fb-embed

Cultura organizacional

2 min de leitura

Proteja sua empresa de uma recessão e esteja sempre à frente da concorrência

Certas medidas - quando colocadas em prática - podem ajudar a empresa a lidar com uma crise econômica global, como ter vários fluxos de receita e usar estrategicamente as redes sociais e o marketing de conteúdo

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

03 de Julho

Compartilhar:
Artigo Proteja sua empresa de uma recessão e esteja sempre à frente da concorrência

As inúmeras notícias de desaceleração da economia e demissões em diversos setores parece ser um prenúncio de uma recessão global. Não é de admirar que haja mais estresse no ar e questionamentos sobre o que fazer em casos de uma recessão iminente. Mas como se proteger e limitar as consequências de uma crise econômica global?

Apesar da inclinação natural para hesitar em momentos de crise, é hora de implementar algumas medidas importantes. Além de examinar seu orçamento e cortar gastos não essenciais para garantir que tenha capital de giro durante os tempos potencialmente difíceis, fazer conexões regulares ajuda a manter sua empresa em destaque, independentemente das condições econômicas. Não é preciso investimento financeiro para isso. É possível se conectar por meio das mídias sociais, eventos e conferências do setor.

Outro passo importante é assegurar que seu negócio possua vários fluxos de receita. Múltiplos fluxos de receita são essenciais para criar um negócio próspero, pois ajudam a diversificar as fontes de receita, reduzem o risco e aumentam os lucros potenciais. Dentre as maneiras de se criar fluxos de renda, que tal oferecer serviços ou produtos complementares, criar produtos digitais como cursos, marketing de afiliados, vender espaço publicitário, criar serviços baseados em assinatura ou oferecer serviços de consultoria?

Esse também é o momento para investir no desenvolvimento profissional e conquistar novas habilidades que possam aprimorar a experiência de seus clientes. O princípio central deve ser como atender melhor meus clientes. Consumidores que se sentem valorizados e apreciados têm maior probabilidade de retornar e recomendar sua empresa a outras pessoas durante uma recessão ou boom econômico. E já se sabe que é muito mais caro conquistar um cliente novo do que manter o antigo. Logo, coloque energia na manutenção dos seus clientes fixos.

O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de alcançar seus clientes e construir relacionamentos com eles. Se feito de forma eficaz, o marketing de conteúdo pode aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads e impulsionar as vendas. Aproveite os vários canais de marketing, foque na qualidade ao invés de quantidade e monitore constantemente seus esforços em marketing.

Colocar essas medidas em prática ajudará você e sua empresa a emergir com habilidades e recursos mais avançados, facilitando para que você esteja à frente da concorrência.

Quando lidamos com situações desafiadoras como essa, temos duas opções: recuar e esperar que o desespero econômico acabe ou produzir algo novo usando as dificuldades como trampolim. A decisão simples de criar e elevar durante uma recessão oferecerá uma vantagem em relação aos concorrentes. A escolha é sua.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro Seu Sonho Tem Futuro.

Artigos relacionados

Imagem de capa Cultura de desenvolvimento para o crescimento sustentável da organização

Cultura organizacional

27 Novembro | 2023

Cultura de desenvolvimento para o crescimento sustentável da organização

Empresas que buscam progresso sustentável e relevância no mercado atual, aplicam a cultura de desenvolvimento investindo no crescimento dos colaboradores. A estratégia é fundamental para a formação de líderes capazes de guiar a organização rumo ao futuro

Fabiana Ramos

3 min de leitura

Imagem de capa Franchising, varejo e cultura: de gestor para gestor

Cultura organizacional

21 Novembro | 2023

Franchising, varejo e cultura: de gestor para gestor

Para criar uma cultura de franchising sólida, a empresa deve ter clareza de papéis e responsabilidades de todas as partes envolvidas na cadeia. E isso só é possível a partir da orquestração de conhecimento técnico específico, engajamento das partes envolvidas e decisão estratégica de fazer dar certo

Ana Flavia Martins

4 min de leitura

Imagem de capa Sete medidas para economizar na gestão de viagens corporativas

Cultura organizacional

16 Novembro | 2023

Sete medidas para economizar na gestão de viagens corporativas

É possível reduzir os custos e despesas das viagens corporativas, mas precisa de estratégia, planejamento de longo prazo, análise de dados, e muita pesquisa. A otimização dos recursos da empresa vai além de procurar por passagem aérea mais barata

Guilherme Rizzi

6 min de leitura

Imagem de capa Para melhorar a comunicação interpessoal, design de relacionamentos

Cultura organizacional

15 Novembro | 2023

Para melhorar a comunicação interpessoal, design de relacionamentos

Relacionamentos saudáveis permitem que as pessoas se expressem genuinamente, reconhecendo e compartilhando esforços, mesmo quando o resultado não é alcançado. Com orientação e design intencional, o potencial de comunicação pode trazer boas conexões, crescimento e sucesso

Daniela Cais

6 min de leitura

Imagem de capa Como acabar com a era de lavagem de valores humanos

Cultura organizacional

14 Novembro | 2023

Como acabar com a era de lavagem de valores humanos

Exibir a dedicação de uma organização a princípios éticos, diversidade e responsabilidade social sem implementar genuinamente esses valores no ambiente de trabalho desgasta a confiança dos colaboradores, clientes e partes interessadas, além de trazer consequências negativas no futuro

Aline Sousa

2 min de leitura

Imagem de capa Melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2023: mudanças e curiosidades

Cultura organizacional

10 Novembro | 2023

Melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2023: mudanças e curiosidades

Algumas transformações ocorreram ao longo do ano nas empresas consideradas as melhores para trabalhar no País. Em formato de vídeo, são listadas cinco curiosidades e mudanças que aconteceram nessas organizações em 2023

Daniela Diniz

0 min de leitura