fb-embed

Desenvolvimento pessoal

3 min de leitura

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos

Mariana Rhormens

27 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Soft skills para profissionais de marketing

Quando começamos nossa carreira - momento em que não temos experiências e cabelos brancos suficientes para contarmos boas histórias - as hard skills, ou habilidades técnicas, assumem um papel relevante em nossas vidas.

Depois, já no mercado, é no desenvolvimento das soft skills, conhecidas também como habilidades comportamentais, que recaem as nossas expectativas de desenvolvimento. Depois de anos atuando na área de marketing, consegui notar quais são as mais relevantes para a cadeira que ocupo. 

Um pouco de contexto

Ao longo do tempo, das diferentes experiências, conquistas e desafios, vamos desenvolvendo e aperfeiçoando nossas soft skills que, por serem intangíveis, não podem ser comprovadas por certificações. 

A habilidade de se comunicar de forma assertiva e persuasiva, a mobilização de pessoas para atingir um objetivo comum, liderança, ética, pró atividade, empatia, flexibilidade, curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas são bons exemplos de soft skills. 

É por meio dessas habilidades que muitas vezes conseguimos nos diferenciar, não apenas no trabalho, mas também na forma de lidar e encarar muitas coisas em nossas vidas.

Atualmente no mundo complexo e diverso em que vivemos, um profissional considerado completo é aquele que consegue balancear hard e soft skills, combinando conhecimento técnico e habilidades intangíveis para fazer suas entregas. 

Mundo do marketing

Assim como qualquer outro profissional, as pessoas que escolhem a carreira de marketing precisam estar em constante evolução, aprendendo e se desenvolvendo, para dar conta dos novos desafios. Entretanto, como nosso tempo será sempre menor do que as nossas pendências, sugiro aqui uma short list de soft skills que entendo serem essenciais para a nossa área.

1. Empatia 

Conseguir se colocar no lugar do outro para entender como o outro pensa e como poderia reagir, entendendo as consequências que sua mensagem pode gerar. Isso é fundamental em atividades como lançamento de produtos, estabelecimento de parcerias, ativações de marca e até mesmo no posicionamento de preços e estratégia de distribuição. 

2. Resiliência / 3. Adaptabilidade 

Lembra dos planos que você fez para 2020? Planejamento anual da empresa, da marca, eventos, comunicação, lançamentos, viagens, cursos, projeções de mercado, entre muitas outras coisas? De repente a pandemia mudou prioridades na vida das pessoas, alterando também hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. 

As empresas e profissionais que se destacaram neste momento foram aqueles que rapidamente conseguiram entender as novas necessidades e agir com base nisso, mudando processos, investimentos, prioridades e, sempre, trazendo seu consumidor para o centro do processo.

4. Coachability

Essa capacidade de melhorar sua performance a partir de um feedback recebido pode fazer muita diferença na vida de um profissional de marketing. Até porque estes feedbacks podem vir do mercado, a partir de um teste que tenha dado errado. 

Encarar de forma positiva o constante test and learn é importante para entender como atingir melhores resultados. O grande diferencial é conseguir reconhecer os erros e aprender com eles, corrigindo-os rapidamente. O grande erro será cometer os mesmos erros pela segunda vez.

5. Data literacy

O quão letrado em dados você é? Dados, mensuração e performance são o nome do jogo no século XXI, e exige dos profissionais uma mistura interessante entre hard e soft skills. 

Antes de investir é fundamental ter a habilidade de analisar o contexto, traçar com clareza seu objetivo, sua estratégia, como executará suas iniciativas e, acima de tudo, os resultados que você almeja atingir. Desta forma, conseguirá analisar se, com a estratégia desenhada e com o investimento realizado você atingiu o resultado necessário. A partir do Go Live, o monitoramento constante permitirá corrigir rotas rapidamente para buscar maior retorno do seu investimento. 

Para sermos relevantes e entregarmos resultados diferenciados e consistentes, nosso grande desafio é a busca incansável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas, acima de tudo, das comportamentais. 

Vale destacar que o comportamento humano não é imutável e seu desenvolvimento pode garantir pessoas mais motivadas, comprometidas, equilibradas e, portanto, mais eficientes em suas entregas, além de criar um clima organizacional adequado e harmônico.

Compartilhar:

Autoria

Mariana Rhormens

Mãe de duas meninas, casada e marketeira. Formada em administração e marketing pela ESAMC com MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Mari Rhormens, como prefere ser chamada, tem mais de 18 anos de experiência profissional na área, sendo oito deles vividos com a marca Havaianas. Antes disso teve também uma longa passagem pela Whirlpool, onde atuou por nove anos de forma apaixonada com as marcas Brastemp e Consul. Atualmente é Head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil, maior mercado de Havaianas no mundo, e também da marca Dupé.

Artigos relacionados

Imagem de capa Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Desenvolvimento pessoal

27 Junho | 2023

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Rachel Filipov

6 min de leitura

Imagem de capa A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Desenvolvimento pessoal

16 Junho | 2023

A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Saia do piloto automático, se questione e mude o paradigma sobre si mesmo. É fundamental atuar no autoconhecimento para que a inovação comportamental e emocional aconteça

Heloísa Capelas

4 min de leitura

Imagem de capa Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

13 Junho | 2023

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo

Glaucimar Peticov

2 min de leitura

Imagem de capa Valorize a sua capacidade de aprender

Desenvolvimento pessoal

06 Junho | 2023

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio

Maicon Dias

3 min de leitura

Imagem de capa Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

23 Março | 2023

Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Vida só existe uma. E o trabalho se insere nela, não ao contrário. Alinhe seus critérios de sucesso profissional e valores pessoais para facilitar nas tomadas de decisão

Antonio Werneck

4 min de leitura

Imagem de capa Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Desenvolvimento pessoal

13 Março | 2023

Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Para viver melhor com você mesmo e com as outras pessoas, seja no trabalho com colegas ou em casa com a família, comece a desenvolver e praticar a autoconsciência sobre suas emoções

Virginia Planet

4 min de leitura