fb-embed

Empreendedorismo

3 min de leitura

Comunidade empreendedora é alavanca para transformação digital

Apoiadas no modelo de inovação aberta, grandes empresas se unem às startups para buscar soluções inovadoras para seus desafios de negócio

Natalia Lazarini

12 de Abril

Compartilhar:
Artigo Comunidade empreendedora é alavanca para transformação digital

Assunto que permeia o mundo dos negócios há algumas décadas, a inovação é a força motriz necessária para transformar e movimentar todos os setores do mercado. Ao entrarmos na terceira década do século 21, não é possível falar sobre inovação sem falar em tecnologia e transformação digital.

A pandemia acelerou o processo de digitalização para atender às necessidades advindas do isolamento social e fez com que empreendedores de negócios físicos se reinventassem, garantindo presença online às suas empresas. As grandes corporações e multinacionais também tiveram seus desafios em acelerar um processo de transformação digital, que estavam ainda sendo absorvido pela cultura.

Foi necessário se adaptar à gestão de times híbridos e ao trabalho remoto, transformar seus canais de relacionamento com o cliente e reavaliar sua proposta de valor e seus canais com parceiros.

Nesse cenário, observamos que as empresas têm adotado a estratégia de fazer parte de comunidades, como forma de ampliar sua rede de conexões, inovar e gerar novos negócios. Para os profissionais, participar destas comunidades os fazem se sentir à vontade para compartilhar seus desafios, erros e acertos, estabelecendo relações de confiança e gerando negócios, de acordo com uma pesquisa que fizemos com os membros da Confraria do Empreendedor, cuja base de participantes cresceu 30% em 2020.

Entendemos que o nosso papel é integrar os diversos elementos do ecossistema e, para nós, é incrível quando grandes corporações nos procuram com o objetivo de se conectar com startups que possam ser aceleradoras de seu processo de transformação digital. Isso é a essência e o propósito de colaboração pelo qual acreditamos ter construído na Confraria do Empreendedor.

O poder da colaboração

Na Confraria do Empreendedor temos empresas de grande porte que se tornaram parceiras da nossa comunidade com o intuito de se manterem conectadas com o ecossistema e, assim, absorver um pouco da cultura empreendedora que o nosso hub fomenta.

Isso pode acontecer por meio de encontros e eventos realizados em conjunto, na construção de desafios para que as startups possam submeter, engajar e oferecer suas soluções e expertise para solucionar um problema ou desafio interno da empresa ou ainda na cocriação de uma solução inovadora para seus clientes/mercado.

Outro insight de como as comunidades podem ser aceleradoras de transformação para grandes empresas é tê-las como um gerador de inteligência para inovação, por meio do entendimento de sinais e das movimentações do ecossistema que alimentam as estratégias de inovação.

Há, ainda, o fato de esta associação ser uma alavanca reputacional, pois quando a empresa apoia uma comunidade, geralmente existe um feedback positivo desse envolvimento. Em um contexto de mundo que muda muito rápido, é preciso que as grandes empresas se conectem com outras comunidades para ampliar a visão de mundo, agregar mais valor ao negócio e trazer diferenciação para se reinventar.

Inovação aberta

Henry Chesbrough, mestre da inovação aberta, foi muito sábio ao estabelecer um novo paradigma que estimula as empresas a abraçar o poder dos modelos de negócios colaborativos. O aprendizado que tiro disso é que, em tempos de crise, as parcerias e boas ideias, que surgem no modelo de inovação aberta, se fazem ainda mais necessárias para evolução não só dos negócios, mas também dos relacionamentos de todo o ecossistema.

Quando as empresas deixam de compartilhar informações e se fecham elas correm o risco de retardar seu crescimento. É como um quebra-cabeça em que cada um tem uma peça que ajuda a completá-lo e que contribui para o desenvolvimento de todos. Esta é uma das vantagens da inovação aberta nos negócios, pois te ajuda a solucionar problemas de um jeito mais ágil e descomplicado, já que foca na solução de um determinado problema.

Se, para muitos, o futuro do empreendedorismo é incerto, acredito que um caminho trilhado por meio da colaboração e da inovação aberta pode transformar os negócios e aumentar as probabilidades de sucesso.

Saiba mais sobre os desafios que os empreendedores enfrentam no Brasil na Comunidade Gestão PME.

Compartilhar:

Autoria

Natalia Lazarini

Gestora e co-fundadora da Confraria do Empreendedor.

Artigos relacionados

Imagem de capa Um segredo bem guardado das "purpose-first"

Gestão de pessoas

06 Julho | 2024

Um segredo bem guardado das "purpose-first"

As empresas familiares são cruciais para o País por sua contribuição econômica e, nos dias atuais, por carregarem legado e valores melhor do que corporations. Mas isso só ocorre quando está estabelecido o reconhecimento simbólico dos líderes de propósito que se vão...

Luis Lobão

10 min de leitura

Imagem de capa Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

Gestão de pessoas

04 Julho | 2024

Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

A efetividade das estratégias empresariais é frequentemente comprometida pela falta de alinhamento, comunicação e priorização, resultando em descrença e baixa implementação, com apenas 3% dos executivos confiando no sucesso das suas estratégias.

Athila Machado

4 min de leitura

Imagem de capa Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Empreendedorismo

02 Julho | 2024

Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Incentivar uma cultura de intraempreendedorismo é essencial para a inovação dentro das empresas. As holdings, como a In8 com a Africandev, demonstram como o apoio financeiro e estratégico pode transformar ideias internas em negócios prósperos, resolvendo problemas operacionais e atendendo demandas de mercado.

André Rubens

2 min de leitura

Imagem de capa Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Empreendedorismo

01 Julho | 2024

Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Há tempos penso na importância da transparência na comunicação de marcas empregadoras e se existem exemplos práticos de que ela compensa. Compartilho aqui um achado do mundo do consumo que pode nos ajudar a buscar essa resposta.

Bruna Gomes Mascarenhas

5 min de leitura

Imagem de capa O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Gestão de pessoas

24 Junho | 2024

O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Líderes de RH enfrentam o desafio de se reinventar para manter relevância e conexão estratégica em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e de mercado. Já pensou que a inovação em cultura organizacional e tecnologia emerge como aliada essencial?

Luciana Leão

4 min de leitura

Imagem de capa Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

Empreendedorismo

22 Junho | 2024

Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

A inovação transforma a performance, otimizando processos e modernizando tecnologias. No entanto, durante crises, a inovação é essencial para a prosperidade pós-crise. A estratégia de inovação deve ser clara e contínua, alinhando-se à visão de longo prazo da empresa, como demonstrado pelos CVCs.

Felipe Novaes

5 min de leitura