fb-embed

Inovação

3 min de leitura

É possível inovar mesmo em tempos de poluição de inovação?

Diante de um ritmo de inovação acelerado, manter uma equipe produtiva vem sendo um grande desafio. Aposte em diversidade e tenha um capital humano capaz de florescer diante das mudanças e incorporar, de maneira eficiente, as novas tecnologias

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

01 de Junho

Compartilhar:
Artigo É possível inovar mesmo em tempos de poluição de inovação?

Inovação é a palavra do momento. O crescimento na popularidade do ChatGPT, produto da OpenAI, escancarou para o mundo um movimento que há tempos acompanho como gestora no setor de tecnologia: o mercado de inovação é voraz, e a inteligência artificial caminha a passos largos para ocupar cada vez mais espaços dentro da nossa sociedade.

Segundo o banco suíço UBS, apenas dois meses separam o lançamento do ChatGPT dos 100 milhões de usuários ativos, uma marca que quebrou todos os recordes existentes até o momento. Se por um lado, ficamos animados com o mar de possibilidades que se abre diante de tanta inovação, por outro, temos observado um impacto negativo nas equipes, por conta de pessoas que se sentem sugadas por esse turbilhão de acontecimentos.

Ao longo da minha trajetória profissional, observei muitas reviravoltas no mercado por conta dela, a inovação. No entanto, posso afirmar que, independentemente dos cenários que se desenham, certas coisas não mudam: nos negócios, prospera quem tem foco, competência e ousadia.

Ameaça ou oportunidade?

A pesquisa de executivos de tecnologia e CIOs do Gartner de 2022 revelou que gestores estão cada vez mais favoráveis à adoção da inteligência artificial (IA) no local de trabalho: 48% dos CIOs consultados já implantaram ou planejam implantar tecnologias de IA e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses.

Diante daquilo que é inevitável, cabe a nós escolher como queremos encarar a chegada da inovação: ameaças ou oportunidades? Para quem opta pelo segundo caminho, a receita envolve manter a saúde mental em ordem e a disponibilidade para aprender em alta. Afinal, como essas mudanças podem melhorar o dia a dia da minha equipe e gerar melhorias para o meu negócio?

Mesmo com tantas novidades tecnológicas, nosso papel como gestores é não esquecer que inovar é, principalmente, sobre pessoas. Ser uma empresa inovadora não significa ter todos os aparatos de última geração ao seu dispor, mas sim saber fomentar a criatividade, as soluções diferenciadas e a inovação de ideias dentro da sua equipe.

Quer inovar? Aposte na diversidade

Existem muitas formas de estimular esse movimento constante de inovação no seu negócio e uma delas é garantir a diversidade entre os membros da sua equipe. Eu mesma, em todos esses anos de experiência, tenho visto e comprovei na prática como isso é eficaz. Vou dar um exemplo abaixo.

Imagine que você coloca em uma sala um grupo de pessoas - muito similares entre si - e pede para solucionarem um problema. É provável que eles concordem facilmente sobre o melhor caminho a seguir, explorando pouco os diferentes impactos desse problema em realidades que eles não conhecem. Por outro lado, se fosse um grupo diverso, teríamos um embate de posicionamentos capaz de estimular soluções muito mais criativas e inovadoras.

Um amplo estudo da McKinsey & Company, realizado em 2020 e com foco na América Latina, revelou que empresas que adotam a diversidade apresentam níveis muito mais altos de inovação e colaboração. Funcionários dessas companhias possuem 152% mais chances de propor ideias e tentar novas formas de fazer as coisas. Isso significa que a diversidade vem se revelando como uma prática-chave para quem deseja manter seu negócio inovador e rentável!

Considerando que é questão de tempo (e pouco tempo) para que a IA impacte para sempre empresas e profissões em todos os setores, cabe a nós, líderes de equipes, buscarmos sempre os melhores caminhos para manter um time seguro, diverso e criativo.

Por fim, deixo um questionamento e adoraria receber sua resposta para trocarmos: o que você tem feito para garantir que o seu negócio tenha um capital humano capaz de florescer diante das mudanças e incorporar, de maneira eficiente, as novas tecnologias? Inovação é principalmente sobre isso!

Compartilhar:

Autoria

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro Seu Sonho Tem Futuro.

Artigos relacionados

Imagem de capa A Importância do Mindset Data Driven para o Sucesso Empresarial

Estratégia

13 Março | 2024

A Importância do Mindset Data Driven para o Sucesso Empresarial

Não podemos mais tomar decisões com base em experiências passadas. Os processos se apresentam com complexidades diferentes e temos recurso para fazer novas análises também!

Galo Lopez

2 min de leitura