fb-embed

Estratégia e execução

3 min de leitura

É preciso ir além da estratégia

Para garantir uma implementação bem-sucedida do planejamento, seis elementos são fundamentais

Alisson G. Pereira

18 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo É preciso ir além da estratégia

Antes de entrar na Partners in Performance, eu já tinha aprendido que uma estratégia robusta é algo essencial para qualquer empresa, mas que isso não é suficiente para garantir o sucesso do negócio.

Após participar de alguns projetos de gestão, entendi que as pessoas tendem a agir pelos caminhos de menor resistência. Portanto, para a estratégia ser executada com sucesso, ela precisa ser implementada por esses caminhos.

Essa implementação bem-sucedida requer alinhamento organizacional. Ele garante que ações da liderança cheguem diretamente à linha de frente e que os resultados da operação sejam compreendidos rapidamente, garantindo não apenas a implementação, mas também uma melhoria contínua do que foi planejado. Na Partners in Performance, consideramos seis elementos principais que garantem o alinhamento organizacional:

1. Indicadores definidos e conectados

As pessoas precisam entender como suas atividades diárias afetam os resultados da organização e elas precisam ser responsabilizadas por eles. Assim, é importante que os indicadores pelos quais os indivíduos são avaliados estejam diretamente conectados com os indicadores principais da empresa, assim, a estratégia deve ser desdobrada em índices em todos os níveis até a linha de frente.

2. Procedimentos claros

Para entregar os resultados esperados, os colaboradores necessitam ter clareza em como fazer seu trabalho da forma adequada. É importante que os procedimentos estejam bem definidos e que as equipes tenham as competências requeridas para atingir as metas estabelecidas.

3. Motivação e responsabilidade

Uma organização alinhada requer responsabilidade individual pelos resultados. Assim, é importante que cada indicador tenha um único responsável. As pessoas se tornam mais comprometidas quando são avaliadas e recompensadas por metas que conseguem influenciar.

4. Rotinas de sustentação dos resultados

Também são necessárias rotinas para acompanhar sistematicamente os resultados obtidos, propor novas ações de melhoria e checar se as ações acordadas com a equipe foram executadas. Assim, cria-se um ciclo natural de responsabilidade, facilitando com que as propostas da liderança cheguem à linha de frente.

5. Melhoria contínua

Um plano estratégico raramente é executado completamente como planejado. É natural que ocorram mudanças ao longo do tempo e que uma parte do que fora estipulado não se mostre efetive na prática. Assim, a organização precisa de processos robustos de melhoria contínua, diretamente conectados aos índices da linha de frente, e que podem gerar ações práticas.

6. Liderança visível

A liderança tem um papel fundamental não apenas no desenvolvimento da estratégia, mas também na sua implementação. Ela precisa estar presente com suas equipes em todos os níveis hierárquicos para entender na prática o que realmente funciona, demonstrar aonde se quer chegar com as ações propostas e esclarecer como o trabalho de cada pessoa ajuda a atingir um propósito comum e os resultados desejados.

Organizações alinhadas através desses seis elementos são mais coerente e conseguem executar na prática os seus planos de longo prazo. Além disso, em um mundo em constante transformação, elas conseguem ser mais ágeis para ajustar sua estratégia e adaptá-la conforme necessário, movimento que resulta em metas concretas e sustentáveis ao longo do tempo.

Confira mais textos como esse na Comunidade: CEO's do Amanhã.

Compartilhar:

Autoria

Alisson G. Pereira

Alisson G. Pereira é business analyst na Partners in Performance. Faz parte da comunidade Young Leaders.

Artigos relacionados

Imagem de capa Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

Estratégia e execução

24 Dezembro | 2023

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

6 min de leitura

Imagem de capa OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

Estratégia e execução

29 Novembro | 2023

OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios

Italo Nogueira De Moro

4 min de leitura

Imagem de capa Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Estratégia e execução

18 Agosto | 2023

Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Ferramenta estratégica pode ser explorada em benefício da empresa, sendo uma forma de sair na frente da concorrência e de manter a organização por dentro das mudanças e movimentações do mercado

Candice Pascoal

2 min de leitura

Imagem de capa Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Estratégia e execução

17 Agosto | 2023

Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Para garantir o desenvolvimento da empresa no longo prazo, algumas práticas podem otimizar processos dos mais rotineiros aos mais estratégicos, economizar tempo e recursos, além de permitir que os times se concentrem em atividades e planejamentos mais técnicos

Marcos Salles

4 min de leitura

Imagem de capa Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Estratégia e execução

30 Junho | 2023

Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Por meio dessa métrica de “pontuação de saúde”, é possível analisar a satisfação de cada franqueado em fazer parte da rede - e, assim, elencar pontos de melhoria que contribuam para a tomada de decisões mais estratégicas

Guilherme Reitz

4 min de leitura

Imagem de capa Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

Estratégia e execução

22 Junho | 2023

Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

A aplicação da lógica e da mecânica dos jogos no trabalho híbrido aumenta o engajamento dos participantes e ajuda a tornar as atividades mais leves e lúdicas, além de ser uma forma de incentivo para o colaborador ir ao escritório

Mário Verdi

4 min de leitura