fb-embed

Empreendedorismo

4 min de leitura

De uma ideia a CEO

A jornada desafiadora de quem entendeu que fazer o que precisa ser feito em cada etapa do desenvolvimento do seu negócio é o caminho para a realização

Valter Gomes

09 de Março

Compartilhar:
Artigo De uma ideia a CEO

Começar uma empresa do zero é um dos maiores desafios de quem quer empreender. Imagine que você teve uma ideia que irá revolucionar um mercado ou simplificar a vida de alguém, e, ainda, o fará finalmente encontrar o seu objetivo de vida. Empolgado, decide compartilhá-la, validá-la no seu círculo de amigos e familiares. Não faltarão palavras para te desestimular e, mesmo sem embasamento, muitas pessoas afirmarão que você está perdendo o seu tempo. Mas, como dizia Walt Disney, “se você pode sonhar, você pode fazer”.

E, mesmo com todo o pessimismo externo, decide colocar tudo em prática. Teimosia é uma das características principais dos empreendedores que “deram certo”. Serão incontáveis horas de trabalho, noites mal dormidas (quando dormidas!), pouca verba, diversos problemas durante o desenvolvimento do produto, várias decisões a serem tomadas na “hora H”. Quem vê um produto pronto não sabe a quantidade de problemas sanados para que tudo estivesse 100% – ou quase.

Começando simples

Quando colocamos a operação da nossa empresa no ar, nos deparamos com milhares de atividades manuais, processos que exigiam mão de obra, custos nada competitivos por ausência de escala, fora os eventuais detalhes despercebidos. Realmente, o início foi desafiador. Da coragem de tirar do papel à “ideia mirabolante” até colocar em prática tudo o que idealizamos, foram muitos quilômetros percorridos.

Começamos de forma simplificada e faltavam muitas funcionalidades. Apesar disso, fizemos o mais importante: iniciar. Ficamos nesse ritmo por um ano até criarmos a robustez desejada e, apesar de ela estar completa, continuamos trabalhando incansavelmente para criar funcionalidades e novos produtos.

À medida que a empresa vai crescendo, uma das tarefas mais difíceis de um empreendedor é conseguir delegar. Buscar pessoas engajadas com a sua ideia e que tratem seu negócio como delas não é uma tarefa fácil. Com o crescimento, as equipes vão aumentando e o empreendedor precisa cortar o cordão umbilical e deixar outras pessoas executarem as tarefas diárias. A maior dificuldade dos idealizadores de empresas bem-sucedidas é desgrudar da operação.

O melhor a se fazer é aceitar o crescimento do seu negócio e treinar bem a sua equipe, criando bons indicadores de desempenho para avaliar o bom andamento. O que faço com frequência, e considero essencial, é conversar com os colaboradores de todas as áreas e cargos, não somente com os líderes, pois isso me ajuda a entender o dia a dia e ter insights para melhorar a operação.

Estruturando para escalar

Porém, é importante frisar que modelos de negócio escaláveis sempre precisam ter seus processos revistos, automatizando o que for possível, visando simplificar e crescer exponencialmente, aumentando o faturamento e o número de clientes.

Outra questão importante a ser enfrentada é o baixo orçamento. Um dos desafios comuns dos empreendedores é conseguir fazer muito com pouco. Por isso são essenciais o bom planejamento e o acompanhamento de perto de cada detalhe. Pesquisar e encontrar os menores preços, buscar alternativas gratuitas e analisar como o produto se encaixa contabilmente com a intenção de diminuição na carga tributária.

E aí vem a necessidade da divulgação do seu negócio e a obrigação de escolher a melhor forma para se fazer isso. Você percebe também que precisa ter um processo organizado de vendas, uma tabela de preços detalhada, um controle financeiro e contábil, além de garantir o bom atendimento aos clientes.

Ufa! Acabou? Espera um minuto. Você pensou em todos os canais de atendimento? Com a transformação digital que estamos vivendo, a quantidade de canais aumenta a cada dia e é preciso estar em todos e saber gerenciá-los para manter o padrão de qualidade. Lembrou que para escalar, tudo tem que ter ferramentas? Que processos devem ser automatizados? Além disso, é necessário traçar as novas estratégias, avaliar as ações do mercado, buscar conhecer seus concorrentes e contratar empresas parceiras para crescer seu portfólio de produtos.

Quem dera se existisse uma receita para se criar um negócio, uma lista com tópicos simplificados de como fazer tudo dar certo. Cada empresa tem suas necessidades e elas aparecerão na medida em que o seu negócio for aumentando e virando realidade. A profissionalização vem com organização, persistência e muito trabalho, e o mais legal, quando menos se der conta, já estará assinando como um CEO!

Saiba mais sobre empreendedorismo e o mundo dos negócios nas nossas newsletters.

Compartilhar:

Autoria

Valter Gomes

É CEO no Partner Bank e membro da Confraria do Empreendedor.

Artigos relacionados

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura

Imagem de capa Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Empreendedorismo

16 Março | 2024

Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?
Amure Pinho

3 min de leitura