fb-embed

Liderança

15 min de leitura

Diversidade e inclusão em pauta na pandemia

Como a Covid-19 trouxe à tona importantes debates sobre o tema e porque sua empresa não pode perder a oportunidade de discuti-los

Colunista Thalita Gelenske

Thalita Gelenske

31 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Diversidade e inclusão em pauta na pandemia

Pode não ser óbvio para a maioria das pessoas, mas a pandemia do novo coronavírus trouxe à tona debates importantes que estão conectados com o trabalho de diversidade e inclusão (D&I) tais como privilégio, modelos flexíveis de trabalho, transformação digital, novos modelos de gestão, liderança inclusiva, acesso à oportunidades, empresas humanizadas e empatia. 

Mais do que nunca, esse cenário deixa evidente o nosso maior ativo: as pessoas.

O contexto da 4a revolução industrial e do mundo VUCA muitas vezes fazem com que os líderes de negócio acreditem que o futuro é tecnológico. Mas nós, da Blend Edu, acreditamos que o futuro é humano.

Abaixo, destacamos os pontos principais que o coronavírus trouxe à tona e que podem ser aproveitados para não deixar o debate sobre diversidade diminuir, mesmo nesse período de quarentena:

The ‘present’ is female

  • Poucas pessoas sabem, mas o álcool gel (produto que está sendo amplamente demandado hoje) foi feito por uma mulher e de origem latina: a enfermeira Lupe Hernandez, então estudante de enfermagem em Bakersfield, nos EUA, em 1966.

De acordo com o site Hypeness, curiosamente, pouco se sabe hoje sobre Lupe Hernandez - se ela lucrou na proporção do sucesso de sua invenção ou mesmo se ela continua viva -, mas o fato é que sua invenção tem ajudado muita gente a se manter protegido atualmente. 

Hernandez não é o único símbolo feminino na luta contra a Covid-19. Aqui mesmo, no Brasil, foi uma mulher negra que coordenou o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, a Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP. De grande maioria feminina, a equipe liderada por ela vem trazendo importantes avanços à ciência brasileira, especialmente nesse momento. 

Fonte: Imagem retirada do site do Estadão. Foto: Tiago Queiróz/Estadão. 

  • Lideranças femininas em vários países do mundo têm sido destacadas como exemplos na pandemia. Tsai Ing-wen, a presidente de Taiwan, no primeiro sinal da doença introduziu 124 medidas para bloquear a disseminação sem ter que recorrer aos bloqueios, que se tornaram comuns em outros lugares.  Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, colocou o país no nível máximo de alerta quando havia apenas 6 casos em todo o país, e proibiu totalmente a entrada de estrangeiros logo depois. A Islândia, sob a liderança da primeira-ministra Katrín Jakobsdóttir, ofereceu testes gratuitos de coronavírus a todos os seus cidadãos e se tornará um estudo de caso-chave em relação taxas de disseminação e fatalidade da Covid-19.

Mas, ao refletir profundamente sobre a igualdade de gênero durante a pandemia, nem tudo são flores

  • O Pacto Global (rede da ONU voltada para a comunidade empresarial) fez um mapeamento de como a pandemia afeta os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Especificamente sobre o ODS de número 5, de Igualdade de Gênero, o relatório destaca que os ganhos econômicos das mulheres estão em risco, assim como o aumento dos índices de violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo, as mulheres representam a maioria dos trabalhadores na área de saúde, estando mais expostas ao vírus. Esse contexto faz com que as desigualdades fiquem maiores (ODS de número 10).

  • Ainda segundo a ONU, no documento The Impact of Covid-19 On Women and Girls (O impacto da Covid-19 em mulheres e meninas), a saúde das mulheres geralmente é afetada negativamente pela realocação de recursos e prioridades, incluindo serviços de saúde sexual e reprodutiva.

  • Segundo relatório do IBGE de 2018, são mais onze milhões de mães solo no Brasil. Segundo a revista Gênero e Número, elas são impactadas diariamente pela pandemia de forma mais grave, por, geralmente, terem de enfrentar, sozinhas, uma tripla jornada: a criação dos filhos, do trabalho e da casa.

