fb-embed

Diversidade

2 min de leitura

Você sabe o que é assédio?

Você já sofreu algum tipo de assédio? Para responder essa pergunta, primeiro, é preciso saber do que se trata o assédio

Colunista Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal

11 de Março

Compartilhar:
Artigo Você sabe o que é assédio?

Muitas pessoas, especialmente as mulheres, ainda respondem que nunca passaram por uma situação de assédio (moral ou sexual). Das que reforçam esta afirmação, poucos sabem, de fato, o que configura uma situação abusiva.

No ambiente de trabalho, o assédio moral "é configurado por qualquer conduta abusiva que possa acarretar dano à personalidade, dignidade ou integridade física e/ou psíquica, podendo ocasionar perda de emprego ou degradação do ambiente de trabalho em que a vítima está inserida”, segundo a psicanalista francesa Marie-France Hidrigoyen.

A advogada, professora e doutora em Administração, Alice Oleto, ressalta que "o importante para a configuração do assédio moral é a presença de conduta reiterada que humilhe, ridicularize, menospreze, inferiorize, rebaixe, ofenda o trabalhador, causando-lhe sofrimento psíquico e físico".

A professora, que além de contribuir para a pesquisa "O Lado Feminino do Mercado Imobiliário" (DataStore, Raquel Trevisan e Mulheres do Imobiliário), também instruiu a elaboração da cartilha "Assédio Moral e Sexual no Trabalho", distribuída pelo movimento Mulheres do Imobiliário no Dia Internacional da Mulher deste ano.

O objetivo da cartilha é conscientizar sobre as situações que configuram comportamento abusivo, quais as penalidades previstas pela legislação e caminhos de orientação para que as empresas possam atuar pela prevenção e denúncia, quando necessário.

De acordo com o recorte feito pela pesquisa no setor imobiliário com 803 entrevistadas, 61% delas afirmaram já ter sofrido algum tipo de assédio.

Destas, 40% afirmaram que sofreram assédio sexual e 60% assédio moral, bullying e machismo. Em uma reportagem transmitida pelo Fantástico, da TV Globo no domingo que antecedeu ao Dia Internacional da Mulher, os dados são ainda mais alarmantes: 72,4% das mulheres que atuam no setor de tecnologia e que precisaram pedir algum tipo de suporte financeiro sofreram assédio moral (pesquisa elaborada pelo Distrito, Endeavor e B2 Mammy).

Informação e conscientização

Quando temos acesso ao conteúdo que explica do que se trata o assédio, como ele é praticado, como pode ser evitado e denunciado, percebemos o quanto estamos expostos – ou expostas – a situações diversamente tóxicas.

No Brasil, o assédio moral se configura como ato ilícito e não crime. De acordo com a professora Alice Oleto, a Justiça do Trabalho tem se posicionado "apreciando os casos e apurando as responsabilidades, independentemente da existência de leis específicas".

A importância de falar e conscientizar sobre o tema é praticamente unânime. Para 93% das mulheres do setor imobiliário que foram entrevistadas, trazer o tema para conhecimento de todos é a melhor forma de combater o abuso.

Aproveite o mês de março e amplie seu conhecimento sobre o tema. Converse sobre o assunto com o seu time e conscientize sua empresa, instituição ou organização. Criar oportunidades de fala e escuta é a melhor forma de melhorarmos os indicadores de abuso.

Além desta coluna, confira outros artigos de Elisa Tawil. No mais, baixe gratuitamente um e-book especial da HSM Management sobre “diversidade nas empresas: o que os dados nos contam”.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Artigos relacionados

Imagem de capa "Não permita que te prendam nem se aprisione no mundo da anormalidade", destaca Advisor da CAF em entrevista com Djalma Scartezini, colunista da HSM Management

Diversidade

26 Junho | 2024

"Não permita que te prendam nem se aprisione no mundo da anormalidade", destaca Advisor da CAF em entrevista com Djalma Scartezini, colunista da HSM Management

Neste mês, Djalma Scartezini trouxe uma entrevista riquíssima que produziu com Raquel Coimbra, LATAM Advisor Network Coordinator da CAF, sobre parentalidade atípica. Com sensibilidade e compreensão, é aqui que você entende um pouco desta realização que muitas vezes não passa pelo nosso entendimento cotidiano.

Djalma Scartezini

10 min de leitura

Imagem de capa É possível manter diferentes gerações em sintonia no ambiente corporativo

Gestão de pessoas

25 Junho | 2024

É possível manter diferentes gerações em sintonia no ambiente corporativo

Gerir eficazmente essas diferenças é crucial para evitar conflitos e fomentar um ambiente de trabalho dinâmico e inovador. Aproveitar as forças únicas de cada geração é a chave para o sucesso e sustentabilidade no mercado competitivo. Sua equipe está explorando todo esse potencial?

Juliana Dorigo

4 min de leitura

Imagem de capa Um olhar sobre o futuro  da juventude brasileira é  um olhar sobre propósito

Diversidade

25 Junho | 2024

Um olhar sobre o futuro da juventude brasileira é um olhar sobre propósito

Afinal, em qual lugar você está na fila do Fim do Mundo?

Gustavo Rosa

2 min de leitura

Imagem de capa As alegrias e aprendizados de liderar uma equipe composta majoritariamente por mulheres

Gestão de pessoas

18 Junho | 2024

As alegrias e aprendizados de liderar uma equipe composta majoritariamente por mulheres

Impulsiona-se a criatividade e inovação com diversidade de gênero. Esse compromisso só ocorre quando promove-se a capacitação de mulheres para alcançar seu pleno potencial através do compromisso com a inclusão.

Fabiana Ramos

4 min de leitura