fb-embed

Desenvolvimento pessoal

6 min de leitura

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Colunista Rachel Filipov

Rachel Filipov

27 de Junho

Compartilhar:
Artigo Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Quando engravidei da minha primeira filha estava na fase final do processo seletivo para meu emprego dos sonhos: uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Eles tinham pagado a minha passagem para fazer a última entrevista em São Francisco, mas a gravidez inesperada e de risco me fez desistir, dias antes da viagem. Até então, eu era só uma engenheira focada na carreira e bruscamente entendi que eu tinha passado a ser mãe antes de tudo. Essa foi a primeira perda profissional que enfrentei quando decidi pela maternidade.

Ainda grávida, recebi a proposta de uma empresa italiana para gerenciar uma nova operação nos Estados Unidos, baseada em Atlanta, onde moro. Eu tinha aplicado para uma vaga de marketing, e eles voltaram com essa oferta incrível. Não sabiam do bebê porque aqui é proibido abordar assuntos pessoais em entrevistas. Mas quando perguntei se eles me dariam flexibilidade para frequentar as aulas do meu MBA, responderam que não. Entendi que se não haveria flexibilidade para estudar, tampouco para cuidar da minha família. Declinei a oferta e enfrentei uma segunda perda profissional antes mesmo da minha primeira filha nascer.

Nesses dois exemplos, minha escolha foi por ser a melhor mãe e não a melhor profissional que eu poderia ser. As decisões que tomei ao longo dos últimos dez anos, no entanto, não priorizaram sempre as minhas filhas.

Houve uma fase em que meu marido e eu viajávamos muito por conta do trabalho. Chegamos a trocar as crianças no aeroporto e parecíamos mais um casal separado que tinha a guarda compartilhada dos filhos, já que raramente estávamos juntos, como família. Eu liderava o marketing da incubadora de uma empresa global high-tech. Amava o que eu fazia e, definitivamente, estava focada em ser uma super profissional. Mas a ficha de que algo estava errado caiu quando recebi uma notificação no meu celular: era uma empresa aérea me parabenizando por subir no status do programa de fidelidade. Com duas crianças pequenas, uma delas desenvolvendo ansiedade por conta das viagens, essa rotina não poderia estar certa. Confesso que eu nem sabia por onde começar a resolver esse problema, e minha culpa era tão grande que decidi pedir demissão. Naquele momento, eu precisava voltar a ser mais mãe e, felizmente, tive o privilégio de poder parar de trabalhar, já que tínhamos outra renda familiar.

Super mãe x super profissional

No ano em que fiquei fora do mercado de trabalho, sinto que trouxe a vida de volta para os eixos. Troquei as meninas de escola, organizei nossas rotinas, encontrei ajuda para atividades domésticas. Mas na jornada de “super mãe X super profissional”, percebi que abandonar minha carreira para cuidar full time delas também não parecia certo. Minha profissão também era importante pra mim e tinha que haver uma alternativa. Então resolvi tentar outra vez, tendo bem claro que eu nunca mais queria ter a guarda compartilhada das meninas estando casada.

Quando fiz a entrevista para o meu emprego atual na Manhattan Associates, uma empresa de tecnologia para a cadeia de suprimentos e comércio unificado, fui questionada se eu tinha alguma red flag. Respondi que sou mãe solteira de segunda a sexta-feira, porque meu marido viaja a semana toda, e que, se eles não pudessem contratar alguém com esse perfil, eu realmente não era a pessoa indicada para a vaga. Um risco, mas também uma aposta para conseguir o trabalho que precisava: interessante, mas com limites claros e que me permitisse equilibrar a vida profissional com a maternidade. Eu não podia mais sentir que estava em constante dívida nem com nossa família nem com minha identidade profissional. Mais de três anos se passaram e, por enquanto, está dando certo!