Hoje, mais do que nunca, precisamos falar sobre privilégios

"O privilégio é invisível para aqueles que o têm" diz uma famosa frase que mostra que, nem sempre, as pessoas conseguem enxergar para além da sua própria realidade. No entanto, a pandemia atual potencializou a discussão sobre esse tema tão relevante a partir de aspectos como:

  • Possibilidade de isolamento:

  • De acordo com o que foi relatado no El País e O Globo, uma das primeiras vítimas do coronavírus no Brasil foi uma empregada doméstica, que não foi avisada que a patroa estava infectada após o retorno de viagem da Europa. Ela faleceu em um hospital do SUS, na cidade de Miguel Pereira.

  • Muitas vítimas de violência domésticas estão ainda mais expostas com o isolamento domiciliar. Segundo o Ministério Público, ao longo do primeiro mês de pandemia houve um aumento considerável dos processos urgentes, em especial das prisões em flagrante por violência contra a mulher, que aumentaram 51,4% em relação a fevereiro.  

  • Devido ao isolamento, muitos jovens LGBTIs estão confinados em ambientes hostis com familiares ou coabitantes que não os apoiam. Isso pode aumentar a exposição à violência, bem como a ansiedade e a depressão. Inclusive, criamos um texto específico sobre como a Covid-19 impacta os direitos da comunidade LGBTI.

  • Acesso a condições básicas:

  • No Brasil, apenas 46,3% das redes de esgoto são tratadas, como apontam dados de 2018 Ministério do Desenvolvimento Regional. Moradores de periferias e áreas rurais sem acesso a saneamento básico estão mais expostos ao novo coronavírus. 

  • Coletivos como Casa1 e Casanem estão se mobilizando nas redes sociais para ajudar pessoas LGBTIs em situação de rua, coletando produtos de higiene pessoal e água.

A pandemia deixou evidente problemas como xenofobia, preconceito e racismo estrutural

  • No início da pandemia, circulou nas redes sociais uma fake news sobre pessoas negras serem mais resistentes a Covid-19, o que trouxe à tona a reflexão sobre o chamado racismo científico.

  • Em levantamentos nos EUA (alguns deles sinalizados pelo NY Times) mostraram que em Louisiana, por exemplo, 70% das pessoas que morreram vítimas do novo coronavírus são negras. No Brasil, o impacto da pandemia tem sido muito desproporcionalmente sentido nas comunidades negras - maioria absoluta nas favelas, nos cortiços, nas palafitas, na população de rua, nas cadeias e em empregos precários.

  • O grupo de trabalho de saúde da população negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) desenvolveram um documento com o objetivo de orientar a população das comunidades e periferias de todo o Brasil sobre a importância da prevenção do coronavírus, com dicas viáveis de acordo com a realidade vivida pelas pessoas que sobrevivem às condições de vulnerabilidade.

  • Devido à origem do surto de Covid-19, as comunidades asiáticas têm sido alvo intenso de agressão racial. As denúncias de crime de ódio contra asiáticos aumentaram 21% no Reino Unido durante a pandemia. Na França, a hashtag #JeNeSuisPasUnVirus (Eu não sou um vírus) surgiu no final de janeiro de 2020 para denunciar o posicionamento racista contra a comunidade asiática do país.

Deixou também ainda mais evidente as desigualdades sociais que vivemos (no Brasil e no mundo)

  • Segundo episódio do Café da Manhã, podcast da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify, há a possibilidade da retração na economia brasileira por conta da pandemia ser na forma da letra K: primeiro a queda brusca e, durante a recuperação, as classes sociais mais altas ganhariam mais e os pobres ficariam ainda mais pobres. 

  • A taxa de cobertura de planos de saúde no Brasil era de pouco menos de 25% em fevereiro de 2020. Ou seja, 76% da população é dependente do SUS.

  • Uma pesquisa realizada em julho de 2020, financiada pelo Instituto Semeia, Grupo Fleury, Ibope Inteligência e Todos pela Saúde mostra que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município de São Paulo é duas vezes e meia maior nos bairros pobres da cidade em comparação com os bairros mais ricos.

