fb-embed

Tecnologia e inovação

8 min de leitura

Transformação digital nas empresas: por uma atualização tecnológica

Neste artigo, listo 11 ferramentas essenciais para que você e sua empresa possam crescer através de boas ferramentas e soluções digitais

Colunista Tony Ventura

Tony Ventura

27 de Março

Compartilhar:
Artigo Transformação digital nas empresas: por uma atualização tecnológica

No início de 2020, ninguém poderia prever o que vinha pela frente. Rapidamente, tivemos que nos adaptar à vida digital. Muitas pessoas já tinham costume de usar tecnologias. Muitas tiveram que aprender e se adaptar. E todas, de um jeito ou outro, se letraram. Só que a maioria das pessoas acaba conhecendo só ferramentas básicas como Whatsapp, e-mail e “soluções” de gestão populares para executar suas tarefas, quando já há no mercado tecnologias bem mais adequadas ao que precisam.

Por que as pessoas não conhecem outras ferramentas? Por várias razões. Algumas pessoas não têm tempo de procurar, pois estão consumidas no trabalho do dia a dia. Outras não sabem onde procurar. E, em geral, a maioria das pessoas simplesmente não acredita na existência de soluções que sejam realmente vantajosas para elas.

Por isso, nos dias de hoje, é de extrema importância contar com uma pessoa que atualize tecnologicamente profissionais e empresas. Alguém que esteja antenado e conheça as melhores ferramentas tecnológicas para ajudar a resolver problemas com eficiência e maximizar resultados.

Todo ano, como tech hunter, atendo executivos de grandes empresas para atualizá-los com as melhores tecnologias disponíveis. O resultado têm sido, em regra, profissionais que tomam decisões mais precisas e têm maior produtividade, e empresas mais ágeis.

Quer se atualizar tecnologicamente você também? Vou te dar uma amostra do existe por aí e poucos sabem. Criei uma lista com 11 ferramentas que podem ajudar, de maneira geral, profissionais e organizações que estão desorientados – ou insuficientemente orientados – no universo digital. Como critério de seleção, separei ferramentas que resolvem problemas comuns de uma empresa, nas diferentes áreas que normalmente a compõem.

1 - CrystalKnows

Não seria ótimo saber exatamente o que falar para cada pessoa que fizer uma reunião com você, e como falar? Algumas videochamadas podem ser desgastantes e, se não conseguem atrair o real interesse do interlocutor, podem dificultar uma relação de negócios, por exemplo.

O CrystalKnows possibilita conhecer a personalidade da pessoa antes de conversar com ela por videochamada. Baseado em dados que a pessoa deixou de forma pública na internet, como artigos, posts e e-mails enviados, a ferramenta gera um relatório DISC, e dá dicas certeiras de como vender, enviar e-mails e até mesmo convencer a pessoa de alguma coisa que você quer transmitir.

Essa ferramenta é de fato poderosa, e traz uma vantagem imensa para quem utiliza da maneira correta.

2 – Rescue time

O tempo voa. O dia já acabou e você não conseguiu fazer 50% do que precisava. Você não sabe como o tempo passou tão rápido, mas o RescueTime sabe.

Entenda como e onde você gasta seu tempo diariamente – no computador e no celular. Melhore seu foco, atenção e produtividade. Muitas vezes, na correria do dia a dia, priorizamos coisas que não deveríamos priorizar naquele momento. O RescueTime gera relatórios que listam os sites, redes sociais e ferramentas em que você passou mais tempo no seu dia. Com ele, você pode estipular metas para aumentar ou diminuir o tempo gasto em uma determinada aplicação em determinado período.

3 - Owler

A área de recursos humanos (especialmente o RH estratégico) não apenas precisa estar atualizada tecnologicamente, como também precisa estar ligada no que está acontecendo no mercado. Novas diretorias de empresas concorrentes, a imagem corporativa nas redes sociais, quem acabou de receber investimento etc. Se você fosse atrás dessas informações “manualmente”, perderia um bom tempo para organizar tudo.

A ferramenta Owler rastreia as empresas que realmente importam para você e seu negócio. Ao invés de perder tempo procurando na internet informações de companhias relevantes para o seu setor, use o Owler e deixe a tecnologia trabalhar por você em tempo real. Com essa ferramenta, você receberá atualizações diárias de notícias, mudança de liderança, demissões, investimentos, lançamento de produtos, rumores, novas parcerias, prêmios e diversos outros tópicos.

