fb-embed

Empreendedorismo

3 min de leitura

Comunidade empreendedora é alavanca para transformação digital

Apoiadas no modelo de inovação aberta, grandes empresas se unem às startups para buscar soluções inovadoras para seus desafios de negócio

Natalia Lazarini

12 de Abril

Compartilhar:
Artigo Comunidade empreendedora é alavanca para transformação digital

Assunto que permeia o mundo dos negócios há algumas décadas, a inovação é a força motriz necessária para transformar e movimentar todos os setores do mercado. Ao entrarmos na terceira década do século 21, não é possível falar sobre inovação sem falar em tecnologia e transformação digital.

A pandemia acelerou o processo de digitalização para atender às necessidades advindas do isolamento social e fez com que empreendedores de negócios físicos se reinventassem, garantindo presença online às suas empresas. As grandes corporações e multinacionais também tiveram seus desafios em acelerar um processo de transformação digital, que estavam ainda sendo absorvido pela cultura.

Foi necessário se adaptar à gestão de times híbridos e ao trabalho remoto, transformar seus canais de relacionamento com o cliente e reavaliar sua proposta de valor e seus canais com parceiros.

Nesse cenário, observamos que as empresas têm adotado a estratégia de fazer parte de comunidades, como forma de ampliar sua rede de conexões, inovar e gerar novos negócios. Para os profissionais, participar destas comunidades os fazem se sentir à vontade para compartilhar seus desafios, erros e acertos, estabelecendo relações de confiança e gerando negócios, de acordo com uma pesquisa que fizemos com os membros da Confraria do Empreendedor, cuja base de participantes cresceu 30% em 2020.

Entendemos que o nosso papel é integrar os diversos elementos do ecossistema e, para nós, é incrível quando grandes corporações nos procuram com o objetivo de se conectar com startups que possam ser aceleradoras de seu processo de transformação digital. Isso é a essência e o propósito de colaboração pelo qual acreditamos ter construído na Confraria do Empreendedor.

O poder da colaboração

Na Confraria do Empreendedor temos empresas de grande porte que se tornaram parceiras da nossa comunidade com o intuito de se manterem conectadas com o ecossistema e, assim, absorver um pouco da cultura empreendedora que o nosso hub fomenta.

Isso pode acontecer por meio de encontros e eventos realizados em conjunto, na construção de desafios para que as startups possam submeter, engajar e oferecer suas soluções e expertise para solucionar um problema ou desafio interno da empresa ou ainda na cocriação de uma solução inovadora para seus clientes/mercado.

Outro insight de como as comunidades podem ser aceleradoras de transformação para grandes empresas é tê-las como um gerador de inteligência para inovação, por meio do entendimento de sinais e das movimentações do ecossistema que alimentam as estratégias de inovação.

Há, ainda, o fato de esta associação ser uma alavanca reputacional, pois quando a empresa apoia uma comunidade, geralmente existe um feedback positivo desse envolvimento. Em um contexto de mundo que muda muito rápido, é preciso que as grandes empresas se conectem com outras comunidades para ampliar a visão de mundo, agregar mais valor ao negócio e trazer diferenciação para se reinventar.

Inovação aberta

Henry Chesbrough, mestre da inovação aberta, foi muito sábio ao estabelecer um novo paradigma que estimula as empresas a abraçar o poder dos modelos de negócios colaborativos. O aprendizado que tiro disso é que, em tempos de crise, as parcerias e boas ideias, que surgem no modelo de inovação aberta, se fazem ainda mais necessárias para evolução não só dos negócios, mas também dos relacionamentos de todo o ecossistema.

Quando as empresas deixam de compartilhar informações e se fecham elas correm o risco de retardar seu crescimento. É como um quebra-cabeça em que cada um tem uma peça que ajuda a completá-lo e que contribui para o desenvolvimento de todos. Esta é uma das vantagens da inovação aberta nos negócios, pois te ajuda a solucionar problemas de um jeito mais ágil e descomplicado, já que foca na solução de um determinado problema.

Se, para muitos, o futuro do empreendedorismo é incerto, acredito que um caminho trilhado por meio da colaboração e da inovação aberta pode transformar os negócios e aumentar as probabilidades de sucesso.

Saiba mais sobre os desafios que os empreendedores enfrentam no Brasil na Comunidade Gestão PME.

Compartilhar:

Autoria

Natalia Lazarini

Gestora e co-fundadora da Confraria do Empreendedor.

Artigos relacionados

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura

Imagem de capa Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Empreendedorismo

16 Março | 2024

Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?
Amure Pinho

3 min de leitura