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Desenvolvimento pessoal

2 min de leitura

Seja eficaz com a geração Z

22 de Maio

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Artigo Seja eficaz com a geração Z

Na HSM Management nº 131, você leu sobre a chegada da geração Z ao mercado de trabalho. Segundo especialistas, os nascidos de 2000 para cá mudam as características do trabalho de nível de entrada nas empresas. A consultoria Deloitte estruturou uma série de sugestões para que as empresas se preparem para receber a geração Z de forma efetiva.

EXPERIÊNCIA OFERECIDA

POSTURA TRADICIONAL

NOVA POSTURA

COMO CRIAR UMA NOVA EXPERIÊNCIA

RECRUTAMENTO

  • Nas universidades, para papéis específicos;
  • Processo de contratação com foco em capacidade técnica e experiência anterior;
  • Anúncios de emprego;
  • Ajuda de headhunters para localizar candidatos.

  • Foco em uma gama mais ampla de habilidades, incluindo aquelas que fazem parte de um perfi l “STEMpathetic”, que alia a capacidade técnica e a empatia social;

  • Abertura para atrair e avaliar candidatos de modos novos.

  • Simulações de trabalho que possibilitam a experimentação e envolvem trabalhar em parceria para resolver tarefas com características altamente cognitivas;

  • Contratar com base em aspectos técnicos e cognitivos, priorizando as habilidades necessárias para o papel a desempenhar e para futuros papéis.

ATRIBUIÇÕES E ROTAÇÃO

  • Progressão profissional linear;
  • Abertura crescente a oportunidades de crescimento lateral, dentro da própria organização.

  • Desejo de mobilidade, experiências diversificadas e mesmo globais;

  • Compreensão das capacidades requeridas por meio de dados objetivos;
  • Oportunidades por meio  de recrutamento interno e parceiros de ecossistema.

  • Definir cuidadosamente o conjunto desejado de experiências de carreira no nível de entrada;

  • Criar uma rede interna de colaboração que possibilite aos funcionários do nível de entrada trabalhar em pequenos projetos e vivenciar experiências multifuncionais e até mesmo globais.

DESENVOLVIMENTO FORMAL

  • Mix de modalidades, com foco primordial no e-learning e nas aulas  presenciais;
  • Foco no desenvolvimento técnico para profissionais juniores.

  • Mix de modalidades, inclusive novos formatos experimentais, como estudos de caso;

  • Aceleração do desenvolvimento de habilidades “soft”;
  • Conhecimento tácito transmitido por meio de aprendizado direto.

  • Tecnologias de simulação e gamificação ajudam a desenvolver habilidades soft desde cedo, nos treinametos  de integração;

  • Ampliar o acesso a recursos  de nano-learning por demanda.

DESENVOLVIMENTO INFORMAL

  • Mentoria inconstante e aprendizado on-the-job.

  • Componente esperado para desenvolver papéis seniores.

  •  Criar mecanismos para transferir conhecimento tácito e experiência ;

  • Contato dos funcionários de nível de entrada com grande variedade de líderes sêniores.

CULTURA

  • Flexibilidade e programas de bem-estar são vistos como desejáveis;
  • Abertura e transparência.

  • Abertura e transparência;

  • Valorização da flexibilidade e do bem-estar.

  •  Fazer das folgas, da licença  para a família e dos programas  de bem-estar parte dos pacotes essenciais de benefícios;

  • Estimular a liderança a criar plataformas de comunicação abertas e transparentes e praticar a interação com os funcionários de nível de entrada.
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