fb-embed

Business content

4 min de leitura

Gestão do tempo para empreendedores

Ser o mestre do seu tempo e poder se preocupar apenas com o que é estratégico para sua empresa faz toda a diferença no desempenho dos negócios

Angela Miguel

31 de Maio

Compartilhar:
Artigo Gestão do tempo para empreendedores

Em uma era definida pela agilidade e pela máxima performance, um dos grandes desafios dos empreendedores é a gestão de seu tempo. Especialmente para donos de micro, pequenas e médias empresas no Brasil, a organização das atividades operacionais e estratégicas é sempre complexa, ainda mais porque é comum que esse profissional queira participar de todas as atividades de sua companhia – afinal, esse é o trabalho de sua vida.

Diante das 24 horas diárias, é comum que empreendedores destinem mais de 16 horas para o trabalho, seja com funções centrais e que necessitam de sua atenção total, seja envolvendo-se em práticas corriqueiras apenas para garantir a eficiência das pessoas e dos processos. Alguns podem entender essa postura como líderes focados na eficiência, porém, muitos logo atingem a exaustão e acabam (forçadamente) perdendo clientes e contratos.

De acordo com Rubens Pimentel, especialista em produtividade, pesquisador e coach, toda gestão do tempo deve respeitar quatro etapas essenciais: objetivos, tarefas, prioridades e agenda. Caso o empreendedor saiba quais são seus grandes objetivos profissionais, quais tarefas estão diretamente ligadas à concretização destes objetivos, quais atividades são as prioritárias e quando precisam ser realizadas, Pimentel acredita que é possível evitar a perda de tempo e alavancar as decisões.

Quando um objetivo não é claro para a prosperidade do negócio do empreendedor, Pimentel decreta: “se o profissional não tem certeza do objetivo, certamente está trabalhando para o objetivo do outro. E o risco, nesse caso, é não cumprir com os próprios objetivos”. No caso de empreendedores, caso não seja uma empresa de apenas um funcionário, tomar a frente de ações operacionais costuma ser um erro, já que sua visão de negócio precisa ser explorada para a gestão estratégica e para novos acordos.

Apenas o essencial e o estratégico

Dessa forma, qualquer tipo de preocupação que não seja absolutamente estratégica pode ser delegada a outros colaboradores de confiança. E quanto mais atividades diárias forem delegadas, simplificadas e até automatizadas, mais tempo de qualidade os PMEs terão disponíveis para dedicarem à organização verdadeiramente.

Nesse sentido, contar com fornecedores que entendem essa realidade se torna grande vantagem, caso de Meoo, serviço de carro por assinatura da Localiza. Por meio do serviço, empreendedores e donos de PMEs têm total liberdade para escolher carros e frota de até 10 veículos personalizados, escolhidos de acordo com as necessidades operacionais das pequenas empresas.

Ao mesmo tempo, ações corriqueiras relacionadas à gestão dos carros são eliminadas com Meoo, uma vez que o serviço possibilita o pagamento de única mensalidade, garantindo manutenção periódica do veículo, encomenda de toda documentação prévia e assistência 24 horas. Assim, PMEs por todo o Brasil não precisam perder horas preciosas de sua rotina com detalhes sobre seguro, revisões, financiamento, documentação ou outras atividades reconhecidamente ligadas à gestão de frotas.

Técnicas para gerir seu tempo

Dezenas de metodologias relacionadas à gestão do tempo e produtividade foram criadas, e empreendedores podem se beneficiar dessas técnicas para garantir as operações e a realização de todas as suas demandas junto aos clientes. A seguir, confira três métodos comprovadamente valiosos:

Pomodoro

Criado nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, o método Pomodoro é um dos mais conhecidos do mundo e visa “fatiar” o tempo para auxiliar a produtividade. Segundo o autor, é necessário usar um cronômetro que divide o trabalho em períodos de 25 minutos, sempre preparados por curtos intervalos. Esse esquema garante agilidade ao pensamento e à produção em alta qualidade.

GTD ou Getting Things Done

O objetivo desse método é liberar sua mente para que esteja pronta para produção. Há cinco passos para alcançar a excelência dessa metodologia: coleção, processamento, organização, execução e revisão periódica. Como exemplo, a ideia é estabelecer listas sistematizadas com todas as funções destinadas àquele dia e respeitar os cinco passos para otimizar processos.

GUT (Gravidade, urgência e tendência)

Essa metodologia segue a noção de que, para atingir a máxima produtividade, é preciso dividir as tarefas de acordo com três contextos: gravidade, em que decide quais são as atividades extremamente graves às sem gravidade; urgência, sobre aquelas que precisam ser resolvidas o quanto antes; e, finalmente, tendência, que diz respeito às atividades que não devem mudar até o que deve alterar com rapidez. Por fim, o indicado é classificar as ações de 1 a 5, começando por aquelas com graduação mais alta, nesta ordem de grupos.

Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo na Comunidade Gestão PME e nas nossas newsletters.

Compartilhar:

Autoria

Angela Miguel

Angela Miguel é editora de conteúdos customizados das revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Um segredo bem guardado das "purpose-first"

Gestão de pessoas

06 Julho | 2024

Um segredo bem guardado das "purpose-first"

As empresas familiares são cruciais para o País por sua contribuição econômica e, nos dias atuais, por carregarem legado e valores melhor do que corporations. Mas isso só ocorre quando está estabelecido o reconhecimento simbólico dos líderes de propósito que se vão...

Luis Lobão

10 min de leitura

Imagem de capa Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

Gestão de pessoas

04 Julho | 2024

Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

A efetividade das estratégias empresariais é frequentemente comprometida pela falta de alinhamento, comunicação e priorização, resultando em descrença e baixa implementação, com apenas 3% dos executivos confiando no sucesso das suas estratégias.

Athila Machado

4 min de leitura

Imagem de capa Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Empreendedorismo

02 Julho | 2024

Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Incentivar uma cultura de intraempreendedorismo é essencial para a inovação dentro das empresas. As holdings, como a In8 com a Africandev, demonstram como o apoio financeiro e estratégico pode transformar ideias internas em negócios prósperos, resolvendo problemas operacionais e atendendo demandas de mercado.

André Rubens

2 min de leitura

Imagem de capa Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Empreendedorismo

01 Julho | 2024

Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Há tempos penso na importância da transparência na comunicação de marcas empregadoras e se existem exemplos práticos de que ela compensa. Compartilho aqui um achado do mundo do consumo que pode nos ajudar a buscar essa resposta.

Bruna Gomes Mascarenhas

5 min de leitura

Imagem de capa O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Gestão de pessoas

24 Junho | 2024

O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Líderes de RH enfrentam o desafio de se reinventar para manter relevância e conexão estratégica em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e de mercado. Já pensou que a inovação em cultura organizacional e tecnologia emerge como aliada essencial?

Luciana Leão

4 min de leitura

Imagem de capa Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

Empreendedorismo

22 Junho | 2024

Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

A inovação transforma a performance, otimizando processos e modernizando tecnologias. No entanto, durante crises, a inovação é essencial para a prosperidade pós-crise. A estratégia de inovação deve ser clara e contínua, alinhando-se à visão de longo prazo da empresa, como demonstrado pelos CVCs.

Felipe Novaes

5 min de leitura