fb-embed

Carreira

2 min de leitura

Essa tal produtividade no trabalho

Criar vínculos mais pragmáticos e humanos, respeitando nosso legado e os limites do tempo, nos ajuda a produzir mais

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

16 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Essa tal produtividade no trabalho

Se você trabalha, não importa a atividade exercida, deve pensar que poderia ter produzido muito mais hoje. Buscamos colocar tudo que gostaríamos de fazer nos ponteiros do relógio. No entanto, na maioria das vezes, isso não é possível. 

Tendo isso em mente, para encontrar um ponto de equilíbrio, esse artigo dá dicas cruéis para produzir respeitando a lógica do tempo. Spoiler: pratique o desapego.

Reuniões

Tenha cuidado ao enviar o convite. Diga o que se espera das pessoas e acrescente a agenda. Isso cria um campo mágico para você pedir a agenda para as outras pessoas quando elas te convidam para reuniões. 

Comece e termine no horário. Sim, é possível. Trabalho numa empresa japonesa há quase três anos. Não me lembro de quando vivi o último atraso. Ah, 2 minutos é considerado atraso. Queremos a cultura do atraso? Se não queremos, vamos dar o exemplo respeitando os horários. 

Comece a marcar reuniões mais curtas. Esse é um convite para o pragmatismo. Minha meta esse ano é 45 minutos. 

Quem vai? Nenhuma reunião com muita gente é produtiva, então convide as pessoas que realmente precisam participar. Mas os outros podem ficar chateados? Podem, mas assim é a vida.

Organização do dia

Priorize o que não depende de você. É uma simpatia da nossa parte dar mais tempo para as pessoas buscarem/fazerem algo que a gente pediu. 

Em linhas objetivas. Faça uma lista curta de coisas para fazer no dia. Assim ela se torna mais alcançável. 

Se alimente ao longo do dia. Dá energia, traz saúde e equilíbrio. Médicos recomendam também que pare a cada 3h de usar o fone de ouvido para evitar problemas auditivos futuros. 15 minutos de intervalo já ajuda. 

Durma bem para o dia render. Quanto? Aí vai de cada organismo. Respeite o seu.

O que mais importa

Reflita seriamente sobre qual legado você quer deixar. A gente pode se torna absolutamente utilitarista ao aproveitar o tempo com coisas que parecem certas, cartesianas e mecânicas. Mas pessoas precisam de pessoas. Tem hora que queremos conversar, criar junto, desabafar e coisas assim. É humano.

Então lembre-se de sorrir, agradecer e reconhecer. Esse é, sem dúvida, um bom emprego do nosso tempo, tornando-o quase que infinito. Talvez não para nós, mas certamente para quem convive conosco. 

Produtividade pode ter muito significados. Antes de buscar uma produtividade louca, pense no que isso significa para você.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Imagem de capa Anticarreira para seu futuro profissional

Carreira

17 Julho | 2023

Anticarreira para seu futuro profissional

Vislumbre um futuro desejável e desenhe mapas de competência para permanecer relevante para além das inovações tecnológicas. Adote projetos de atuação futura flexível, combinada com propósito, bem-estar, adaptabilidade e capacidade de aprender ao longo da vida

Gustavo Donato

3 min de leitura

Imagem de capa Otimismo no universo de coaching

Carreira

24 Maio | 2023

Otimismo no universo de coaching

As empresas têm exigido cada vez mais coaches credenciados. O coach não pode atuar de qualquer jeito. Por isso, o Brasil está debatendo a regulamentação da profissão nas casas legislativas

Sandra Regina da Silva

5 min de leitura

Imagem de capa Para mudanças inevitáveis, um norte claroAssinante

Carreira

12 Maio | 2023

Para mudanças inevitáveis, um norte claro

Nem sempre é fácil parar e refletir sobre o que queremos em nossa carreira, ainda mais em um contexto como o atual. Mas esse exercício é essencial para manter a motivação

Sandra Chemin