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Gestão de pessoas
11 Abril | 2024
A inevitável transição do people analytics para o people intelligence
5 min de leitura
Inteligência artificial e gestão
4 min de leitura
Há uma necessidade urgente do Brasil acelerar o progresso na adoção e integração da inteligência artificial. Mas é preciso uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores
Ricardo Villaça
04 de Setembro
A inteligência artificial (IA) é geradora de dinamismo e receita para as empresas de todos os portes e segmentos. Estados Unidos e China, que ditam o ritmo, ficam com a maior parcela de receita gerada, 70% do bolo, segundo aponta pesquisa da PwC, e seguem orientados em algoritmos para geração de economia e defesa. Contudo, o Brasil parece estar ficando para trás.
Embora o mundo esteja em processo de transformação para a quarta revolução industrial, a falta de conhecimento e de um alinhamento cultural e estratégico têm dificultado a efetiva adoção da IA no mercado brasileiro. De acordo com estudo realizado pela DLR Inteligência Artificial, numa escala de um a quatro, o Brasil ainda se encontra no estágio dois, o que indica a necessidade urgente de acelerar o progresso.
Seguramente, nas redes sociais brasileiras, a IA é o assunto mais comentado e temos o prazer em sermos os primeiros a divulgar algum uso interessante. Por outro lado, em crescimento relativo, seguimos como os que menos se desenvolvem com ela, conforme dados da PwC. Essa pesquisa mostra que China crescerá 26,1% do PIB; Estados Unidos 14,5%; Sul da Europa 11,5%; Ásia 10,4%; Norte da Europa 9,9%; África/Oceania 5,6%; e América Latina 5,4% do PIB. Acredito que entramos no momento em que ninguém quer ficar de fora, mas há mais dedução do que é e de quem conduz o tema, do que conhecimento.
O Brasil enfrenta um desafio significativo na adoção e integração da IA em sua transformação digital. Para superar essa lacuna, é crucial uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores. A IA não é apenas uma tecnologia, mas uma ciência que requer liderança estratégica do CEO e um compromisso real com o processo. A atenção às áreas de deficiência mencionadas neste artigo é o ponto de partida para impulsionar a mudança e alavancar plenamente o potencial da IA no Brasil.
Ricardo Villaça é diretor de inteligência artificial da DLR - Inteligência Artificial.
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