fb-embed

Transformação Digital

2 min de leitura

Explorando o Além: Libertando o Poder da IA Futura

Marcel Nobre, CEO da Betalab, esteve presente no SXSW 2024 como correspondente da SingularityU Brazil e trouxe valiosos insights sobre a palestra "Beyond The Horizon: unleash the power of future AI"

Colunista Marcel Nobre

Marcel Nobre

09 de Março

Compartilhar:
Artigo Explorando o Além: Libertando o Poder da IA Futura

Na palestra "Beyond The Horizon: unleash the power of future AI" apresentada por Joe Kehoe e Jeremy Kolpak, da Avenade X, durante o SXSW 2024, foram discutidas diversas dimensões que moldam a evolução da inteligência artificial.

Na fala dos experts, destacaram o quanto a IA pode trazer impactos tanto positivos quanto negativos para a sustentabilidade, porém, seu potencial para ajudar é imensamente maior do que para prejudicar.

Três variáveis cruciais foram destacadas neste momento: o tamanho físico, o poder computacional e o consumo de energia.

Desde 2018, presenciamos uma transformação significativa nos processos que a IA está produzindo. Saímos de simples jogos de xadrez com previsão de jogadas para jogos muito mais complexos, repletos de interações e cenários diversos. A IA Generativa tem mostrado tamanha melhora, inclusive, nas suas produções de conteúdo.

Entretanto, foi necessário apontar tamanho consumo de energia nestas ações. Em um dado buscado por pesquisadores, os palestrantes mostraram que um prompt de IA pode gerar 4 a 5 vezes mais pegada de carbono do que uma simples pesquisa no Google.

Além disso, a geração de uma única imagem consome mais energia do que uma carga inteira de um celular, e mil imagens têm um impacto equivalente ao de dirigir 4,1 milhas.

Isso se torna ainda mais alarmante quando consideramos o uso indiscriminado da IA, especialmente quando oferecida gratuitamente para curiosos que a exploram sem limites.

Calma, há solução

Uma saída interessante apresentada foi o GenAI, que adiciona inteligência a qualquer dado e pode prever a quantidade de energia a ser produzida com base na previsão do tempo, ajudando empresas a otimizar sua produção de energia e reduzir seu impacto ambiental.

Aprofundando nesta problemática, Kehoe e Kolpak trouxeram também a importância de direcionar o marketing empresarial. Afinal, o ESG já está mudando algumas concepções, porém, agora há a necessidade de considerar métricas de impacto de carbono. Com tantos dados sobre o comportamento humano disponíveis, o relacionamento entre as marcas e os consumidores está se transformando.

No cerne dessa discussão está a ideia de que a IA otimiza e amplia a inteligência humana, fornecendo um aprendizado adaptativo que pode ajudar na consecução das metas de vida individuais.

E, ao projetarmos nosso olhar para o futuro, podemos imaginar um cenário em que, daqui a 20 anos, o machine learning aprenderá cada vez mais com essa tecnologia, ampliando seu uso para outras áreas, como o combate a doenças em larga escala.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Marcel Nobre

Marcel Nobre

Marcel Nobre é empreendedor, pesquisador, palestrante, TEDx Speaker e professor de inovação, tecnologias, IA, liderança e educação. Graduado em Administração de Empresas pela FEI, possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP, além de especializações em Letramento em Futuros, Neurociência e Metaverso. É fundador e CEO da BetaLab, uma edtech inovadora, e atua como professor na HSM/Singularity, FIA Business School, Startse e Belas Artes, além de ser mentor de Startups pela Ace Startups.

Artigos relacionados

Imagem de capa O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

Gestão de pessoas

24 Abril | 2024

O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

HRTechs surgem para agilizar processos e oferecer variedade de benefícios, porém, desafios como imersão digital persistem. Investir em colaboradores traz diferenciais competitivos e reduz turnover, apontando para um futuro promissor no setor de benefícios corporativos no Brasil

Charles Schweitzer

2 min de leitura

Imagem de capa Blockchain e gestão pública: um match interessante

Transformação Digital

22 Abril | 2024

Blockchain e gestão pública: um match interessante

Você sabia que o uso de blockchain promove maior sustentabilidade e pode ajudar na redução do consumo de energia?

Matheus Laupman

5 min de leitura

Imagem de capa Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

Transformação Digital

21 Março | 2024

Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

Para mostrar e desvendar as dificuldades de pré-análise de uma questão, Alexandre Magno traz o Estuarine Mapping para transformar seus negócios

Alexandre Magno

4 min de leitura