Acesse informações exclusivas sobre mais de 14 milhões de empresas públicas e privadas, incluindo receita anual, número de funcionários, financiamento e principais concorrentes.

4 – Synthesia

A comunicação é extremamente importante no mundo empresarial. Se você precisa passar uma mensagem por vídeo e não tem tempo de gravar – ou não é bom em se comunicar –, surpreenda sua equipe e seus potenciais clientes usando inteligência artificial para reproduzir o que você escreve em qualquer idioma e em vídeo. Com o Synthesia, você pode criar facilmente vídeos de negócios impressionantes. Diga adeus aos atores, equipes de filmagem e equipamentos caros.

5 – Videoask

Se o atendimento ao cliente da sua empresa vai de mal a pior, e o RH também não consegue bons resultados com a comunicação interna da empresa, a ferramenta Videoask pode te ajudar.

A Videoask cria vídeos interativos com formulários de pesquisa, notas NPS, área de pagamentos, perguntas de múltipla escolha e chat de atendimento. Interaja cara a cara com o seu público e construa relações comerciais mais fortes.

6 - WorkDay

Quando a empresa é muito grande, a área de RH pode dificuldade em acompanhar todos os colaboradores com os sistemas que normalmente usam – por exemplo, quanto a férias, aumento de salário, demissão e incentivos, entre outros aspectos. Geralmente o levantamento dessas informações e as providências tomadas a respeito ainda são realizados no modo manual, por humanos com planilhas. Só que as planilhas podem virar uma bagunça e dificultar a tomada de decisão para com os colaboradores.

O WorkDay é uma plataforma de inteligência artificial que administra os colaboradores da empresa juntamente com o RH. O WorkDay é capaz de analisar cada colaborador de forma individual e sugerir ao RH que receba um aumento salarial, ganhe incentivos, tire férias ou até mesmo que seja demitido. Sempre focando no crescimento da empresa como um todo. E o WorkDay consegue se adaptar às mudanças constantes da organização. Quer utilizar os dados do dia a dia da empresa para tomar decisões com segurança? Tem como.

7 – Skype com tradução simultânea

O que fazer quando você precisa fazer uma videoconferência em inglês e chinês com os headquarters da multinacional em que trabalha (ou com que negocia) e não fala nenhuma das duas línguas? Use a funcionalidade gratuita de tradução simultânea do Skype, em tempo real por voz e texto. Neste link tem o modo de usar. Você pode falar em português e eles ouvirão na língua que desejar. Japonês, inglês, russo, espanhol, francês, chinês são algumas das opções de tradução dessa funcionalidade escondida do Skype.

8 – Whereby

A equipe não interage nas videoconferências e alguns nem ligam a câmera durante a reunião porque a atenção está em outro lugar. E agora? Bem, o Whereby é uma plataforma prática de vídeoconferência que, com apenas um link simples como whereby.com/seunome, você consegue se conectar com outras pessoas. Porém, o grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de compartilhar documentos durante a reunião, para que todos possam trabalhar dentro do mesmo arquivo interagindo enquanto a reunião acontece.

Por enquanto, o Whereby suporta documentos do Google Drive, Trello, Miro e permite assistir a vídeos do Youtube em conjunto. A lista deve aumentar. O ponto forte do Whereby é a praticidade que nenhuma outra ferramenta de vídeoconferência oferece hoje no mundo. Na conta gratuita, você consegue falar com até quatro pessoas e, na conta paga, com até 50 pessoas ao mesmo tempo. Além disso, claro, é possível gravar todas suas reuniões com a ferramenta.

9 - MIRO

Você tem uma caneta e papel do seu lado para fazer desenhos que acompanham seu raciocínio? Você se mantém organizado(a) desenhando e criando bullet points o tempo todo? A plataforma Miro oferece gratuitamente quadros colaborativos online para reunir equipes a qualquer hora e em qualquer lugar. O Miro também disponibiliza templates prontos com metodologias ágeis. Basta clicar e começar a usar.

10 - Lusha

Você precisa entrar em contato com essa pessoa muito importante, mas não sabe como, pois não tem os contatos dela. Você e seu funcionário passam horas tentando encontrar o contato e não conseguem.

