fb-embed

Carreira

3 min de leitura

5 passos para valorizar os seus pontos fortes na construção de carreira

Embora os profissionais experientes já saibam que é preciso reconhecer as fraquezas e as qualidades para alcançar o sucesso na carreira, é válido reforçar para o jovens talentos sobre a importância da valorização dos próprios pontos fortes e positivos para um desenvolvimento profissional completo

Colunista Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

26 de Junho

Compartilhar:
Artigo 5 passos para valorizar os seus pontos fortes na construção de carreira

No ambiente profissional, muitas vezes somos incentivados a identificar e corrigir nossas fraquezas. Quando pensamos em desenvolvimento de carreira, é comum focarmos na superação dos nossos gaps (lacunas, na tradução). No entanto, é igualmente importante reconhecer e valorizar nossos pontos fortes. Neste artigo, apresentaremos cinco passos para direcionar parte de nossa atenção para o desenvolvimento das nossas fortalezas, e com isso poder impulsionar de fato nossa trajetória de carreira.

1 - Tenha autoconfiança e autoestima

Ao nos concentrarmos em nossas melhores competências, estamos fortalecendo nossa autoconfiança e autoestima. Reconhecer nossos pontos fortes nos ajuda a acreditar em nosso potencial e a enfrentar desafios de maneira mais assertiva. A autoconfiança é uma característica valiosa que nos permite assumir riscos calculados, buscar oportunidades e superar obstáculos com mais determinação.

2 - Reconheça e valorize sua próprias qualidades

Muitas vezes, tendemos a subestimar nossas próprias competências. É fundamental reconhecer e valorizar nossos pontos fortes, pois eles são a base do nosso potencial. Fazer uma lista das nossas realizações passadas, elogiar nossas próprias conquistas e reconhecer habilidades e características positivas que possuímos, é muito importante. Além de aumentar sua confiança e autoestima, servirá como um ponto de partida sólido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3 - Aproveite as qualidades em novos contextos

Uma vez que tenhamos identificado nossos pontos fortes, é importante explorar como podemos aplicá-los em diferentes áreas de nossa vida. Por exemplo, se você é um bom comunicador, pense em como pode utilizar essa habilidade não apenas em seus relacionamentos pessoais, mas também em sua carreira. Ao aproveitar suas melhores competências em diversos contextos, você expande seu impacto positivo e amplia suas oportunidades de crescimento.

4 - Reconheça limitações e oportunidades de desenvolvimento

Enquanto valorizamos nossas qualidades, também é essencial reconhecer nossas limitações e identificar áreas que precisam ser desenvolvidas. Em vez de focar apenas em nossas fraquezas, é fundamental encará-las como oportunidades de crescimento. Identificar as habilidades ou conhecimentos importantes para ser adquirido e estabelecer metas realistas para alcançá-las, fará toda a diferença na construção da sua trajetória profissional. Dessa forma, é possível construir uma base sólida para desenvolvimento, equilibrando o aprimoramento do que já é bom e o aperfeiçoamento o que precisa de melhoria.

5 - Busque o equilíbrio

O segredo para um desenvolvimento de carreira eficaz está no equilíbrio. Buscar sempre focar no desenvolvimento das qualidades enquanto trabalha para melhorar suas fraquezas, permite um crescimento de forma holística, aproveitando ao máximo suas habilidades enquanto busca um constante aprimoramento. É muito importante ter a consciência de que o desenvolvimento de carreira é uma jornada contínua, e encontrar o equilíbrio entre o que já possui de bom e o que você precisa melhorar é essencial para uma evolução satisfatória.

É fundamental perceber que focar em nossos pontos fortes nos ajuda a construir autoconfiança, aprimorar nossos relacionamentos interpessoais e contribuir de maneira significativa para nosso desenvolvimento de carreira. Ao abraçarmos nosso potencial positivo, estamos criando uma base sólida para nosso desenvolvimento contínuo e sucesso futuro. Ao buscar o desenvolvimento, não devemos negligenciar nossas qualidades e focar apenas em nossos pontos a desenvolver. É imprescindível reconhecer e aprimorar o que já temos de bom, aproveitando nossas habilidades em diferentes áreas de nossa vida. Encontrar um equilíbrio entre esses dois aspectos nos permite desenvolver todo o nosso potencial e alcançar um crescimento pessoal e profissional mais completo e gratificante.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Imagem de capa Anticarreira para seu futuro profissional

Carreira

17 Julho | 2023

Anticarreira para seu futuro profissional

Vislumbre um futuro desejável e desenhe mapas de competência para permanecer relevante para além das inovações tecnológicas. Adote projetos de atuação futura flexível, combinada com propósito, bem-estar, adaptabilidade e capacidade de aprender ao longo da vida

Gustavo Donato

3 min de leitura

Imagem de capa Otimismo no universo de coaching

Carreira

24 Maio | 2023

Otimismo no universo de coaching

As empresas têm exigido cada vez mais coaches credenciados. O coach não pode atuar de qualquer jeito. Por isso, o Brasil está debatendo a regulamentação da profissão nas casas legislativas

Sandra Regina da Silva

5 min de leitura

Imagem de capa Para mudanças inevitáveis, um norte claroAssinante

Carreira

12 Maio | 2023

Para mudanças inevitáveis, um norte claro

Nem sempre é fácil parar e refletir sobre o que queremos em nossa carreira, ainda mais em um contexto como o atual. Mas esse exercício é essencial para manter a motivação

Sandra Chemin