fb-embed

Cultura organizacional

2 min de leitura

Comunicação bidirecional: ela pode afetar positivamente o clima organizacional

Apenas criar um canal de comunicação não é suficiente, precisa ser efetivo, considerando o feedback e as ideias do público interno. Assim, a organização constrói um ambiente colaborativo e transparente, tendo mais chances de alcançar o sucesso e a satisfação dos colaboradores

Colunista Felipe Hotz

Felipe Hotz

20 de Junho

Compartilhar:
Artigo Comunicação bidirecional: ela pode afetar positivamente o clima organizacional

A comunicação interna, nos últimos anos, evoluiu para tornar-se um componente fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para além de ser a responsável por manter os funcionários informados sobre os objetivos e metas da organização, as políticas e processos internos, é também responsável pela construção de um senso de pertencimento e engajamento.

No entanto, a comunicação interna não deve ser apenas um meio de disseminação de informações e busca por envolvimento do público, ela deve ser uma via de mão dupla, permitindo que os colaboradores forneçam feedback e ideias para as mais diversas áreas das empresas. Dessa forma, o conceito de comunicação bidirecional pode ser um caminho para criar um ambiente aberto e transparente, onde os funcionários se sintam confortáveis em compartilhar suas opiniões e ideias.

As empresas buscam, cada vez mais, desenvolver um ambiente de trabalho que promova a participação ativa dos funcionários, incentivando a colaboração e o compartilhamento de ideias. A verdade é que as pessoas, os profissionais que estão ali no dia a dia, são a base de qualquer empresa e possuem um conhecimento profundo do negócio e das operações. Eles estão em contato direto com as necessidades dos clientes e podem fornecer insights valiosos para a melhoria dos produtos e serviços.

A comunicação bidirecional também pode ajudar a identificar problemas e gargalos em processos internos, permitindo que a empresa atue na resolução deles de forma rápida e eficiente. Ao ouvir as preocupações e sugestões dos funcionários, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável, aumentando a satisfação e o engajamento do público interno.

Implemente uma comunicação bidirecional efetiva

Além de estruturar uma cultura de diálogo, as empresas precisam pensar no lado prático das ações, ou seja, fornecer canais de comunicação que incentivem o público interno a compartilharem suas ideias e opiniões. Isso pode incluir uma caixa de sugestões, um fórum interno, pesquisas periódicas de clima organizacional e até mesmo a criação de canais de comunicação direto com a alta liderança.

O mais importante nesse processo é lembrar que criar canais de comunicação não é suficiente. A organização precisa garantir que a comunicação seja efetiva e que as ideias e sugestões sejam ouvidas e consideradas. Isso significa que a liderança precisa estar aberta a ouvir o feedback dos funcionários e tomar medidas reais para resolver os problemas identificados.

A comunicação interna bidirecional é uma ferramenta essencial para criar um ambiente de trabalho colaborativo, produtivo e engajado. As empresas que implementam uma comunicação interna efetiva, ouvindo e valorizando as ideias e sugestões dos funcionários, têm mais chances de alcançar o sucesso e a satisfação dos colaboradores. Afinal, os funcionários são a espinha dorsal da empresa e suas ideias e sugestões podem levar a grandes avanços e inovações.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Felipe Hotz

Felipe Hotz

Felipe Hotz é CEO do Comunica.In, empresa de automação e mensuração da comunicação interna.

Artigos relacionados

Imagem de capa Cultura data-driven: como estratégias baseadas em dados podem guiar equipes e direcionar o crescimento organizacional

Cultura organizacional

17 Julho | 2024

Cultura data-driven: como estratégias baseadas em dados podem guiar equipes e direcionar o crescimento organizacional

Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

3 min de leitura

Imagem de capa Cultura de desenvolvimento para o crescimento sustentável da organização

Cultura organizacional

27 Novembro | 2023

Cultura de desenvolvimento para o crescimento sustentável da organização

Empresas que buscam progresso sustentável e relevância no mercado atual, aplicam a cultura de desenvolvimento investindo no crescimento dos colaboradores. A estratégia é fundamental para a formação de líderes capazes de guiar a organização rumo ao futuro

Fabiana Ramos

3 min de leitura

Imagem de capa Franchising, varejo e cultura: de gestor para gestor

Cultura organizacional

21 Novembro | 2023

Franchising, varejo e cultura: de gestor para gestor

Para criar uma cultura de franchising sólida, a empresa deve ter clareza de papéis e responsabilidades de todas as partes envolvidas na cadeia. E isso só é possível a partir da orquestração de conhecimento técnico específico, engajamento das partes envolvidas e decisão estratégica de fazer dar certo

Ana Flavia Martins

4 min de leitura

Imagem de capa Sete medidas para economizar na gestão de viagens corporativas

Cultura organizacional

16 Novembro | 2023

Sete medidas para economizar na gestão de viagens corporativas

É possível reduzir os custos e despesas das viagens corporativas, mas precisa de estratégia, planejamento de longo prazo, análise de dados, e muita pesquisa. A otimização dos recursos da empresa vai além de procurar por passagem aérea mais barata

Guilherme Rizzi

6 min de leitura