fb-embed

Tecnologia e inovação

4 min de leitura

Inovação e desenvolvimento de novos negócios no Recife

Esforço conjunto de empresas, universidades e governo, o parque tecnológico Porto Digital tornou a capital pernambucana referência nacional em inovação

André Schröder

18 de Julho

Compartilhar:
Artigo Inovação e desenvolvimento de novos negócios no Recife

Recife é referência em inovação. A cidade ganhou o apelido de “Vale do Silício brasileiro” por abrigar um ecossistema fértil para o desenvolvimento de projetos disruptivos. O principal eixo desse esforço é o Porto Digital, um parque tecnológico aberto situado na área central da capital pernambucana, onde atuam 355 empresas e quase 15 mil colaboradores. O espaço faturou R$ 3,67 bilhões em 2021, firmando crescimento de 94% em três anos. Qual é o segredo do sucesso?

“O Porto Digital não é um projeto de professores universitários, nem de empresários, nem de governo. Na verdade, é um projeto de todos, com foco nas pessoas. E essa conjunção de gente querendo que a proposta dê certo é um grande diferencial”, disse Pierre Lucena, CEO do Porto Digital, um dos convidados do roadshow Experiência à brasileira: nossa cultura como berço para a inovação, promovido pela HSM Management em parceria com a Localiza.

Segundo o executivo, o parque nasceu há mais de duas décadas como forma de frear a fuga de cérebros. “Pernambuco forma muita gente boa, mas a turma ia embora em busca de oportunidades em outras regiões do país ou no exterior”, contou. Na época, havia o desejo de revitalizar o centro histórico do Recife, então surgiu a ideia de criar um hub de inovação e conhecimento na região, cumprindo dois propósitos distintos: requalificar uma parte importante da cidade e gerar oportunidades para a população.

Segredos do sucesso

A maior vantagem do Recife como espaço inovador é o capital humano, fruto de um núcleo universitário de alto nível na área de tecnologia, com 600 PHDs em atuação. Trabalhando nas empresas do Porto Digital, esses talentos passaram a trocar ideias, favorecendo a criação desse caldeirão de inovação.

“Você encontra muita gente nesse espaço, conversa com CEOs de outras companhias, de outras áreas”, relatou Rodrigo Paiva, diretor de tecnologia da startup Pickcells, de diagnóstico automatizado de doenças infecciosas, também presente no roadshow. “Trocar experiências, conhecer novos modelos de negócios e perceber tendências são fatores positivos desse tipo de ecossistema”, completou Marcelo Rodrigues, diretor de inovação e novos negócios da Amcham.

Apesar do ímpeto inovador e de ter se tornado referência no país, a iniciativa pernambucana ainda esbarra na falta de dinheiro. As empresas costumam batalhar demais em busca de recursos, sinal de que os investimentos seguem concentrados no Sudeste e Sul. Além disso, ainda perduram receios na hora de apostar em tecnologias inovadoras. “O perfil do investidor brasileiro é mais voltado para soluções testadas, para modelos que deram certo e são simplesmente replicados”, avaliou Rodrigo Paiva, da Pickcells.

Sem dinheiro, pequenas empresas inovadoras têm dificuldades para reter talentos. A transformação digital derrubou barreiras no mundo do trabalho e fez a concorrência por colaboradores qualificados aumentar, especialmente na área de tecnologia. Para superar o obstáculo, o Porto Digital investe na formação de novos talentos a partir de programas de inclusão. No último ano, 600 estudantes de escolas públicas com bom desempenho receberam oportunidades, o que também promove a diversidade dentro do espaço. “Em 10 anos, a ideia é mudar o perfil das pessoas que trabalham no Porto, com mais negros, mulheres, pessoas das periferias”, disse Hugo Medeiros, diretor de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco.

Modelo Tríplice Hélice

O ecossistema de Recife é resultado da ação coordenada entre governo, academia e empresas, em linha com o modelo de inovação Tríplice Hélice, desenvolvido por Henry Etzkovitz na década de 1990. Nesse molde, o Porto Digital é gerido por um conselho de 19 membros, o que impede a captura da iniciativa por uma das partes envolvidas. A participação do poder público tem sido decisiva, com aprovação de isenção fiscal para empresas, doação de bens públicos, financiamento por meio de editais e outras medidas.

Assim, o ecossistema de inovação pernambucano evolui sem abrir mão de três pilares: formar talentos para garantir o capital humano, estimular ideias empreendedoras em busca de novos negócios e melhorar a vida de quem mora perto do parque.

Hoje, o foco da iniciativa está na produção de softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do olhar voltado para o futuro das cidades. Para Marcelo Rodrigues, da Amcham, o ecossistema de inovação de Recife pode ser direcionado para outras partes do mundo, pois há tendência de internacionalização no ambiente de inovação por conta das transformações digitais em andamento. Um projeto de sucesso propõe boas soluções para os problemas, estejam onde estiverem.

CONFIRA TAMBÉM:

Compartilhar:

Autoria

André Schröder

André Schröder é colaborador da HSM Management

Artigos relacionados

Imagem de capa E a Justiça brasileira também se transformaAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

E a Justiça brasileira também se transforma

Pode-se dizer que a transformação digital da administração pública é uma marca da metaeconomia. E, no ranking do Banco Mundial de governos mais digitais, o Brasil perde só para a Coreia do Sul, superando estrelas digitais como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Estônia, França, Índia e Rússia. Como? O poder judiciário é exemplo a observar.

Ademir Piccoli
Imagem de capa Inovar, em primeiro lugar, com as pessoasAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovar, em primeiro lugar, com as pessoas

Imagine qual seria a missão de empresa metalmecânica fundada por um torneiro mecânico em Aracruz (ES) em 1980. Você vai se surpreender com a Imetame: “contribuir para as pessoas realizarem sonhos”. Como mostra esta reportagem, os líderes da companhia capixaba se viram como “intensivos em capital humano” e decidiram se diferenciar inovando no tratamento com pessoas, dos colaboradores às da comunidade. Ao menos para organizações intensivas em capital humano, isso pode ser um booster e tanto.

Imagem de capa Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-la

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-la

Em 2022, o assunto foi metaverso. Em 2023, o assunto foi o fracasso do metaverso – ou, pelo menos, seu adiamento. Em 2024, é hora de olhar para o todo em vez de focar detalhes, e começar a enxergar o que o autor deste artigo, que se define como cypherpunk, chama de “metaeconomia”. O nome talvez seja provisório, mas trata-se de um novo ciclo econômico, construído em 25 anos de digitalização, interconexão e a convergência de forças específicas.

Courtnay Guimarães

14 min de leitura

Imagem de capa Inovações para um novo ciclo econômicoAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovações para um novo ciclo econômico

O novo ciclo econômico talvez fosse definido pelo poeta Vinícius de Moraes como “enjoadinho”. Ao menos, tem uma característica em comum com o Poema Enjoadinho do autor, que começa com “Filhos, filhos?/Melhor não tê-los/Mas se não os temos/Como sabê-los?” e termina com “Porém, que coisa/Que coisa louca/Que coisa linda/Que os filhos são!”. Esta reportagem ajuda a saber dos negócios (filhos) nascentes da metaeconomia.