fb-embedCommunity led-growth: uma nova tendência para gerar negócios HSM Management

Inovação

4 min de leitura

Community led-growth: uma nova tendência para gerar negócios

Estratégia oferece benefícios significativos para as organizações que a adotam, como fortalecimento do relacionamento com os clientes, impulsionamento da inovação, gerando advocacia e contribuindo para uma imagem corporativa positiva

Natalia Lazarini

15 de Junho

Compartilhar:
Artigo Community led-growth: uma nova tendência para gerar negócios

Community led growth (crescimento liderado pela comunidade, na tradução) é um conceito que descreve uma abordagem de desenvolvimento e é impulsionada pelo engajamento de comunidades na estratégia de crescimento de uma empresa. É uma estratégia a ser adotada e implantada na companhia tendo como objetivo “criar sua própria comunidade” ou "engajar comunidades” de clientes. Essa estratégia está em fortalecer a capacidade das comunidades como geradoras de novas oportunidades e negócios, permitindo que elas assumam um papel central de fomentar a inovação, gerar novos negócios, fidelizar clientes e assim o crescimento da empresa em vários âmbitos.

Ao adotar uma abordagem de community led growth, as comunidades têm a oportunidade de identificar seus desafios, desenvolver soluções contextualizadas, mobilizar recursos e trabalhar em conjunto para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo da comunidade e das iniciativas fomentadas. Isso promove o empoderamento da comunidade e da empresa mantenedora, fortalece os laços sociais e aumenta a probabilidade de sucesso e impacto positivo das iniciativas de desenvolvimento.

Construir uma estratégia de community led growth precisa envolver propósito para que seja verdadeira e gere valor para os dois lados, tanto para os membros da comunidade, que só participam se tiverem alinhamento de propósito e se tiverem o senso de pertencimento, quanto para a empresa que partirá dessa estratégia para crescer o seu negócio.

Essa abordagem envolve marketing e vendas, mas para ser eficaz é muito importante ter um time de community manager capacitado, com um profissional que será o porta-voz da comunidade a ser construída e que vivenciará e defenderá o propósito da comunidade. Ele (ou ela) é tomador (ou tomadora) de decisão e fomentador (ou fomentadora) das iniciativas que afetarão diretamente o crescimento e desenvolvimento da comunidade. Além disso, é quem irá se engajar e conectar pontes entre membros e seus desafios com o ecossistema.

O segredo da estratégia de community led growth está na valorização e participação inclusiva da comunidade a fim de fomentar de forma genuína a colaboração entre os membros da comunidade, a construção de parcerias com organizações e instituições locais e a sustentabilidade em longo prazo. Essa relação construída com base na colaboração e na confiança beneficiará ambos os lados (empresa mantenedora e comunidade) que passam a partilhar do mesmo propósito.

A estratégia de community led growth também oferece benefícios significativos para as grandes empresas que a adotam. Alguns desses benefícios incluem:

  • Engajamento e fidelização dos clientes: ao envolver a comunidade na tomada de decisões e no desenvolvimento de iniciativas, as grandes empresas podem construir relacionamentos mais profundos e significativos com os clientes. Isso leva a um maior engajamento e fidelização dos clientes, pois eles se sentem valorizados e têm voz ativa nas decisões relacionadas à marca.
  • Melhoria do produto ou serviço: a abordagem de community led growth permite que as grandes empresas obtenham insights valiosos dos clientes sobre suas necessidades, desejos e expectativas. Isso pode levar a melhorias significativas no produto ou serviço oferecido, tornando-o mais alinhado com as demandas do mercado e com as preferências dos clientes.
  • Inovação e criatividade: ao envolver a comunidade, as grandes empresas podem aproveitar a criatividade coletiva e as ideias inovadoras dos membros da comunidade. Essa colaboração pode gerar novas perspectivas, soluções e oportunidades de negócios que podem impulsionar a inovação dentro da empresa.
  • Marketing boca a boca: quando os clientes são ativamente envolvidos e têm uma experiência positiva com a marca, eles se tornam defensores entusiasmados e influenciadores. Esses membros engajados da comunidade compartilham suas experiências positivas com outras pessoas, gerando boca a boca favorável e aumentando a reputação da empresa.
  • Branding: ao adotar uma estratégia de community led growth, as grandes empresas demonstram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, inclusivo e responsável. Isso ajuda a construir uma imagem corporativa positiva, mostrando que a empresa valoriza o engajamento com a comunidade e busca um impacto socialmente benéfico.
  • Identificação de novos mercados e oportunidades: a interação com a comunidade pode revelar insights sobre necessidades não atendidas, lacunas no mercado ou segmentos de clientes não explorados. Isso pode levar à descoberta de novos mercados e oportunidades de crescimento para as grandes empresas.
  • Acesso a recursos e parcerias locais: trabalhar em colaboração com a comunidade pode proporcionar às grandes empresas acesso a recursos locais, como mão de obra, fornecedores, infraestrutura e conhecimento especializado. Além disso, pode abrir portas para parcerias estratégicas com organizações locais, governamentais ou sem fins lucrativos, gerando benefícios mútuos.

Em resumo, a estratégia de community led growth traz vantagens para as grandes empresas, fortalecendo o relacionamento com os clientes, impulsionando a inovação, gerando advocacia e contribuindo para uma imagem corporativa positiva. Além disso, ela pode abrir portas para novas oportunidades de mercado e parcerias estratégicas, ajudando a impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio. Se você quiser saber mais sobre como implementar a estratégia de community led growth estou a disposição no Linkedin e te convido a conhecer o ConfraHub e nossas iniciativas.

Compartilhar:

Autoria

Natalia Lazarini

Gestora e co-fundadora da Confraria do Empreendedor.

Artigos relacionados

Imagem de capa Nordeste à frente em inovação no País

Inovação

07 Novembro | 2023

Nordeste à frente em inovação no País

A região nordestina do Brasil tem algumas vantagens competitivas em comparação às outras regiões do País, como custos operacionais reduzidos. Sem perder a qualidade. Além de muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento

Diogo Catão

2 min de leitura

Imagem de capa Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

Inovação

29 Agosto | 2023

Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais

Rayff Machado

2 min de leitura

Imagem de capa LLMs para ampliar a eficácia de T&D

Inovação

09 Agosto | 2023

LLMs para ampliar a eficácia de T&D

Edtech Galena está desenvolvendo soluções que pretendem engajar funcionários nas ações de treinamento e desenvolvimento das empresas

Sandra Regina da Silva

5 min de leitura

Imagem de capa As vantagens de investir por meio de um corporate venture builder

Inovação

04 Agosto | 2023

As vantagens de investir por meio de um corporate venture builder

Investir via CVB é ideal para investidores novatos, pois garante uma maior possibilidade de retorno, além de estar sempre compartilhando riscos e lucros com um grupo de pessoas com expertise de mercado

João Silva

2 min de leitura

Imagem de capa A jornada de inovação da gestão pública

Inovação

03 Agosto | 2023

A jornada de inovação da gestão pública

O setor público precisa inovar, e para isso precisa de ferramentas adequadas, time engajado e foco total no cidadão. Organizações privadas que trabalham nessa tecnologia para o setor público precisam compreender os desafios, mas também devem ficar atentos para não apresentar internamente os mesmos obstáculos

Lúcia Mees

6 min de leitura