  • No Brasil, a população indígena é uma das que mais sofrem com a pandemia, com a ausência de políticas públicas e despriorização dos sistemas de saúde nas regiões das aldeias. Para cobrar do governo ações que protejam essas populações, a Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou uma nota em março em que reivindica a adoção de um plano de ação emergencial, que abranja tanto o fortalecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) quanto medidas para coibir a invasão dos territórios por grileiros, garimpeiros e madeireiros.

  • Em abril, dados do Instituto Locomotiva e o Data Favela mostraram que quase 60% dos moradores de favelas não têm renda para se manter por mais uma semana de quarentena. A falta de alimento também é permanente.

  • Muitas empresas tiveram que diminuir o seu quadro de funcionários, devido à crise gerada pela pandemia. As áreas de cultura, esporte, viagens e gastronomia sentiram fortes impactos. No Brasil, a rede de churrascarias Fogo de Chão, por exemplo, dispensou centenas de funcionários; o Airbnb anunciou que demitirá cerca de 25% de seus funcionários em todo o mundo; o Cirque du Soleil Entertainment Group dispensou 95% de seus artistas.

A Covid-19 mostrou que modelos flexíveis de trabalho não são impossíveis de serem implementados (nem prejudicam a produtividade)

  • A pesquisa “Práticas de Trabalho Flexível e Remoto”, realizada com 609 empresas no Brasil, revela que 78% das organizações oferecem pelo menos uma das seguintes modalidades de atividade laboral: home office, trabalho remoto ou jornada flexível. Dessas empresas, entretanto, 15% oferecem essas alternativas apenas devido à pandemia.

  • Depois de semanas trabalhando em casa, 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como prática definitiva no Brasil após a pandemia. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield – e obtido pela EXAME com exclusividade – que ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no país.

Sinalizou que precisamos, mais do que nunca, de um olhar e de lideranças inclusivas

  • Diante de uma pandemia global com implicações sociais e econômicas de longo alcance, a transição para uma nova maneira de trabalhar apresenta desafios e oportunidades na promoção da diversidade e inclusão (D&I). E os líderes devem ser os aceleradores das transformações nas organizações.

  • A crise da Covid-19 evoluiu e está forçando as organizações a se adaptarem constantemente. Cabe aos tomadores de decisão aprender com as mudanças e identificar novas maneiras de apoiar os funcionários que enfrentam menos horas de trabalho, por cuidarem em tempo integral de crianças ou de outras pessoas afetadas pelo vírus; equilibrar a segurança da força de trabalho com as necessidades críticas dos negócios e explorar maneiras de atrair, virtualmente, diversos talentos. Você pode ver mais sobre como praticar a liderança em tempos de crise neste artigo no blog da Blend Edu.

  • Ashley Lawrence, uma estudante norte-americana, desenhou máscaras especiais, com uma transparência na boca, para que pessoas com deficiência auditiva pudessem fazer a leitura labial normalmente (veja a notícia completa aqui). Este exemplo mostra como devemos estar atentos à inclusão nos mínimos detalhes.

Revelou a importância de empresas mais humanizadas, que valorizam causas, constroem ações com base em valores e colocam as pessoas em primeiro lugar

  • No período da quarentena algumas empresas ganharam destaque por decisões tomadas em relação ao isolamento social, umas com menções positivas e outras negativas. O empresário Júnior Durski, dono da rede de restaurante Madero, postou em suas redes sociais um vídeo criticando o isolamento social - “Não podemos parar por 5 ou 7 mil pessoas que vão morrer”, diz em um trecho -, que custou caro ao empresário. Depois de demitir mais de 600 funcionários, o número de menções negativas aumentou ainda mais e o próprio Luciano Huck vendeu sua participação e deixou de ser sócio da rede.

  • Já o Outback, um dos maiores concorrentes do Madero no país, se posicionou de um jeito diferente quando doou seus ovos de páscoa para os mercadinhos revenderem, ajudando cerca de 200 pequenos negócios afetados pela crise da Covid-19. Diferente do Madero, as menções do Outback subiram no mesmo período, só que com conteúdo positivo (cerca de 74% das amostragens).

