fb-embed

Saúde mental

8 min de leitura

Apenas falar de saúde mental não é o suficiente

É preciso conscientização e engajamento, tanto dos gestores quanto dos funcionários

28 de Janeiro

Compartilhar:
Artigo Apenas falar de saúde mental não é o suficiente

Apesar de muitas empresas e líderes já possuírem o conhecimento da importância da saúde mental na vida dos funcionários, nem sempre ela sai do discurso e chega na prática. Por isso, neste artigo vamos abordar como tratar adequadamente do tema e trazê-lo de vez para dentro de sua organização. 

A importância no cuidado com a saúde mental dos colaboradores

O cuidado com a saúde mental é de extrema importância para garantir o pleno potencial dos colaboradores. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde, ela é um dos aspectos da saúde que compõem a capacidade do indivíduo de se relacionar, estudar, trabalhar e outras diversas atividades.

A saúde mental é definida como um estado de bem estar no qual cada indivíduo atinge o seu potencial, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de fazer contribuições para sua comunidade. Assim, uma pessoa com a saúde mental em dia é capaz de pensar e agir com autonomia, consegue encontrar prazer e felicidade na vida e é capaz de manter relações sociais saudáveis com familiares e amigos. 

Em contramão, ao enfrentar desafios de saúde mental, o indivíduo pode experienciar uma série de dificuldades. Entre elas está o comprometimento de suas capacidades mentais, levando não apenas a uma diminuição ampla do seu bem-estar, mas também das pessoas com quem se relaciona, além de uma queda considerável em sua motivação e produtividade. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental em todo o mundo.

Saúde mental na pandemia 

Se antes da pandemia do novo coronavírus as necessidades de saúde mental já eram altas, agora elas estão ainda mais incontestáveis. Em janeiro de 2020, no mais importante evento do Fórum Econômico Mundial, Davos 2020, a mensagem foi clara: é hora de investir na saúde mental. Semanas depois, a importância da mensagem ficaria ainda mais evidente com a chegada da pandemia. 

À medida que o vírus se espalhou pelo mundo, ele trouxe consigo medo e preocupação, principalmente em grupos mais vulneráveis como idosos e pessoas com problemas respiratórios. Por exemplo, a OMS afirma que o principal impacto psicológico da pandemia foram as taxas elevadas de estresse ou ansiedade. E conforme novas medidas como a quarentena foram introduzidas na vida dos trabalhadores, os níveis de solidão, depressão, uso nocivo de álcool e drogas e automutilação ou comportamento suicida possuem uma tendência a aumentar.

Dessa maneira, para além de evitar a contaminação pelo vírus, as empresas precisaram encontrar medidas concretas e efetivas para proporcionar um bem-estar emocional aos colaboradores em um período tão desafiador, cujas implicações são preocupantes para a saúde individual e coletiva como um todo. 

O apoio das empresas na saúde mental dos colaboradores

Nesse processo, ficou claro que apenas realizar programas de ergonomia não eram suficientes. Em outras palavras, além da saúde física, a empresa também é responsável pela saúde mental dos seus empregados durante o horário de trabalho.

Ações de conscientização, tais como palestras sobre assuntos de saúde mental, treinamentos para gestores ou recursos de psicoeducação são ferramentas importantes para abrir o diálogo e começar essa jornada de cuidado integral. Porém, é preciso tomar medidas práticas e concretizar essas ideias e insights em um segundo passo. Em suma, é preciso conscientização e engajamento, tanto dos gestores quanto dos funcionários. 

Em contrapartida, quando isso não ocorre, os resultados podem ser extremamente desfavoráveis. Pesquisas apontam que um ambiente de trabalho estressante pode gerar mal-estar, tensão, estresse psicológico e outros distúrbios físicos como a hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios gastrointestinais, diabetes, além de distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade. 

O estresse no ambiente de trabalho, por exemplo, pode advir de diversas fontes. Desde uma sobrecarga, à falta de autonomia e reconhecimento, problemas de relacionamento interpessoal entre funcionários, entre diversas outras questões. E tem mais: uma análise recente do Fórum Econômico Mundial estimou que o impacto global cumulativo dos transtornos mentais em termos de produção econômica perdida chegará a cerca de 16 trilhões nos próximos 20 anos. 

