fb-embed

Business content

4 min de leitura

Fidelização de clientes alcança MPEs

Programas de fidelidade e clubes de benefícios agregam valor ao serviço prestado pelo seu negócio, proporcionando melhor experiência ao cliente

Paulo César Teixeira

29 de Outubro

Compartilhar:
Artigo Fidelização de clientes alcança MPEs

Manter-se no topo é mais difícil do que conquistar o campeonato – é o que se costuma dizer no esporte. Aplicada ao mundo dos negócios, a regrinha da sabedoria popular poderia indicar que preservar a preferência do cliente é mais complicado do que atrair novos consumidores.

Mas essa projeção nem sempre se confirma na prática. Especialmente depois que as empresas passaram a investir fortemente em programas de fidelização e clubes de benefícios.

No primeiro momento, as iniciativas de fidelização do cliente fizeram sucesso entre companhias aéreas e bancos de varejo. A novidade é que elas estão se alastrando em outros mercados, o que se traduz em vantagens tanto para os negócios quanto para os clientes.

Para estes, os programas oferecem descontos em produtos e serviços e, dessa maneira, aumentam o poder de compra no momento em que a economia do País enfrenta períodos desafiadores. Mais que isso, eles ganham a oportunidade de conhecer outras marcas e vivenciar novas experiências.

Do lado das empresas, ampliam o relacionamento com o público-alvo, incentivando a recompra e a fidelização dos consumidores, que podem até se transformar em embaixadores da marca, replicando a boa experiência que tiveram em suas compras.

Programas de fidelidade para PMEs

É ilusão acreditar que as iniciativas de fidelização da carteira de clientes estejam restritas às grandes empresas. Ao contrário, as PMEs também podem criar seus programas de fidelidade ou clubes de benefícios, buscando parcerias com empresas cujos produtos ou serviços sejam complementares ao negócio delas.

Para isso, alguns pontos importantes devem ser observados na hora de estruturar os programas. O primeiro passo é mapear os hábitos e comportamentos dos clientes, medida que tornará mais fácil a tarefa posterior de descobrir quais as recompensas em forma de produtos ou serviços que são compatíveis com o perfil dos consumidores.

Depois, é necessário estabelecer regras claras e objetivas de pontuação, além de comunicá-las de modo adequado, para que o cliente esteja completamente ciente de como o programa passará a funcionar.

Entre os itens que devem merecer atenção, estão o valor e o período de validade atribuído a cada ponto. Essas definições serão fundamentais para que se possa calcular na ponta do lápis os investimentos previstos e os custos de manutenção do programa, até para saber se o custo/benefício do projeto valerá a pena.

Não menos importante, o passo seguinte para a construção do programa de fidelização ou clube de benefícios é definir os parceiros estratégicos, os quais serão responsáveis pelas recompensas oferecidas aos clientes como forma de retribuição de sua fidelidade.

Depois de implementar o programa, é preciso avaliar com frequência o desempenho das vendas e o quanto esses resultados estão vinculados às recompensas oferecidas aos clientes. Essa avaliação constante é essencial para promover eventuais ajustes de rota e, assim, assegurar a melhoria contínua das iniciativas de fidelização dos consumidores.

Preços especiais para grandes marcas

Recentemente, algumas ações apontam para a sofisticação de modelos dos programas de fidelização. É o caso do Stix, programa criado conjuntamente pelo Grupo Pão de Açúcar e a rede de farmácias RD Raia Drogasil – além de nome e logo, o Stix conta com um aplicativo próprio. A principal vantagem é que os pontos acumulados nas compras de produtos de ambas as empresas compõem um único saldo, diferente do que ocorria anteriormente. Desse modo, é mais fácil para os clientes somar os pontos necessários para resgatar suas recompensas.

Outro exemplo de iniciativa inovadora é o Tudo Meoo – Clube de Benefícios de Localiza Meoo, serviço de carro por assinatura da Localiza. Entre as vantagens exclusivas aos clientes, está a oferta de produtos e serviços de grandes marcas com preços especiais. Quem utiliza Localiza Meoo ganha, por exemplo, 20% de descontos em estadias na Rede Atlanticahotels.com e também nos serviços de proteção de malas e bagagens durante viagens da Protect Bag.

Além disso, os participantes do Tudo Meoo não apenas deixam de enfrentar filas de pedágio em rodovias como recebem 18 meses de mensalidades grátis na ConectCar, uma tag de pedágio para veículos de passeio, caminhões, ônibus e vans. Após esse período de isenção, o usuário passa a ter direito a descontos na tarifa dos pedágios. Os benefícios incluem ainda desconto em aluguel diário de veículos na Localiza e a inclusão no programa de fidelidade da empresa.

Para mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas e médias empresas, acesse os artigos da Comunidade Gestão PME.

Compartilhar:

Autoria

Paulo César Teixeira

É jornalista, colaborador de HSM Management e MIT Sloan Review Brasil, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

Artigos relacionados

Imagem de capa  ISO de inovação: uma nova business school

Business content

09 Novembro | 2022

ISO de inovação: uma nova business school

Modelo internacional de governança para a inovação promove a integração dos processos e a aceleração dos resultados

Alexandre Pierro

16 min de leitura

Imagem de capa Na trilha do sucesso para acelerar o CX

Customer experience

25 Outubro | 2022

Na trilha do sucesso para acelerar o CX

Centralidade no cliente é ponto-chave para bons resultados na estratégia de clientes

Sandra Regina da Silva

10 min de leitura

Imagem de capa Saúde mental: a raiz do problema

Gestão de pessoas

07 Abril | 2022

Saúde mental: a raiz do problema

De modo geral, a liderança das empresas ainda não assumiu a responsabilidade de lidar com dinâmicas de trabalho disfuncionais por meio dos três Ps – proteger, prevenir e promover

Larissa Pessi

6 min de leitura

Imagem de capa O essencial bem-feito: como o cuidado com as demandas do RH garante boa experiência ao colaborador

Business content

11 Março | 2022

O essencial bem-feito: como o cuidado com as demandas do RH garante boa experiência ao colaborador

O uso da tecnologia otimiza os processos internos de RH, permitindo que os profissionais da área mantenham o foco nas pessoas

Paulo César Teixeira

3 min de leitura

Imagem de capa Cinco prioridades para os líderes de RH em 2022

Gestão de pessoas

04 Março | 2022

Cinco prioridades para os líderes de RH em 2022

Novo relatório do Gartner joga luz ao que mais importa na gestão de pessoas para o próximo ano. Diversidade e gestão da mudança estão entre as competências mais buscadas

Renata Cardoso

6 min de leitura

Imagem de capa Aprendizagem digital é caminho para aprimorar colaboradores e turbinar negócios

Business content

23 Fevereiro | 2022

Aprendizagem digital é caminho para aprimorar colaboradores e turbinar negócios

Pesquisa mostra que a aprendizagem digital ainda tem espaço para crescer nas organizações. Duas grandes empresas mostram como

Paulo César Teixeira

8 min de leitura