fb-embed

Gestão de pessoas

5 min de leitura

Microlearning é aposta para programas de desenvolvimento

Formato flexível e versátil da metodologia é atraente para o onboarding, treinamentos e atração e retenção de talentos

Angela Miguel

06 de Outubro

Compartilhar:
Artigo Microlearning é aposta para programas de desenvolvimento

A pandemia e o tão apregoado distanciamento social fizeram com que muitos jovens brasileiros buscassem conteúdos online voltados ao desenvolvimento das hard e soft skills – muitos deles disponíveis via microlearnings. Essa foi uma das constatações da pesquisa The Truth #7, elaborada pela consultoria Eureca em 2020. Seus achados podem (e devem) ser utilizados pelas áreas de gestão de pessoas das empresas com o objetivo de atrair e reter os novos talentos do mercado.

De acordo com o levantamento, que ouviu 1.153 jovens em todo o Brasil com idade média de 24 anos, quase metade dos entrevistados (48,14%) disse estar mais interessado em se desenvolver por meio de canais digitais e online. Outra boa notícia é que 79,2% dos pesquisados já têm o hábito de estudar.

Entretanto, é para os 20,6% – os quais dizem não ter o hábito, mas gostariam de desenvolvê-lo – que o RH pode realmente fazer a diferença. Incríveis 100% desses jovens (que desejam ter o hábito de estudos, mas ainda não o têm) acreditam que microlearnings aumentariam seu aprendizado, especialmente devido ao seu formato versátil, como vídeos e textos curtos relacionados a conteúdos de treinamentos formais.

O que é o microlearning?

Microlearning é um formato de aprendizagem flexível, cujo princípio é quebrar um assunto mais complexo em pequenas pílulas com informação objetiva e focada. Assim, ele incentiva o aprendizado por partes, ou seja, de forma contínua e rotineira.

Sua principal característica é ensinar um tema, em linguagem simples e direta; e a “aula” deve ter duração de até cinco minutos. Segundo o professor Larry D. Rosen, psicólogo e autor do livro The Distracted Mind, esse é o tempo máximo que uma pessoa consegue se concentrar em algo sem desviar a atenção para outra coisa qualquer.

A modalidade do microlearning é online, e o ideal é que o conteúdo possa ser acessado por diferentes dispositivos a qualquer hora e de qualquer lugar. Uma dica é reunir diferentes linguagens para ensinar o conteúdo, o que costuma prender mais a atenção da pessoa. O uso de recursos multimídia na educação, de uma forma geral, resulta em maior compreensão e retenção do que é ensinado.

São muitas as possibilidades de linguagem a serem usadas no microlearning, mas sempre prezando pela curta duração e acessibilidade. É possível encontrar microlearnings em formato de artigos, áudios, imagens, infográficos, podcasts, questionários, quizzes, testes, textos, vídeos e jogos (games com missões e pontuações).

Qualquer formato – ou mix de formatos – é válido. Entre eles, uma boa pedida é criar um aplicativo gamificado, que seja customizado e alinhado ao negócio da companhia. Esses aplicativos até podem estabelecer, por exemplo, rankings e prêmios aos jogadores, enquanto se estimula a capacitação e o engajamento dos participantes.

Aplicações diversas

Os microlearnings servem para quase todas as situações em que o objetivo é ensinar algo novo para os funcionários ou atualizar expertises já adquiridas. Além disso, o método pode ser adotado para que uma série de conteúdos relevantes para o business da organização fique disponível aos colaboradores para consulta, dúvidas pontuais ou para solucionar problemas que possam surgir no dia a dia. O microlearning, portanto, funcionaria como uma biblioteca personalizada e de confiança sobre o negócio.

Como é bem aceito pelos jovens, conforme indicado pela pesquisa da Eureca, a metodologia pode auxiliar o RH no processo de recrutamento e seleção e de boas-vindas a novos colaboradores. Ao serem contratados, eles podem aprender sobre a empresa, seus valores e sua missão, sua cultura organizacional de um jeito mais leve, moderno e divertido.

As atividades inerentes ao cargo também podem ser passadas por meio desse método de aprendizagem. Uma vez que o microlearning apresenta fácil assimilação e alto aproveitamento, o RH possui a oportunidade de criar vídeos e textos curtos para o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores, especialmente para os jovens, público especialmente engajado neste tipo de formato.

De forma complementar, o RH ainda pode criar espaço virtual para chat e ferramentas colaborativas para promover maior socialização entre as pessoas. Isso também pode abrir espaço para a troca de experiências entre novos e antigos colaboradores ou entre funcionários de diferentes gerações.

Benefícios para a educação corporativa

Inicialmente, oferecer microlearnings vai de encontro a uma expectativa da juventude, segundo o levantamento da Eureca. Isso gera engajamento e pertencimento, fatores que reforçam a retenção de talentos. Entretanto, há muitos outros benefícios para a educação corporativa.

Por serem de curta duração, os microlearnings permitem que os profissionais recebam treinamento sem impactar a rotina do trabalho ou sem causar queda na produtividade. Além disso, com o uso desse formato, a assimilação é mais elevada, em especial para ocasiões em que o ensinamento é aplicado automaticamente no dia a dia.

O processo de aprendizado em pequenas sessões, quando acessadas periodicamente, leva com o passar do tempo à criação de hábitos. A organização, portanto, ganha colaboradores que adotam o lifelong learning – profissionais que buscam sempre aprender mais no decorrer da vida são muito desejáveis por qualquer empresa de vanguarda.

Logo, a proposta dos microlearnings facilita a criação e produção de conteúdos personalizados pelo RH e garante agilidade ao processo, seja para quem fornece a metodologia ou para quem a consome. Outra vantagem é a atualização e gestão do conteúdo, de maneira fácil e rápida, já que está em ambiente digital.

Sempre é bom lembrar que uma empresa é feita por pessoas. Para se manter relevante, ela precisa evoluir sempre. Com o alto número de jovens desempregados – mais de 600 entre os quase 1200 entrevistados pela consultoria –, sua atração é importante para empresas que desejam se manter inovadoras e atualizadas. E a juventude está ávida por uma posição no mercado de trabalho para provar seu valor.

O E-Dossiê: Jovens Talentos é uma coprodução de HSM Management e Eureca.

Compartilhar:

Autoria

Angela Miguel

Angela Miguel é editora de conteúdos customizados em HSM Management e MIT Sloan Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa A evolução do papel do conselheiro nas empresas modernas

Gestão de pessoas

28 Março | 2024

A evolução do papel do conselheiro nas empresas modernas

O conselho, assim como a maioria dos setores, está se transformando e cada vez mais tem extrema importância na maneira de gerir os próximos passos deste futuro exponencial que veem se apresentando.

Rafael Kenji Hamada

4 min de leitura

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura

Imagem de capa A arte no universo corporativo

Gestão de pessoas

22 Março | 2024

A arte no universo corporativo

Continuando nosso especial sobre a semana 20Internacional da Felicidade, desta vez vamos trazer a importância da arte para todo o processo de vivência, inclusive na trajetória do trabalho

Miriam Baêta

7 min de leitura