Investimentos na saúde mental são importantes

Promover e assegurar a saúde mental quanto à prevenção e tratamento de doenças ou transtornos mentais é o investimento mais importante a se fazer atualmente. Dessa maneira, é evidente a necessidade de investimentos na área para todos os colaboradores. Principalmente com o impacto adicional da Covid-19, tanto nos níveis de estresse e ansiedade, quanto na dificuldade do acesso a cuidados de saúde mental de qualidade. 

Afinal, quando um funcionário está em sofrimento, o seu trabalho também é impactado. Por exemplo, estima-se que 172 milhões de dias de trabalho sejam perdidos devido à depressão a cada ano. Estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental agravam esse problema, deixando as pessoas menos engajadas, focadas e produtivas. Isso mostra que empresas e instituições que não estão colocando o tema da saúde mental em seu devido lugar de importância estão pondo em risco a saúde do seu próprio negócio.

Por outro lado, ao investir na saúde mental dos colaboradores, os resultados são extremamente positivos. Afinal, gestores podem criar um ambiente de trabalho mais saudável e melhorar o desenvolvimento pessoal e a produtividade de seus colaboradores. E mais: segundo a OMS, cada real de investimento no tratamento para depressão e ansiedade no trabalho resulta em 4 reais de retorno devido à uma melhor saúde e habilidade de trabalhar. 

Não são apenas os gestores, líderes ou o departamento de RH, que podem tomar atitudes para mostrar a importância deste investimento no bem-estar da organização, mas sim, todos os colaboradores podem contribuir de alguma forma.

Cases de sucesso de saúde mental nas empresas

Segundo mapeamento realizado por mestrandos da Universidade de São Paulo junto ao Instituto Capitalismo Consciente, negócios que possuem projetos de bem estar têm mais engajamento de todo o corpo de funcionários e de quebra, ainda possuem uma maior fidelidade dos clientes. O que gera até duas vezes mais rentabilidade para a empresa.

Um exemplo de uma empresa que adotou medidas efetivas de saúde mental para os seus colaboradores no período de quarentena foi a South System. A empresa especializada em soluções de TI contratou o nosso serviço para fazer a gestão mental de seus colaboradores e teve bons resultados no bem estar emocional da equipe. 

“O uso do app da Vitalk me ajuda diariamente com o foco e motivação (e Viki é uma graça!). Logo antes de iniciar a pandemia também mudei de cidade e acabei não frequentando mais a psicóloga que me acompanhava até então, e o fato de ter um(a) psicólogo(a) à disposição 24hs com certeza fez toda a diferença nesse momento atípico em que vivemos”, afirmou a Business Partner da South System em depoimento.

Relatos como esse evidenciam que é possível proporcionar um bem estar emocional para a equipe mesmo em um momento como o que vivemos. No entanto, isso não deve ser feito da boca para fora. Inclusive, para que o cuidado aconteça de maneira efetiva, ele precisa ser integral. Ou seja, é preciso levar em consideração o ambiente profissional e pessoal que cada colaborador está inserido, além de fornecer condições para que ele exerça seu trabalho da melhor forma.

A Vitalk oferece um serviço que ajuda a fazer a gestão emocional de todos colaboradores garantindo um ambiente de trabalho mais saudável.

Afinal, os benefícios de uma equipe com o seu bem estar assegurado são imensos, principalmente em termos de eficiência. Como apontou estudo da Future Workplace, onde 67% dos entrevistados afirmou serem mais eficientes em locais em que exista a promoção de uma atmosfera saudável de trabalho. Por isso, para te ajudar a engajar no tema de saúde mental de vez e trazer o tema para dentro da sua empresa, separamos algumas dicas de como fazer isso: 

Fale abertamente sobre o tema

O primeiro passo para quebrar tabus e aproximar o tema é justamente falando sobre. O debate sem preconceitos e com uma escuta ativa ajuda a normalizar as questões de saúde mental. 

Pesquise sobre o tema e traga informação de qualidade 

Para falar sobre o tema de uma forma correta é necessário estar munido/a de informações de qualidade. Ler sobre o assunto e procurar entender melhor é imprescindível para combater quaisquer desinformações ou tabus que possam surgir. 

