fb-embed

Sustentabilidade

4 min de leitura

Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

É possível proteger o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo. A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo

Fábio Trimarco

01 de Maio

Compartilhar:
Artigo Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

Nos últimos anos, o tema sustentabilidade digital vem ganhando a atenção das empresas, além de robustos investimentos de tempo e dinheiro. As mudanças climáticas deixaram claro que o tema não pode mais ser adiado. E, apesar de parecer que o mundo digital está longe do problema, manter ecossistemas digitais funcionando pode ser custoso para o planeta.

A fabricação de componentes eletrônicos e a energia necessária para manter a estrutura de rede e dados funcionando necessitam de muitos recursos, tornando a sustentabilidade a pauta mais importante para os negócios atualmente.

Resumidamente, a sustentabilidade digital é o conjunto de atividades relativas à gestão social, econômica e ambiental aplicado a produtos, serviços e dados digitais online. O objetivo é avançar na direção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio da implantação de tecnologias que criam, usam, transmitem ou fornecem dados eletrônicos — com foco no sustentável.

Além disso, os objetivos econômicos que orientam essas atividades focam na criação de valor para a sociedade e para o meio ambiente. Para alcançar a sustentabilidade digital, as organizações usam tecnologias avançadas e eficientes, bem como práticas modernas de gestão de infraestrutura de TI.

As empresas que adotam a sustentabilidade digital como meta usam processos digitais, ferramentas e modelos de previsão para medir os ganhos potenciais em relação ao impacto que sua atuação pode ter no meio ambiente.

Esses mesmos negócios são capazes de, então, trabalhar para mitigar qualquer impacto ambiental potencial de suas operações, enquanto ainda proporcionam bens e serviços valiosos a seus consumidores.

Preocupação das empresas com a sustentabilidade digital

Hoje, a preocupação com a sustentabilidade digital é crescente entre consumidores, organizações, iniciativas sociais e governos. Com o aumento da demanda por soluções digitais remotas, aumentou a dependência da população, e do mercado como um todo, por tecnologias.

No entanto, também se entendeu que o uso intenso do ambiente digital e de seus recursos cobra seu preço. Com a sustentabilidade digital, é possível que as empresas protejam o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo.

Para as empresas, a digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo, tudo dentro dos limites do meio ambiente e seguindo o direcionamento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

Com essa perspectiva, cada vez mais empresas buscam a sustentabilidade digital para:

  • Usar tecnologia digital para reduzir custos, otimizar as operações de negócios e minimizar o impacto ambiental negativo.
  • Gerar novos fluxos de receita e ter um efeito positivo na sociedade, desenvolvendo novos modelos de negócios disruptivos e transformadores ou propostas de valor.
  • Usar tecnologia de ponta, como IA, ML, Blockchain e realidade aumentada para facilitar novos modelos de negócios e propostas de valor que possam atender às necessidades globais de maneiras radicalmente diferentes e sustentáveis.

Mas como a sua empresa pode começar a desenvolver uma cultura de sustentabilidade digital que favorece os negócios e contribui com o meio ambiente? Seguem cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital:

1 - Otimize as operações internas

Busque informações de vários departamentos sobre quais aspectos que a tecnologia pode melhorar e onde existem falhas ambientais atuais.

2 - Abrace o trabalho remoto

Reuniões virtuais e plataformas de comunicação digital demonstraram seu valor na redução dos custos de deslocamento, viagens de negócios e manutenção de espaços físicos de escritório.

Como prática de negócios sustentável, o trabalho remoto deve ser uma prioridade — mesmo após a pandemia.

3 - Escolha tecnologias com foco em eficiência energética

Vários elementos de infraestrutura, como servidores de dados, exigem quantidades significativas de energia para realizar seu trabalho.

Para evitar frustrar seus próprios esforços por meio do consumo excessivo, escolha ferramentas projetadas para eficiência energética e forme parcerias com fornecedores que usam fontes renováveis e são certificados em gestão ambiental.

4 - Gerencie seus recursos de forma eficaz

Para implementar efetivamente as iniciativas de sustentabilidade, as organizações precisam integrar informações e processos de todas as funções de negócios sustentáveis em um banco de dados consolidado, a partir do qual podem ser monitorados e gerenciados.

Um sistema como o ERP permite que as empresas centralizem todas as atividades de negócios em um único sistema para que possam acompanhar seu desempenho, incluindo os indicadores de sustentabilidade.

5 - Desenvolva parcerias estratégicas

Parceiros da cadeia de suprimentos, fornecedores de hardware e provedores de software, como serviço (SaaS), podem ajudar a fornecer os recursos, experiência e infraestrutura para apoiar seus esforços de sustentabilidade digital.

Escolha aqueles que já engajam, preocupam-se e investem na questão sustentável, para assegurar que todo seu supply chain se alinhe aos seus objetivos.

Compartilhar:

Autoria

Fábio Trimarco

Fábio Trimarco é diretor de conformidade e qualidade da Ascenty.

Artigos relacionados

Imagem de capa Mais um risco para a saúde: metas sem propósito

Sustentabilidade

24 Dezembro | 2023

Mais um risco para a saúde: metas sem propósito

Pesquisa global do Gartner revela que 70% das empresas têm metas e KPIs inúteis – “metas-bullshit”, como as denominou um livro. O problema é que a suposta “performance” vem com uma série de efeitos colaterais, sendo tudo menos sustentável

Lisia Prado

3 min de leitura

Imagem de capa Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

Sustentabilidade

01 Maio | 2023

Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

É possível proteger o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo. A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo

Fábio Trimarco

4 min de leitura

Imagem de capa A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

Sustentabilidade

29 Novembro | 2022

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios

Marcela Flores

3 min de leitura

Imagem de capa COP 27 e o custo real da moda

Sustentabilidade

16 Novembro | 2022

COP 27 e o custo real da moda

O assunto é urgente e é preciso que todos os setores minimizem seus rastros no meio ambiente

Guilherme Weege

3 min de leitura

Imagem de capa Como mostrar às pessoas que pequenas ações importam

Sustentabilidade

13 Outubro | 2022

Como mostrar às pessoas que pequenas ações importam

Engajamento e meio ambiente devem caminhar juntos. Mas nem sempre é fácil enxergar um problema no “macro”

Candice Pascoal

2 min de leitura