fb-embed

Estratégia e execução

4 min de leitura

Tomando decisões difíceis

Lidar com escolhas complexas é inevitável, mas algumas ferramentas e ações podem ajudar no processo de tomada de decisão

Colunista Luciano Santos

Luciano Santos

08 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Tomando decisões difíceis

Esses dias realizei uma sessão de mentoria para uma profissional jovem e muito talentosa. Depois de investir anos fazendo a graduação e iniciar o mestrado em uma área específica, ela percebeu que estava no caminho errado. 

Os estágios e o pouco tempo que trabalhou no segmento foram suficientes para ela concluir que ali não era o lugar que queria construir e viver sua carreira. Durante nosso bate-papo, ela mostrou ainda mais desconforto sobre o fato de estar no meio de um mestrado dessa mesma área. 

Ela pensou em desistir, mas toda vez que comentava isso com algum familiar ou amigo a resposta era a mesma: “ah, mas você vai perder todo o ano que já investiu no mestrado? É melhor terminar”.

Será que é mesmo? O meu papel como mentor não é de dizer o que as pessoas têm ou não que fazer, mas ajudá-las a expandir suas perspectivas e considerar outros ângulos sobre uma determinada questão. A minha resposta para o depoimento dela foi a seguinte: “você perdeu um ano, ou vai perder dois se continuar a fazer algo que não gosta?”

Ela ficou um pouco mexida com meu comentário e contou que já pensou em desistir muitas vezes, mas tem medo de tomar uma decisão errada, medo de decepcionar as pessoas ao redor, medo de como vai contar para os pais e se aquela é mesmo a melhor decisão.

Na vida, vamos ter que tomar muitas decisões difíceis (saudades de ser criança, né minha filha?), não tem jeito. Já que esse é o destino inevitável de todos nós, temos que aprender a lidar com ele da melhor forma possível. Eu resolvi então compartilhar com ela e vocês o meu processo para tomar decisões difíceis, que pode ajudar a ter um olhar mais amplo sobre nossas decisões.

Coloque os prós e contras em uma folha de papel 

Algo que gosto de fazer é um exercício simples, principalmente quando a resposta é sim ou não ou algo binário. Eu pego uma folha de papel, coloco a questão no topo da página, traço uma linha no meio para formar duas colunas e coloco 'Pros' de um lado e 'Contras' do outro. 

Faço então uma profunda reflexão sobre o assunto e preencho com tudo que me vem à cabeça, com o que as pessoas me falaram, com o que pesquisei e qualquer outra forma de obter os cenários possíveis. 

Depois disso, coloco tudo que escrevi em uma gaveta (real ou virtual) e releio um ou dois dias depois para complementar. Esse exercício, apesar de simples, é muito poderoso para ampliar o nosso olhar sobre o tema e suas repercussões.

Converse com um amigo

A nossa postura para questões que nos afetam pode ser muito enviesada com o que queremos, sabemos e nossa história de vida. Ter a opinião de um “terceiro” pode nos fazer considerar cenários ou situações que não conseguiríamos sozinhos.

O simples fato de narrar o que te incomoda já é em si poderoso e algo que pode nos trazer novas ideias e perspectivas, ainda mais com alguém que confiamos comentando e compartilhando o que acha e faria. 

Contudo, cuidado: a decisão sobre a nossa vida é nossa, de mais ninguém. Nunca a terceirize. Pegue tudo que foi conversado, jogue no seu filtro e use apenas o que achar que pode ser útil.

Tenha um mentor 

Todos na vida deveriam ter um mentor. Eu tive o privilégio de ter vários no meu caminho profissional, e tenho muitos que se tornaram amigos e pessoas que eu, de tempos em tempos, recorro para arejar a cabeça, ter novas ideias e, assunto deste artigo, tomar decisões importantes.

Um mentor não tem que ser um ancião que medita no topo de uma floresta ou um CEO de uma empresa gigante. Ele pode ser qualquer um que tenha experiência e você confia, um colega de trabalho, um ex-líder, um professor, alguém do seu círculo de amigos ou um profissional contratado.

Hoje em dia temos sites que disponibilizam mentores feras para papos por hora a preços que variam bastante (deem uma olhada, por exemplo, no MeetHub). Ter um olhar experiente para nossas questões é extremamente rico.

Espero que o meu processo para tomada de decisões, seja pelo exercício, a conversa com um amigo ou o trabalho com um mentor, possa inspirar e ajudar todos a tomarem melhores decisões para as coisas importantes da sua vida. Boa escolha.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Luciano Santos

Luciano Santos

Luciano Santos

Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Artigos relacionados

Imagem de capa Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

Estratégia e execução

24 Dezembro | 2023

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

6 min de leitura

Imagem de capa OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

Estratégia e execução

29 Novembro | 2023

OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios

Italo Nogueira De Moro

4 min de leitura

Imagem de capa Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Estratégia e execução

18 Agosto | 2023

Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Ferramenta estratégica pode ser explorada em benefício da empresa, sendo uma forma de sair na frente da concorrência e de manter a organização por dentro das mudanças e movimentações do mercado

Candice Pascoal

2 min de leitura

Imagem de capa Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Estratégia e execução

17 Agosto | 2023

Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Para garantir o desenvolvimento da empresa no longo prazo, algumas práticas podem otimizar processos dos mais rotineiros aos mais estratégicos, economizar tempo e recursos, além de permitir que os times se concentrem em atividades e planejamentos mais técnicos

Marcos Salles

4 min de leitura

Imagem de capa Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Estratégia e execução

30 Junho | 2023

Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Por meio dessa métrica de “pontuação de saúde”, é possível analisar a satisfação de cada franqueado em fazer parte da rede - e, assim, elencar pontos de melhoria que contribuam para a tomada de decisões mais estratégicas

Guilherme Reitz

4 min de leitura

Imagem de capa Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

Estratégia e execução

22 Junho | 2023

Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

A aplicação da lógica e da mecânica dos jogos no trabalho híbrido aumenta o engajamento dos participantes e ajuda a tornar as atividades mais leves e lúdicas, além de ser uma forma de incentivo para o colaborador ir ao escritório

Mário Verdi

4 min de leitura