fb-embed

Business content

4 min de leitura

Gestão do tempo para empreendedores

Ser o mestre do seu tempo e poder se preocupar apenas com o que é estratégico para sua empresa faz toda a diferença no desempenho dos negócios

Angela Miguel

31 de Maio

Compartilhar:
Artigo Gestão do tempo para empreendedores

Em uma era definida pela agilidade e pela máxima performance, um dos grandes desafios dos empreendedores é a gestão de seu tempo. Especialmente para donos de micro, pequenas e médias empresas no Brasil, a organização das atividades operacionais e estratégicas é sempre complexa, ainda mais porque é comum que esse profissional queira participar de todas as atividades de sua companhia – afinal, esse é o trabalho de sua vida.

Diante das 24 horas diárias, é comum que empreendedores destinem mais de 16 horas para o trabalho, seja com funções centrais e que necessitam de sua atenção total, seja envolvendo-se em práticas corriqueiras apenas para garantir a eficiência das pessoas e dos processos. Alguns podem entender essa postura como líderes focados na eficiência, porém, muitos logo atingem a exaustão e acabam (forçadamente) perdendo clientes e contratos.

De acordo com Rubens Pimentel, especialista em produtividade, pesquisador e coach, toda gestão do tempo deve respeitar quatro etapas essenciais: objetivos, tarefas, prioridades e agenda. Caso o empreendedor saiba quais são seus grandes objetivos profissionais, quais tarefas estão diretamente ligadas à concretização destes objetivos, quais atividades são as prioritárias e quando precisam ser realizadas, Pimentel acredita que é possível evitar a perda de tempo e alavancar as decisões.

Quando um objetivo não é claro para a prosperidade do negócio do empreendedor, Pimentel decreta: “se o profissional não tem certeza do objetivo, certamente está trabalhando para o objetivo do outro. E o risco, nesse caso, é não cumprir com os próprios objetivos”. No caso de empreendedores, caso não seja uma empresa de apenas um funcionário, tomar a frente de ações operacionais costuma ser um erro, já que sua visão de negócio precisa ser explorada para a gestão estratégica e para novos acordos.

Apenas o essencial e o estratégico

Dessa forma, qualquer tipo de preocupação que não seja absolutamente estratégica pode ser delegada a outros colaboradores de confiança. E quanto mais atividades diárias forem delegadas, simplificadas e até automatizadas, mais tempo de qualidade os PMEs terão disponíveis para dedicarem à organização verdadeiramente.

Nesse sentido, contar com fornecedores que entendem essa realidade se torna grande vantagem, caso de Meoo, serviço de carro por assinatura da Localiza. Por meio do serviço, empreendedores e donos de PMEs têm total liberdade para escolher carros e frota de até 10 veículos personalizados, escolhidos de acordo com as necessidades operacionais das pequenas empresas.

Ao mesmo tempo, ações corriqueiras relacionadas à gestão dos carros são eliminadas com Meoo, uma vez que o serviço possibilita o pagamento de única mensalidade, garantindo manutenção periódica do veículo, encomenda de toda documentação prévia e assistência 24 horas. Assim, PMEs por todo o Brasil não precisam perder horas preciosas de sua rotina com detalhes sobre seguro, revisões, financiamento, documentação ou outras atividades reconhecidamente ligadas à gestão de frotas.

Técnicas para gerir seu tempo

Dezenas de metodologias relacionadas à gestão do tempo e produtividade foram criadas, e empreendedores podem se beneficiar dessas técnicas para garantir as operações e a realização de todas as suas demandas junto aos clientes. A seguir, confira três métodos comprovadamente valiosos:

Pomodoro

Criado nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, o método Pomodoro é um dos mais conhecidos do mundo e visa “fatiar” o tempo para auxiliar a produtividade. Segundo o autor, é necessário usar um cronômetro que divide o trabalho em períodos de 25 minutos, sempre preparados por curtos intervalos. Esse esquema garante agilidade ao pensamento e à produção em alta qualidade.

GTD ou Getting Things Done

O objetivo desse método é liberar sua mente para que esteja pronta para produção. Há cinco passos para alcançar a excelência dessa metodologia: coleção, processamento, organização, execução e revisão periódica. Como exemplo, a ideia é estabelecer listas sistematizadas com todas as funções destinadas àquele dia e respeitar os cinco passos para otimizar processos.

GUT (Gravidade, urgência e tendência)

Essa metodologia segue a noção de que, para atingir a máxima produtividade, é preciso dividir as tarefas de acordo com três contextos: gravidade, em que decide quais são as atividades extremamente graves às sem gravidade; urgência, sobre aquelas que precisam ser resolvidas o quanto antes; e, finalmente, tendência, que diz respeito às atividades que não devem mudar até o que deve alterar com rapidez. Por fim, o indicado é classificar as ações de 1 a 5, começando por aquelas com graduação mais alta, nesta ordem de grupos.

Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo na Comunidade Gestão PME e nas nossas newsletters.

Compartilhar:

Autoria

Angela Miguel

Angela Miguel é editora de conteúdos customizados das revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura

Imagem de capa Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Empreendedorismo

16 Março | 2024

Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?
Amure Pinho

3 min de leitura