Tenho consciência, no entanto, de que nem sempre as coisas saem como o esperado. A realidade do mercado de trabalho é dura com as mulheres. Com as mães, então, pior ainda. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 50% das mães brasileiras são demitidas em até dois anos após a licença-maternidade. Isso porque o Brasil tem uma legislação trabalhista que de alguma forma protege essas mulheres. Aqui nos Estados Unidos, por exemplo, não dispomos nem desse período quando o bebê nasce. Além disso, nossos salários também tendem a diminuir. Um estudo realizado em seis países desenvolvidos, entre eles Estados Unidos e Inglaterra, publicado pelo Centre for Economic Policy Research (CEPR), mostrou uma espécie de “child penalty” em relação aos salários das mulheres, que persiste por mais de 20 anos após o nascimento do primeiro filho. Elas experimentam uma queda grande, imediata e persistente no salário, enquanto os homens praticamente não são afetados.

Gestão de projetos e maternidade

Nessa jornada da maternidade, alguns aprendizados foram importantes. Recentemente li um livro de educação familiar chamado Good inside, da psicóloga Becky Kennedy. Becky fala que todos nós, pais e filhos, somos "good inside” (bons por dentro, na tradução) - e diz que estamos sempre fazendo o melhor que podemos com os recursos que temos disponíveis no momento. Isso virou meu mantra e lamento não ter conhecido o conceito antes. Optar por engravidar, por mudar de emprego ou aceitar uma promoção nunca foi fácil pra mim, e sei que não sou a única a sofrer com esses dilemas.

O novo mantra que aprendi me trouxe a ideia de usar conceitos de gestão de projetos para ajudar. Afinal de contas, entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo. Se você trabalha em um ambiente machista antes de engravidar, é improvável que encontre recursos necessários para ter êxito no projeto maternidade. Se não tem ajuda com as crianças (seja da família, escola ou de uma profissional), aceitar uma vaga nova do outro lado da cidade pode não ser a melhor escolha. Se seu trabalho envolve muitas viagens, talvez você precise de mais recursos em casa para poder equilibrar o projeto família.

Às vezes me pergunto como teria sido se eu tivesse seguido no processo seletivo da vaga em São Francisco ou aceitado o desafio da empresa italiana. Tenho dificuldade para acreditar que as coisas acontecem porque têm que acontecer, mas, apesar da frustração que vou carregar comigo pra sempre, ali estava bem claro que faltavam recursos disponíveis para eu ter sucesso como mãe.

Minha lição aprendida é que não preciso escolher entre ser super mãe ou super profissional porque eu posso simplesmente ser o melhor que consigo com os recursos disponíveis no momento. Por mais que eu queira que minhas filhas sejam a prioridade, a verdade é que eu vou ser sempre apenas a melhor mãe que eu puder ser. Algumas noites vou ler três livros pra elas antes de dormir, e em outras vou torcer para que elas durmam logo para que eu possa terminar o relatório da reunião do dia seguinte. E está tudo bem. O importante é monitorar esses recursos e ajustar o escopo e o tempo de acordo com o que é prioridade para você em cada momento.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Rachel Filipov

Rachel Filipov

Rachel Filipov é head de marketing para a América Latina e embaixadora de diversidade & inclusão da Manhattan Associates, empresa de tecnologia para a cadeia de suprimentos e comércio unificado.

Artigos relacionados

Imagem de capa Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Desenvolvimento pessoal

27 Junho | 2023

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Rachel Filipov

6 min de leitura

Imagem de capa A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Desenvolvimento pessoal

16 Junho | 2023

A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Saia do piloto automático, se questione e mude o paradigma sobre si mesmo. É fundamental atuar no autoconhecimento para que a inovação comportamental e emocional aconteça

Heloísa Capelas

4 min de leitura

Imagem de capa Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

13 Junho | 2023

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo

Glaucimar Peticov

2 min de leitura

Imagem de capa Valorize a sua capacidade de aprender

Desenvolvimento pessoal

06 Junho | 2023

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio

Maicon Dias

3 min de leitura

Imagem de capa Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

23 Março | 2023

Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Vida só existe uma. E o trabalho se insere nela, não ao contrário. Alinhe seus critérios de sucesso profissional e valores pessoais para facilitar nas tomadas de decisão

Antonio Werneck

4 min de leitura

Imagem de capa Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Desenvolvimento pessoal

13 Março | 2023

Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Para viver melhor com você mesmo e com as outras pessoas, seja no trabalho com colegas ou em casa com a família, comece a desenvolver e praticar a autoconsciência sobre suas emoções

Virginia Planet

4 min de leitura