Invista em saúde mental

Como já mencionamos anteriormente, existe um impacto bem positivo em ambientes de trabalho e na qualidade do trabalho produzido por empresas que investem em saúde mental. Afinal, essa é uma maneira de perceber sua equipe de uma forma mais valorosa e empática, o que refletirá na forma como os colaboradores percebem sua empresa.

Foque na prevenção

A prevenção é sempre o melhor cuidado. Antes que o problema bata na porta, tenha um plano de ação para identificar possíveis problemas e qual será o suporte dado para quem precisar.

Em suma, não basta apenas reconhecer que existe um problema. É preciso tomar atitudes enérgicas para trazer de fato um conforto emocional para os colaboradores. Assim, conte com a Vitalk em 2021 para continuar trazendo conteúdos informativos, de qualidade e te ajudar a fazer a gestão emocional dos seus colaboradores de uma forma integral! Clique aqui e conheça melhor os serviços da Vitalk e a experiência de cuidado com a saúde emocional para as empresas.

A Vitalk também acredita que uma das formas de criar um ambiente corporativo mais saudável é a partir de um olhar diferenciado para as suas lideranças. Afinal, liderar não requer somente habilidades técnicas e líderes impactam diretamente na saúde mental e produtividade de seus times. 

Líder que Sabe Lidar, um bate-papo com lideranças preocupadas com a saúde mental dos seus colaboradores

Convidamos você para assistir ao bate-papo Líder que Sabe Lidar e escutar o que grandes lideranças da Magazine Luiza, da 99 Jobs, da Exame, da TransEmpregos e da Vitalk acreditam e estão também aprendendo sobre o tema. O papo acontecerá dia 02 de fevereiro, terça-feira, às 18h30. Clique aqui e faça sua inscrição.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, acesse o nosso dossiê Saúde mental nas empresas.

Compartilhar:

Autoria

Artigos relacionados

Imagem de capa Empresa preocupada com saúde é mais valorizada pelos colaboradores

Saúde mental

23 Novembro | 2023

Empresa preocupada com saúde é mais valorizada pelos colaboradores

Ter a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores causa impacto não só no engajamento e na produtividade, mas também reduz o turnover e, consequentemente, melhora os resultados do negócio. Mas há desafios

Sandra Regina da Silva

4 min de leitura

Imagem de capa O fardo invisível da síndrome do impostor

Saúde mental

17 Novembro | 2023

O fardo invisível da síndrome do impostor

A percepção distorcida da pessoa que sofre com a síndrome do impostor pode criar uma série de desafios no ambiente de trabalho, como o esquivamento de oportunidades de promoção ou projetos desafiadores. Além de impactar no bem-estar emocional

Virginia Planet

3 min de leitura

Imagem de capa Transtorno de ansiedade também é uma batalha das empresas

Saúde mental

18 Outubro | 2023

Transtorno de ansiedade também é uma batalha das empresas

O Brasil é o País mais ansioso do mundo e esse título está assombrando o mundo corporativo. As organizações precisam encontrar seu papel no combate à ansiedade entre os seus colaboradores, começando pela adoção de uma gestão humanizada

Silvia Tomaz

4 min de leitura

Imagem de capa É saudável estar bem adaptado a um modo de trabalho doente?

Saúde mental

11 Outubro | 2023

É saudável estar bem adaptado a um modo de trabalho doente?

Não pode ser um sinal de saúde mental estar habituado a um ambiente adoecido. O RH tem uma missão de olhar atentamente para os colaboradores e as condições de trabalho

Pedro Martins e Jacqueline Resch

3 min de leitura

Imagem de capa Como manter  a boa saúde mental do líder e dos liderados?

Saúde mental

28 Agosto | 2023

Como manter a boa saúde mental do líder e dos liderados?

Líderes podem enfrentar desafios na gestão do próprio estresse ao priorizar apenas a saúde mental dos seus liderados. Mas é possível trabalhar em benefício próprio, assim como de seus colaboradores

Lisia Prado

3 min de leitura

Imagem de capa Healthtechs de saúde mental criam ambientes de trabalho mais saudáveis nas startups

Saúde mental

24 Agosto | 2023

Healthtechs de saúde mental criam ambientes de trabalho mais saudáveis nas startups

Empresas devem reconhecer nas plataformas de saúde mental a possibilidade de construir, em conjunto, uma cultura mais saudável capaz de apoiar, engajar e inspirar os colaboradores

Rodrigo Roncaglio

3 min de leitura