fb-embed

Inovação

2 min de leitura

Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais

Rayff Machado

29 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A atuação jurídica é algo que vai muito além das questões legais e processuais. É uma atividade que envolve a tratativa com pessoas, suas emoções, necessidades, preocupações e angústias.

Nesse contexto, uma abordagem humanizada na relação com o cliente se apresenta como um diferencial essencial, que não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também contribui significativamente para o sucesso do caso.

Para ilustrar o tema, gosto de mencionar um caso em que atuei assessorando os infoprodutores e influencers digitais Paulo Cuenca e Danielle Noce.

A situação envolvia a assinatura de uma escritura de compra e venda que precisava de um suporte jurídico em tempo recorde. Lembro de ouvir o Paulo Cuenca explicando que esse prazo apertado para a concretização do negócio envolvia uma crença da sua esposa, Danielle Noce, a respeito do alinhamento cósmico e energia dos astros.

O relato foi feito com certo receio por se tratar de uma situação que não é compreendida pela maioria das pessoas. Entretanto, logo mencionei que entendia completamente e que havia alterado a data de nascimento da minha filha justamente por acreditar em numerologia e por intuir que não era o melhor momento para vivenciar esse acontecimento.

Dessa forma, de maneira genuína pude criar rapport, ou seja, estabeleci uma conexão com o casal e me comprometi com a conclusão do trabalho dentro do prazo solicitado, o que tranquilizou a ambos após nossa conversa.

Com o diálogo que tivemos, ficou nítida a satisfação manifestada por eles, ao terem sido acolhidos e em momento nenhum julgados. Além disso, foram ajustadas as particularidades da prestação de serviços de modo que se sentissem seguros e tranquilos com o suporte jurídico oferecido.

Uma abordagem humanizada na advocacia consiste em tratar os clientes não apenas como meros casos ou números em uma planilha, mas como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. Isso envolve ouvir atentamente, mostrar empatia e compreender as questões emocionais que muitas vezes estão subjacentes aos problemas legais.

A confiança é a base de qualquer relacionamento, e no contexto jurídico não é diferente. Quando os clientes sentem que estão sendo ouvidos e compreendidos, tendem a confiar no trabalho do advogado e em suas orientações. Sendo assim, permite que o profissional construa uma atuação mais sólida e estratégica.

Algo essencial nesse relacionamento é a clareza e transparência na comunicação entre o profissional e cliente. Importante evitar os jargões jurídicos complicados e se esforçar para explicar as questões jurídicas de maneira mais compreensível para o cliente.

A humanização da relação advogado-cliente transcende o âmbito jurídico e se baseia em valores de empatia, compreensão e respeito mútuo. Tratar os clientes com esse cuidado, não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também resulta em benefícios tangíveis para o sucesso do caso e a satisfação de todos os envolvidos.

Em um mundo cada vez mais complexo e impessoal, a advocacia humanizada se destaca como uma prática essencial para o futuro da atuação jurídica.

Compartilhar:

Autoria

Rayff Machado

Rayff Machado é advogada, sócia e CEO do escritório Machado & Pereira Advogados, sócia-fundadora da empresa Aton Office Escritórios Compartilhados e do TCA - Tribunal de Conciliação e Arbitragem Internacional.

Artigos relacionados

Imagem de capa Sem governança, nada prospera (nem inovação)Assinante

Inovação

29 Dezembro | 2023

Sem governança, nada prospera (nem inovação)

Governança é o mecanismo de equilíbrio e estabilidade de uma organização, direcionador de sua performance como um todo e, assim, do alcance de seus objetivos. Fazendo uma alegoria, ela é o hardware sem o qual nada roda – nem o grande motor de crescimento atual, que é a inovação, nem os boosters listados neste Dossiê. Este artigo ajuda a entender por que a governança é uma espécie de “superbooster”, hors concours, e como ela funciona.

Claudinei Elias
Imagem de capa Um framework de transformaçãoAssinante

Inovação

29 Dezembro | 2023

Um framework de transformação

Todas as empresas e lideranças dos dias atuais têm de fazer mudanças – várias, às vezes em sequências sem intervalos ou até ao mesmo tempo. A sensação sempre é algo como colocar um avião no ar sem ter sido ensinado a pilotar; para inspirar pessoas e movimentos, aprende-se a mexer nos botões em pleno voo. Ter um framework para mudar é um booster.

Daniel Martin Ely
Imagem de capa 2023 foi caótico – e 2024 também seráAssinante

Inovação

29 Dezembro | 2023

2023 foi caótico – e 2024 também será

Se você fizesse um post-mortem do ano que se encerrou, não só do seu ano mas em geral, enxergaria os altos e baixos – e veria que não é diferente de outros anos

Ellen Kiss
Imagem de capa Nordeste à frente em inovação no País

Inovação

07 Novembro | 2023

Nordeste à frente em inovação no País

A região nordestina do Brasil tem algumas vantagens competitivas em comparação às outras regiões do País, como custos operacionais reduzidos. Sem perder a qualidade. Além de muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento

Diogo Catão

2 min de leitura

Imagem de capa Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

Inovação

29 Agosto | 2023

Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais

Rayff Machado

2 min de leitura