fb-embed

Vale oriental

2 min de leitura

Infraestrutura digital atrai investimentos

De forma inédita, a china foi o foco preferencial dos investimentos estrangeiros dos estados unidos. O investimento em infraestrutura digital mostra seu resultado e gera oportunidades

Colunista Edward Tse

Edward Tse

20 de Março

Compartilhar:
Artigo Infraestrutura digital atrai investimentos

Pela primeira vez na história, a China foi o principal foco dos investimentos estrangeiros dos Estados Unidos. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, os investimentos estrangeiros diretos (FDI, na sigla em inglês) nos EUA caíram 49%, chegando a US$ 134 bilhões no ano passado. Enquanto isso, na China houve um aumento de 4%, o que somou US$ 163 bilhões. A pandemia impactou fortemente a economia global, e a China foi a única economia a crescer em 2020, expandindo 2,3%. Um dos motivos foi a desregulamentação e a abertura do mercado a empresas estrangeiras, o que sustentou o desenvolvimento positivo da economia global.

Mas a inovação digital também está se desenvolvendo de forma sem precedentes, e por trás disso está a ampla infraestrutura digital que o governo chinês está construindo – uma oportunidade que muitas empresas ainda podem explorar. Estão emergindo, por exemplo, inovações em modelos de serviço, que melhoram a experiência do cliente, aumentam a utilização de bens, geram mais adesão dos clientes e orientam mudanças nas cadeias de valor.

Nos setores voltados para o consumidor, o e-commerce se manifestou de forma mais proeminente na China. Os principais formadores de opinião conectam-se com seus seguidores por meio do compartilhamento de sua experiência em postagens escritas ou em vídeo, como streaming ao vivo, criando poderosas interações sociais. A partir daí, toda a experiência de compra está sendo revolucionada. Aplicativos como Douyin (versão chinesa do TikTok), Bilibili e Kuaishou se tornaram extremamente populares na China. As empresas, estrangeiras e locais, estão atualizando as inovações envolvidas para gerar mais vendas e construir sua afinidade com a marca.

Até as empresas ocidentais agora estão seguindo o exemplo. A popularidade global do TikTok levou o Facebook a tentar copiá-lo mais de uma vez, com o fracassado Lasso e agora com o novo recurso Instagram Reels.

As multinacionais estrangeiras estão percebendo que a China não é apenas um mercado de onde se tira lucros, mas que é cada vez mais um lugar onde é possível obter novos conhecimentos e vantagens competitivas.

Não importa o que vai acontecer com os investimentos estrangeiros nos Estados Unidos – nunca se sabe quando eventos imprevistos do tipo cisne negro vão surgir. Na China, porém, a tendência é que só aumentem.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Edward Tse

Edward Tse

Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Artigos relacionados

Imagem de capa Pontos de inflexão com implicações globais

Vale oriental

30 Novembro | 2023

Pontos de inflexão com implicações globais

O novo BRICS e os chips fabricados pela Huawei mudam o jogo; a economia global vai (parcialmente) se desdolarizar, dando lugar a moedas nacionais

Edward Tse

2 min de leitura

Imagem de capa Empresas privadas e o sucesso econômico chinês

Vale oriental

10 Outubro | 2023

Empresas privadas e o sucesso econômico chinês

A relação entre o governo central de Pequim e as empresas privadas da China ficaram estremecidas nos últimos tempos. Mas elas ainda são as grandes responsáveis pelo sucesso do país

Edward Tse

2 min de leitura

Imagem de capa O rápido desenvolvimento da IA generativa na China

Vale oriental

24 Agosto | 2023

O rápido desenvolvimento da IA generativa na China

Há uma corrida tecnológica de alto risco acontecendo entre os Estados Unidos e a China, cujo governo vinha focando outras áreas dessa tecnologia, mas rapidamente redirecionou esforços

Edward Tse

2 min de leitura

Imagem de capa Perspectivas da economia chinesa

Vale oriental

12 Maio | 2023

Perspectivas da economia chinesa

Com o relaxamento das medidas restritivas contra a covid-19, o país pode voltar a crescer mais de 5% este ano. Mas a guerra em curso e o antagonismo do Ocidente são empecilhos

Edward Tse

2 min de leitura

Imagem de capa Presença na China como estratégia de negócios globais

Vale oriental

09 Novembro | 2022

Presença na China como estratégia de negócios globais

Abandonar visões distorcidas sobre o ecossistema de negócios chinês levou multinacionais a valorizarem a presença no país como parte da estratégia de negócios globais

Edward Tse

2 min de leitura

Imagem de capa O futuro das relações comerciais entre China e Ocidente

Vale oriental

05 Julho | 2022

O futuro das relações comerciais entre China e Ocidente

Fatores geopolíticos mexem nos cenários das relações comerciais, incluindo até mesmo uma dissociação radical em dois sistemas independentes

Edward Tse

2 min de leitura