fb-embed

Inovação

2 min de leitura

Democratizar a moda para garantir a vida do planeta

Para o setor seguir evoluindo, deve-se manter o foco em ações concretas e aproveitar os investimentos externos em ESG

Colunista Anay Zaffalon

Anay Zaffalon

17 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Democratizar a moda para garantir a vida do planeta

Muito se fala sobre a necessidade de transformação do setor da moda por se tratar de uma das indústrias mais poluentes do planeta. De fato, é preciso aprofundar o entendimento sobre sustentabilidade e debater formas de adaptar processos para garantir a vida na Terra. Porém, acredito que precisamos ir além da teoria. É hora de fazer e mostrar resultados.

A democratização da moda sustentável é um dos melhores caminhos para mudar um contexto que ainda concentra uma produção sustentável em baixa escala, com valores que muitas vezes são pouco acessíveis à maioria dos consumidores. Precisamos impactar as pessoas de uma forma mais ampla.

Por isso, destaco a importância de fortalecer e popularizar o tema da sustentabilidade. Compartilhar informações para acelerar o desenvolvimento coletivo é um dos trabalhos que deve ser realizado pelo maior número de empresas possível. Afinal, sustentabilidade é para todos!

Para alcançar este objetivo, já existe no mercado uma solução: inovação. Investir em novos métodos produtivos possibilita transformar indústrias e continuar produzindo, gerando renda e faturamento de uma forma mais limpa e sustentável. É um caminho para que as pessoas possam adquirir produtos verdadeiramente sustentáveis para o bolso também.

Acredito que, ainda, faz parte da inovação o compartilhamento de resultados e a comprovação da eficácia de processos já implementados, movimento que já é possível observar no setor. Cada vez mais, as companhias têm anunciado seus avanços e metas alcançadas na pauta socioambiental, além de dividirem seus planos visando uma jornada cada vez mais sustentável.

Essas iniciativas são de extrema relevância para que possamos ter conhecimento mais detalhado do que está acontecendo, possibilitando a troca de experiências dentro da própria indústria da moda. Porém, é necessário que essa partilha seja consolidada para que se consiga acelerar o desenvolvimento coletivo. E, mais uma vez, a inovação é a palavra-chave.

A partir desta exposição, penso que temos pistas para o setor seguir evoluindo neste caminho. Acredito que devemos manter o foco em ações concretas, aproveitar os investimentos externos em ESG para as companhias e, principalmente, lembrar que os resultados financeiros que garantem a autossustentabilidade dos negócios, também está relacionado a uma produção ética. Afinal, não devemos ser sustentáveis para vender mais, devemos fazer porque é o certo, com mais produtos e preços acessíveis para estimular o consumo consciente.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Anay Zaffalon

Anay Zaffalon

Anay Zaffalon é diretora executiva de negócios do Grupo Malwee.

Artigos relacionados

Imagem de capa A Importância do Mindset Data Driven para o Sucesso Empresarial

Estratégia

13 Março | 2024

A Importância do Mindset Data Driven para o Sucesso Empresarial

Não podemos mais tomar decisões com base em experiências passadas. Os processos se apresentam com complexidades diferentes e temos recurso para fazer novas análises também!

Galo Lopez

2 min de leitura