilar dados relevantes, direcionamos melhor as ações e entregamos excelência.
Você quer saber como fazer isso, claro. Então aqui está a lista das ferramentas que vão transformar o seu padrão de relacionamento.
Um software CRM tem um poderoso objetivo: oferecer aquilo que uma experiência de compra precisa pra ser positiva. Empresas que integram essa tecnologia acessam um incrível histórico de relacionamento e demandas dos clientes.
Resumo da obra? O CRM é o verdadeiro guia para uma atuação mais personalizada e eficiente.
Estamos falando da inteligência artificial usada na comunicação direta com os clientes. O software mantém diálogos em linguagem espontânea, simulando perguntas e respostas como se fosse um humano.
Mas como isso aprimora o relacionamento com cliente?
Vamos lá! O que o sistema faz é trazer agilidade e eficiência para o atendimento. O caminho é este: o motivo do contato é previamente diagnosticado pelo chatbot, que então direciona cada pessoa para equipe certa.
E olha só o que um levantamento da IBM apontou: até 80% das perguntas rotineiras de atendimento podem ser respondidas por chatbot. É ou não é uma mão na roda?
Transformar um conjunto bruto de dados em informações inteligentes é a função do Big Data. A ideia aqui é mapear e analisar vários perfis: dos consumidores, da concorrência e até do ambiente interno da empresa.
Um recurso que vai além de apenas facilitar a coleta e o processamento de dados. Podemos dizer que é a tecnologia responsável pela alimentação de todos os sistemas inteligentes de uma empresa.
Ao mesmo tempo, dá para otimizar a operação de atendimento e fortalecer a tomada de decisões. Quer um aliado melhor do que o Big Data?
Se você achou que o atendimento por voz ficaria no passado, esqueça essa ideia! Os sistemas do tipo URA — Unidade de Resposta Audível — facilitam a missão de atender às necessidades do público e fortalecer o relacionamento. São dois tipos:
URA ativa — comunicação em caixas de diálogo, que acontece por avisos de voz ou conversão de texto em fala;
URA receptiva — processo humanizado em ligações de atendimento receptivo eletrônico.
Na primeira alternativa, além de estabelecer diálogos, o reconhecimento de áudio ou toque DTFM (sigla para Dual-Tone Multi-Frequency) é o que garante a coleta de informações. Já a tecnologia URA receptiva vem pra reduzir rejeições dos usuários por meio da interação.
Um sistema URA trabalha focado em personas. E suas funcionalidades nutrem, em processo contínuo, este fluxo:
O que a URA mostra, então? Que a tecnologia brilha quando fica claro que, por trás de toda automação, quem se conecta são as pessoas.
Estamos falando agora dos grandes pilares de automação das campanhas de uma empresa. A lista de produtos passa por e-mails, mídias sociais e gerenciamento de leads. Basicamente, o fluxo de trabalho é controlado pela tecnologia.
Sabe aquelas situações em que o esforço humano é direcionado para tarefas repetitivas e que tomam tempo? É aí que o software faz a mágica! As pessoas conseguem mais espaço para ter foco no planejamento e na elaboração de conteúdos relevantes.
Uma ferramenta que mostra de fato que a conversa entre tecnologia e CX tem tudo pra seguir animada, concorda?
Quem procura uma alternativa inteligente para melhorar a experiência dos seus compradores ou usuários? Dá pra dizer que toda empresa. E aí implantar a tecnologia omnichannel é o segredo.
Pra complementar a lista, aqui vamos além das ferramentas e te trazemos uma visão, a do multicanal. Contar com múltiplos pontos de contato é o que vai garantir ampla personalização.
Por mais segmentada que seja a audiência da empresa, vai haver clientes que preferem fazer jornada de compra pelo site. Já outros vão usar só o aplicativo próprio da marca, ou então telefone, loja física, mídias sociais... as opções não acabam! E o objetivo é estar presente em tantos pontos quanto puder.
Mas a questão das preferências pessoais é só uma parte. O modelo multicanal é um facilitador para que os clientes finalizem as aquisições. Quando as pessoas podem retomar o contato a partir de qualquer canal, a vida fica bem mais simples, não é?
Num mercado dinâmico e competitivo, implementar a cultura digital vai refletir direto nas questões técnico-administrativas da empresa. Mas não para por aí! As experiências com o atendimento ao cliente também recebem aquele boost.
Um dos segredos para se modernizar com eficiência é investir em infraestrutura consistente. As soluções Mutant em CX são exemplos disso, sabia? Remamos contra o vento, vencemos qualquer obstáculo pra potencializar as operações dos parceiros. O nosso core business é baseado em técnicas e recursos de alta performance para que as empresas estejam sempre prontas pra gerir relacionamento como mestres.
Viu só como você ia ler todo o conteúdo? Agora sabe que investir na transformação digital é indispensável. As necessidades do público e a empresa se fortalecem juntas no processo.
Muita gente pensa na tecnologia como a simples automatização, mas o resultado por trás dessa evolução cultural vai bem além. Ganhos em produtividade, personalização e redução de custos são reflexos claros. A lista de benefícios poderia seguir, mas você entendeu o ponto, certo?
Ok, agora que a gente já conversou, queremos te ver colocar a mão na massa. Conte com a Mutant e faça as melhores soluções de negócios do mercado trabalharem com você e pelo seu cliente.
A Mutant é um clã de empresas digitais que acelera resultados.
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