O Lusha substitui seu trabalho braçal de buscas online, pela rapidez da coleta de informações do computador. Descubra informações públicas, como telefones e e-mails, de forma muito mais rápida e inteligente. As principais equipes de vendas já usam (ou deveriam usar) a Lusha para localizar detalhes precisos de contato pessoais e empresariais, bem como para encurtar descobertas de vendas e fechar mais negócios. Reúna informações valiosas e aumente suas taxas de fechamento.

11 – Photofeeler

Você não tem tempo para as redes sociais, mas sabe que é importante no mundo profissional marcar presença por lá. Uma imagem vale mais do que mil palavras e a foto de perfil certa pode alavancar sua rede social. Mas qual foto usar? Já diziam nossos avós: a voz do povo é a voz de Deus.

Coloque suas melhores fotos na ferramenta e escolha a categoria: social, negócios ou relacionamento, e deixe as pessoas votaram nas suas melhores fotos. A foto com a melhor nota, em diversas categorias, você mantém na respectiva rede social. Simples não é?

GOSTOU DA LISTA?

Em poucos minutos você conheceu 11 ferramentas importantes para diversas áreas do mundo empresarial. Se pelo menos uma dessas ferramentas for usada constantemente, você e sua empresa vão certeza subir mais um degrau da escada da transformação digital.

Saiba mais sobre os principais conteúdos do Brasil sobre gestão, negócios e carreira em nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Tony Ventura

Tony Ventura

Pesquisador de novas tecnologias e consultor de transformação digital. É mestre em negócios sustentáveis pela MIU.EDU nos Estados Unidos. Idealizador e conteudista do curso de transformação digital do Ministério da Economia, já palestra sobre o tema em Bangkok, Nova Iorque, Berlim, Cancun, Guadalajara, Singapura, Penang, ChiangMai, São Paulo e diversas cidades do Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa E a Justiça brasileira também se transformaAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

E a Justiça brasileira também se transforma

Pode-se dizer que a transformação digital da administração pública é uma marca da metaeconomia. E, no ranking do Banco Mundial de governos mais digitais, o Brasil perde só para a Coreia do Sul, superando estrelas digitais como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Estônia, França, Índia e Rússia. Como? O poder judiciário é exemplo a observar.

Ademir Piccoli
Imagem de capa Inovações para um novo ciclo econômicoAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovações para um novo ciclo econômico

O novo ciclo econômico talvez fosse definido pelo poeta Vinícius de Moraes como “enjoadinho”. Ao menos, tem uma característica em comum com o Poema Enjoadinho do autor, que começa com “Filhos, filhos?/Melhor não tê-los/Mas se não os temos/Como sabê-los?” e termina com “Porém, que coisa/Que coisa louca/Que coisa linda/Que os filhos são!”. Esta reportagem ajuda a saber dos negócios (filhos) nascentes da metaeconomia.

Imagem de capa Inovar, em primeiro lugar, com as pessoasAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovar, em primeiro lugar, com as pessoas

Imagine qual seria a missão de empresa metalmecânica fundada por um torneiro mecânico em Aracruz (ES) em 1980. Você vai se surpreender com a Imetame: “contribuir para as pessoas realizarem sonhos”. Como mostra esta reportagem, os líderes da companhia capixaba se viram como “intensivos em capital humano” e decidiram se diferenciar inovando no tratamento com pessoas, dos colaboradores às da comunidade. Ao menos para organizações intensivas em capital humano, isso pode ser um booster e tanto.

Imagem de capa Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-laAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-la

Em 2022, o assunto foi metaverso. Em 2023, o assunto foi o fracasso do metaverso – ou, pelo menos, seu adiamento. Em 2024, é hora de olhar para o todo em vez de focar detalhes, e começar a enxergar o que o autor deste artigo, que se define como cypherpunk, chama de “metaeconomia”. O nome talvez seja provisório, mas trata-se de um novo ciclo econômico, construído em 25 anos de digitalização, interconexão e a convergência de forças específicas.

Courtnay Guimarães
Imagem de capa De superapp a sistema operacional, WhatsApp amplia oportunidades de negócios

Tecnologia e inovação

24 Novembro | 2023

De superapp a sistema operacional, WhatsApp amplia oportunidades de negócios

O sucesso das relações digitais comerciais está na capacidade de entender, conhecer e interagir em tempo real com os clientes. E a vocação do brasileiro para um bom papo na adoção do aplicativo WhatsApp no ambiente de negócios melhora a experiência do consumidor

Roberto Oliveira

5 min de leitura