  • O Nubank também está se revelando, durante a quarentena, um exemplo a ser seguido. Além de adotar o trabalho remoto integral, enviou centenas de cadeiras ergonômicas aos funcionários e abriu ferramentas de apoio financeiro, legal e psicológico. A empresa criou um fundo de R$ 20 milhões para pagar delivery e atendimento médico aos clientes durante pandemia, com créditos que podem ser usados nas empresas parceiras Hospital Sírio-Libanês, iFood, Rappi, Zee.Dog e na plataforma de terapia online Zenklub. Além disso, o Nubank vem investindo em um atendimento cada vez mais humanizado e rápido com os seus clientes e usuários.

Mostrou que vivemos uma nova era, onde a colaboração deve ser muito maior do que a competição

  • As quatro principais operadoras do Brasil se uniram em uma campanha de conscientização contra o novo coronavírus, pedindo que seus clientes fiquem em casa. Usando a hashtag #FiqueBemFiqueEmCasa, a ação marca uma parceria inédita entre a Claro, Oi, TIM e Vivo.

Deixa evidente a importância de uma boa curadoria para não sobrecarregar a saúde mental das pessoas

Por conta da pandemia, várias organizações têm atuado de forma solidária, compartilhando recursos, informações e conteúdos para ajudar o nosso maior ativo: as pessoas.

Nos últimos dias, nossas caixas de email e redes sociais foram bombardeadas de convites para webinars ao vivo, lives, download de ebooks e links de podcasts sobre centenas de tópicos. Todo esse movimento, por mais positivo e bem intencionado que seja, pode gerar em muitas pessoas o famoso FOMO (fear of missing out, ou medo de estar perdendo algo), trazendo ainda mais ansiedade. 

  • O número de lives, eventos online, cursos on demand cresceu exponencialmente ao longo do isolamento social. Por exemplo, segundo o Instagram, houve um aumento de 70% no número de transmissões ao vivo na plataforma ao considerar dados do mês de março. 

  • Você já ouviu falar no Zoom Fatigue? Esse é o apelido dado, recentemente, à exaustão gerada por reuniões de teleconferência. Com a ausência ou redução dos encontros presenciais durante o isolamento social, pesquisadores já identificaram o cansaço gerado por essa mudança, que vem afetando pessoas que podem trabalhar em home office. 

  • A #QuarentenaVaipe é uma plataforma criada a partir de uma parceria da HSM, Kronberg e Vittude Corporate para lideranças e organizações monitorarem e cuidarem da saúde mental dos funcionários durante a quarentena.

  • Um exemplo de empresa que investiu na saúde mental dos funcionários é da Ambev. Além do programa de instrução sobre como trabalhar em home office, a empresa começou a oferecer lives com personal trainer, boletins informativos sobre a pandemia, plataformas de cursos online, yoga, meditação. A empresa também oferece um serviço de suporte psicológico para os profissionais, durante esse período de isolamento. 

Ser digital vai muito além de fazer lives e usar o Zoom

Nós, da Blend Edu, acreditamos que ser digital vai muito além de só fazer lives e webinars. Ser digital significa trabalhar com um novo mindset, que, segundo o Institute for the future, inclui um pensamento focado em curadoria, espaços colaborativos, fluxos de aprendizagem, aprendizagem contínua, público exponencial, educação digital e pensamento multidisciplinar.

Algumas pessoas podem argumentar que não é a hora de discutir diversidade nas organizações; que existem questões mais urgentes no mundo para enfrentarmos, como o aumento do desemprego e as abruptas transformações no mercado de trabalho. Mas o raciocínio é justamente o oposto: esse é o momento certo para reconhecer a importância da diversidade para as empresas conseguirem reagir e se adaptar mais rapidamente ao novo cenário, a partir de criatividade e inovação proporcionadas por equipes heterogêneas. 

Ainda mais neste momento global de extrema incerteza em que não sabemos como ficará o futuro da sociedade e do mercado com a chegada do tal “novo normal”. Uma certeza temos em meio a esse mar de indefinições: que cada vez mais, a diversidade ocupará lugar de protagonismo nas empresas.

