fb-embed

Transformação Digital

2 min de leitura

Explorando o Além: Libertando o Poder da IA Futura

Marcel Nobre, CEO da Betalab, esteve presente no SXSW 2024 como correspondente da SingularityU Brazil e trouxe valiosos insights sobre a palestra "Beyond The Horizon: unleash the power of future AI"

Colunista Marcel Nobre

Marcel Nobre

09 de Março

Compartilhar:
Artigo Explorando o Além: Libertando o Poder da IA Futura

Na palestra "Beyond The Horizon: unleash the power of future AI" apresentada por Joe Kehoe e Jeremy Kolpak, da Avenade X, durante o SXSW 2024, foram discutidas diversas dimensões que moldam a evolução da inteligência artificial.

Na fala dos experts, destacaram o quanto a IA pode trazer impactos tanto positivos quanto negativos para a sustentabilidade, porém, seu potencial para ajudar é imensamente maior do que para prejudicar.

Três variáveis cruciais foram destacadas neste momento: o tamanho físico, o poder computacional e o consumo de energia.

Desde 2018, presenciamos uma transformação significativa nos processos que a IA está produzindo. Saímos de simples jogos de xadrez com previsão de jogadas para jogos muito mais complexos, repletos de interações e cenários diversos. A IA Generativa tem mostrado tamanha melhora, inclusive, nas suas produções de conteúdo.

Entretanto, foi necessário apontar tamanho consumo de energia nestas ações. Em um dado buscado por pesquisadores, os palestrantes mostraram que um prompt de IA pode gerar 4 a 5 vezes mais pegada de carbono do que uma simples pesquisa no Google.

Além disso, a geração de uma única imagem consome mais energia do que uma carga inteira de um celular, e mil imagens têm um impacto equivalente ao de dirigir 4,1 milhas.

Isso se torna ainda mais alarmante quando consideramos o uso indiscriminado da IA, especialmente quando oferecida gratuitamente para curiosos que a exploram sem limites.

Calma, há solução

Uma saída interessante apresentada foi o GenAI, que adiciona inteligência a qualquer dado e pode prever a quantidade de energia a ser produzida com base na previsão do tempo, ajudando empresas a otimizar sua produção de energia e reduzir seu impacto ambiental.

Aprofundando nesta problemática, Kehoe e Kolpak trouxeram também a importância de direcionar o marketing empresarial. Afinal, o ESG já está mudando algumas concepções, porém, agora há a necessidade de considerar métricas de impacto de carbono. Com tantos dados sobre o comportamento humano disponíveis, o relacionamento entre as marcas e os consumidores está se transformando.

No cerne dessa discussão está a ideia de que a IA otimiza e amplia a inteligência humana, fornecendo um aprendizado adaptativo que pode ajudar na consecução das metas de vida individuais.

E, ao projetarmos nosso olhar para o futuro, podemos imaginar um cenário em que, daqui a 20 anos, o machine learning aprenderá cada vez mais com essa tecnologia, ampliando seu uso para outras áreas, como o combate a doenças em larga escala.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Marcel Nobre

Marcel Nobre

Marcel Nobre é empreendedor, pesquisador, palestrante, TEDx Speaker e professor de inovação, tecnologias, IA, liderança e educação. Graduado em Administração de Empresas pela FEI, possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP, além de especializações em Letramento em Futuros, Neurociência e Metaverso. É fundador e CEO da BetaLab, uma edtech inovadora, e atua como professor na HSM/Singularity, FIA Business School, Startse e Belas Artes, além de ser mentor de Startups pela Ace Startups.

Artigos relacionados

Imagem de capa Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

ESG

19 Julho | 2024

Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

13 min de leitura

Imagem de capa AI Agents e a personalização do comércio eletrônico

Transformação Digital

14 Julho | 2024

AI Agents e a personalização do comércio eletrônico

Explorando como os AI Agents estão transformando a experiência de compra digital com personalização e automação em escala, inspirados nas interações de atendimento ao cliente no mundo físico.

William Colen

4 min de leitura

Imagem de capa A importância da análise de dados na experiência do cliente

Gestão de pessoas

15 Junho | 2024

A importância da análise de dados na experiência do cliente

A personalização é a chave para conquistar clientes e impulsionar negócios e a fidelização depende de uma interação fluida e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Rodrigo Antunes

2 min de leitura

Imagem de capa Como o ChatGPT-4o pode impactar o setor de recursos humanos?

Gestão de pessoas

06 Junho | 2024

Como o ChatGPT-4o pode impactar o setor de recursos humanos?

Já compreendeu como a IA está transformando o recrutamento, treinamento, gestão de desempenho e comunicação interna? Personalização e equidade já são possíveis e há desafios de privacidade e transparência que iremos enfrentar.

Samir Iásbeck

3 min de leitura