fb-embed

Desenvolvimento pessoal

4 min de leitura

Como lidar com os momentos de incerteza na carreira?

Incerteza e instabilidade fazem parte da vida, e aprender a lidar com os momentos incertos e de baixa estabilidade podem contribuir para o crescimento da carreira, lidando de maneira racional com esse tipo de situação; confira algumas orientações

Colunista Augusto Júnior e Davi Lago

Augusto Júnior e Davi Lago

21 de Janeiro

Compartilhar:
Artigo Como lidar com os momentos de incerteza na carreira?

Algumas pessoas alimentam a ilusão de que um dia estarão nesta terra livres de todos os problemas. Evidente que esse pensamento não passa de uma superstição. Como diz o aforismo contemporâneo de Ida Feldman, “enquanto você estiver vivo, vai ter louça para lavar”.

O vai-e-vem da pandemia da covid-19, com mutações, variantes e sobreposição de doenças abalou as perspectivas profissionais de muitas pessoas. Aprender a planejar, trabalhar e liderar equipes em meio à instabilidade é uma competência crucial em sociedades cada vez mais complexas.

O economista e analista de geopolítica Joshua Cooper Ramo foi um dos primeiros autores a abordar o tema na obra A era do inconcebível (Companhia das Letras) em 2009. Aplicando a teoria do caos ao comportamento organizacional, Ramo anteviu há mais de uma década que as organizações públicas e privadas em todo o mundo precisariam desenvolver capacidades adaptativas para mudanças drásticas que poderiam irromper de uma hora para a outra como ataques terroristas, catástrofes ambientais e pandemias virais.

Como o cenário global no início dos anos 2020 revela, aprender a conviver com o caos é importante não só para instituições, mas para as pessoas individualmente consideradas.

Caos traz incerteza e instabilidade: como lidar?

Para gerenciarmos nossa resposta à instabilidade precisamos compreender com mais clareza o que está em jogo quando enfrentamos situações caóticas. O economista Frank H. Knight considera o desafio da instabilidade em termos de informação: a incerteza que sentimos quando somos confrontados com a instabilidade ocorre porque não temos informações suficientes sobre a situação em questão. Ou seja, sentimos certa agonia porque há um descompasso entre a quantidade de informações que temos no momento em relação à quantidade de informação que gostaríamos de ter para tomarmos decisões.

Psicólogos apresentam abordagens semelhantes, contrapondo o caos à ordem. Enquanto ordem é representada por um terreno conhecido, o caos é simbolizado pelo território desconhecido. Desse modo, a despeito da pandemia, não é difícil perceber que estabilidade e instabilidade são inevitáveis na jornada humana.

Certo grau de instabilidade não é um problema na vida, mas um componente intrínseco da própria vida. Assim, lidar com a instabilidade não é uma questão de comportamento pessimista como “resignar-se diante do caos” ou otimista como “abraçar o caos”, é simplesmente compreender um aspecto básico da vida humana.

Assim, lidar com a instabilidade é algo mais cognitivo do que volitivo. Em filosofia, a questão em si é epistemológica (ou metaética) e não uma questão comportamental (ética propriamente dita). Se você se interessar em aprender mais sobre este tópico, recomendamos, por exemplo, os trabalhos do filósofo analítico Galen Strawson.

Como tirar proveito da incerteza?

Agora, voltando ao chão da existência, uma vez que a instabilidade é desmistificada compreendemos que o caos nos força a esclarecer o que é realmente importante, e o que não é. Conviver com a incerteza é necessário.

Qualquer pessoa que atue na orientação vocacional sabe que a autodescoberta profissional e a autorrealização de alguém geralmente ocorre durante momentos de confusão, desordem e complexidade, e não em momentos de bonança.

Os momentos de extrema incerteza podem clarear em nossa mente o que é mais importante em nossas vidas. Desafios aparentemente intransponíveis auxiliam profissionais a compreenderem o que realmente querem – normalmente algo menos relacionado ao dinheiro e mais aos entes queridos, à boa saúde, à uma vida com significado.

Desejamos aos nossos leitores um feliz 2022!

Insights para a carreira

1. É uma ilusão pensar que estamos acima da incerteza: perceba que a instabilidade não é apenas um desafio da vida — é a vida.

2. Não é a incerteza em si que é ruim, são as condições que a incerteza cria que causam ansiedade e estresse. Encarar a situação racionalmente é crucial. A incerteza pode ser compreendida como uma lacuna de informação quando o cérebro quer mais informação do que possui.

3. A nostalgia pode ser uma armadilha. O desenvolvimento da carreira profissional não está relacionado a recriar tempos passados de suposta estabilidade.

Gostou do artigo escrito por Augusto Jr. e Davi Lago? Saiba mais sobre carreira assinando nossas newletters e escutando nossos podcasts em sua plataforma de streaming favorita.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Augusto Júnior e Davi Lago

Augusto Júnior e Davi Lago

Davi Lago e Augusto Jr

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito

Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

Imagem de capa Anticarreira para seu futuro profissional

Carreira

17 Julho | 2023

Anticarreira para seu futuro profissional

Vislumbre um futuro desejável e desenhe mapas de competência para permanecer relevante para além das inovações tecnológicas. Adote projetos de atuação futura flexível, combinada com propósito, bem-estar, adaptabilidade e capacidade de aprender ao longo da vida

Gustavo Donato

3 min de leitura

Imagem de capa Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Desenvolvimento pessoal

27 Junho | 2023

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Rachel Filipov

6 min de leitura

Imagem de capa A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Desenvolvimento pessoal

16 Junho | 2023

A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Saia do piloto automático, se questione e mude o paradigma sobre si mesmo. É fundamental atuar no autoconhecimento para que a inovação comportamental e emocional aconteça

Heloísa Capelas

4 min de leitura

Imagem de capa Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

13 Junho | 2023

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo

Glaucimar Peticov

2 min de leitura