Diante da pandemia, a principal preocupação dos líderes de D&I está relacionada a inovar na estratégia de diversidade. O digital é uma realidade sem volta: segundo a pesquisa de benchmarking “Panorama das estratégias de diversidade no Brasil e os impactos da Covid-19”, realizada pela Blend Edu com 45 empresas durante o mês de abril, um volume expressivo de organizações concordou que a pandemia impulsionou os esforços de transformação digital (93%), ampliando a abertura às ações digitais (88%), inclusive em relação à estratégia de educação digital (73%).

Caminhos possíveis para o "novo normal"

É exatamente nesse cenário que a Blend Edu lançou o Diversidade S.A., a primeira comunidade virtual de aprendizagem do mercado com foco no desenvolvimento de uma liderança engajada nos desafios de diversidade. A plataforma digital disponibiliza planos de assinatura para organizações participarem da comunidade, na qual os usuários têm acesso a Master Classes (transmissões ao vivo) com especialistas do mercado que abordam conceitos, cases e melhores práticas, além de trilhas de aprendizagem, cursos on demand, rede social e biblioteca com curadoria de materiais (vídeos, podcasts, resumos de livros, guias, etc.). 

Além do acesso a conteúdos sobre diversidade e inclusão, os usuários podem compartilhar materiais e participar de grupos de discussão com as demais pessoas na plataforma, sejam eles da sua ou de outras empresas. Assim, a plataforma também funcionará como uma espécie de rede empresarial colaborativa, onde diferentes organizações podem se apoiar e compartilhar conhecimento para promover a diversidade de maneira mais efetiva, potencializando a inteligência coletiva.

Algumas empresas já estão testando a Diversidade SA, como a Natura, Tim, Movile, Globo, brMalls, Prudential, Prumo Logística, dentre outros. Para saber mais, acesse: www.diversidade-sa.com

Compartilhar:

Autoria

Colunista Thalita Gelenske

Thalita Gelenske

Fundadora e CEO da Blend Edu, startup que já tem em seu portfólio empresas como 3M, TIM, Reserva, Movile, Grupo Fleury, TechnipFMC, Prumo Logística, brMalls etc. Thalita também está presente na lista da Forbes Under 30 de 2019, como uma dos 6 jovens destaques na categoria Terceiro Setor e Empreendedorismo Social.

Artigos relacionados

Imagem de capa Liderança com propósito e ambidestria são chaves para seguir empreendendo em 2024

Liderança

07 Fevereiro | 2024

Liderança com propósito e ambidestria são chaves para seguir empreendendo em 2024

Compreender o passado, para refazer o futuro e alinhado com propósitos necessários que 2024 precisa

Fábio Hayashi

4 min de leitura

Imagem de capa Você exerce uma liderança inclusiva?

Liderança

02 Fevereiro | 2024

Você exerce uma liderança inclusiva?

Um novo mundo pede um novo estilo de liderança e a tarefa não é fácil. Envolve ações cruciais de nossa capacidade humana e contínua tarefa nossa aliarmos isso aos nossos propósitos

Neivia Justa

3 min de leitura

Imagem de capa Caito Maia e o perfil do CEO da nova economia

Liderança

08 Dezembro | 2023

Caito Maia e o perfil do CEO da nova economia

Os líderes de empresas de tecnologia não têm o monopólio da liderança adequada à nova economia. Confira o porquê nesta conversa aberta sobre tecnologia, sustentabilidade, arte, negócios e gestão de pessoas com o fundador e CEO da Chilli Beans

Leonardo Pujol

9 min de leitura

Imagem de capa Autoconhecimento para liderar: a diferença entre o estar e ser um grande líder

Liderança

09 Novembro | 2023

Autoconhecimento para liderar: a diferença entre o estar e ser um grande líder

O autoconhecimento precisa ser desenvolvido com foco na liderança. A pessoa-líder deve entender sua história, seus gatilhos, suas perspectivas futuras e a construir a autoliderança para assim exercê-la com empatia e inteligência emocional em seus liderados

Heloísa Capelas

3 min de leitura

Imagem de capa Líder, você possui uma agenda de liderança?

Liderança

25 Outubro | 2023

Líder, você possui uma agenda de liderança?

Agenda consigo mesmo, com o time e com os resultados. Descubra três caminhos de desenvolvimento complementares que diferenciam o líder de média e alta gerência

Valéria Pimenta

5 min de leitura