fb-embed

Transformação Digital

4 min de leitura

Principais tendências tecnológicas de 2024 que serão discutidas no SXSW 2024

Nossa correspondente em Austin, Poliana Abreu, trouxe os principais insights desta 1ª manhã de SXSW 2024

Colunista Poliana Abreu

Poliana Abreu

08 de Março

Compartilhar:
Artigo Principais tendências tecnológicas de 2024 que serão discutidas no SXSW 2024

No mundo em rápida transformação da tecnologia, a sessão da manhã do primeiro dia de SXSW 2024 mostrou que está pronto para reunir mentes brilhantes e visionárias para discutir as últimas tendências que moldarão o futuro.

Ferramentas generativas, que produzem texto, imagens e vídeos a partir de prompts, estão revolucionando a indústria tecnológica, fazem parte desta construção. Porém, há muito mais do que isso que a Inteligência Artificial ainda prospectará: a preocupação ambiental está cada vez mais presente nestes festivais de inovação, pesquisas genéticas e transformando cada vez mais nossa capacidade de inteligência por computação e automação...

Para isso, neste primeiro dia fizemos um apanhado de 10 tendências para compreendermos o conteúdo que será discutido no SXSW:

IA Onipresente

Estamos entrando na era da IA. Centenas de milhões de pessoas interagiram diretamente com ferramentas generativas, como o ChatGPT, que produzem texto, imagens, vídeos e muito mais a partir de prompts. Sua popularidade reformulou a indústria de tecnologia, tornando a OpenAI um nome familiar e levando Google, Meta e Microsoft a investirem pesadamente na tecnologia.

Energia Solar

Este tipo de energia limpa está sendo rapidamente implantada em todo o mundo e é fundamental para os esforços globais de redução das emissões de carbono. Além disso, estamos começando a aprofundar as pesquisas nessa área, coisa que demorou anos para acontecer, afinal, a maioria da luz solar que atinge os painéis de hoje não está sendo convertida em eletricidade. Por isso, cada vez mais a luta é adicionar uma camada de pequenos cristais pode tornar os painéis solares mais eficientes e outras tecnologias relacionadas a pintura em paredes para que isso se torne cada vez mais palpável.

Realidade virtual

A Apple começará a enviar seu primeiro headset de realidade mista, o Vision Pro, este ano. Sua característica principal é o display de maior resolução já feito para um dispositivo desse tipo. Haverá um aplicativo fantástico? É cedo, mas a empresa mais valiosa do mundo fez uma aposta audaciosa de que a resposta será sim.


Medicamentos para perda de peso
O aumento global da obesidade foi chamado de epidemia pela Organização Mundial da Saúde. Medicamentos como Mounjaro e Wegovy estão entre as ferramentas mais poderosas que pacientes e médicos têm para tratá-la. Evidências sugerem que eles até podem proteger contra ataques cardíacos e derrames.

Sistemas geotérmicos aprimorados
A energia geotérmica é limpa, sempre disponível e virtualmente ilimitada. No entanto, devido a desafios de engenharia, mal arranhamos a superfície do que ela pode oferecer. Novas técnicas de perfuração, que cavam mais fundo e em lugares onde não podíamos antes, estão liberando mais calor da Terra para produzir energia limpa.

Chiplets – Semicondutores ou chips interligados entre si
Está se tornando extremamente difícil reduzir o tamanho dos transistores - a tendência que define a Lei de Moore e impulsionou o progresso na computação por décadas. Os engenheiros agora devem encontrar novas maneiras de tornar os computadores mais rápidos e eficientes. Os chiplets são pequenos chips especializados que podem ser interligados para fazer tudo o que um chip convencional faz e mais

O primeiro tratamento de edição genética
Novos tratamentos baseados em CRISPR estão em desenvolvimento há anos. Nas últimas semanas de 2023, um da Vertex se tornou o primeiro a obter aprovação regulatória tanto no Reino Unido quanto nos EUA por sua capacidade de curar a doença falciforme, uma condição potencialmente fatal. Não será o último.

Supercomputadores - Exaescala

Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar mais de um “exaflop” em cálculos (isso é um 1 seguido por 18 zeros). Novas máquinas que podem processar dados científicos a essas velocidades permitirão que os cientistas realizem simulações mais sofisticadas do clima, fissão nuclear, turbulência e muito mais.

Bomba de calor
Não se deixe enganar pelo nome. As bombas de calor são eletrodomésticos que podem tanto resfriar quanto aquecer edifícios, e uma adoção mais ampla poderia reduzir substancialmente as emissões. As vendas aumentaram em todo o mundo; nos EUA, elas superaram os fornos a gás pela primeira vez. Novos tipos que funcionam em temperaturas mais altas também poderiam ajudar a descarbonizar a indústria.

O fim do Twitter

Elon Musk comprou o site agora conhecido como X em 2022, e praticamente nada sobre ele tem sido o mesmo desde então. Ele demitiu a maioria dos funcionários e dispensou a moderação de conteúdo, afastando anunciantes e usuários. Agora, à medida que alternativas como Bluesky, Threads e outros ganham espaço, a praça central da cidade deu lugar a salas privadas. Será uma corrida interessante para acompanharmos.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Poliana Abreu

Poliana Abreu

Poliana Abreu

Poliana Abreu é Diretora de conteúdo da HSM e SingularityU Brazil. Graduada em relações internacionais e com MBA em gestão de negócios, se especializou em ESG, cultura organizacional e liderança. Tem mais de 12 anos no mercado de educação executiva. É mãe da Clara, apaixonada por conhecer e viver em culturas diferentes e compra mais livros do que consegue ler.

Artigos relacionados

Imagem de capa Blockchain e gestão pública: um match interessante

Transformação Digital

22 Abril | 2024

Blockchain e gestão pública: um match interessante

Você sabia que o uso de blockchain promove maior sustentabilidade e pode ajudar na redução do consumo de energia?

Matheus Laupman

5 min de leitura

Imagem de capa Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

Transformação Digital

21 Março | 2024

Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

Para mostrar e desvendar as dificuldades de pré-análise de uma questão, Alexandre Magno traz o Estuarine Mapping para transformar seus negócios

Alexandre Magno

4 min de leitura