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Estratégia e execução
24 Dezembro | 2023
Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje
6 min de leitura
Quem nunca precisou defender uma ideia para conseguir mobilizar uma ou mais pessoas? Aposto que você já passou por essa situação e sabe que nem sempre é uma tarefa simples.
O que talvez não saiba é que as pessoas são apaixonadas por histórias. Elas contam narrativas por diferentes perspectivas, que por sua vez moldam contextos e criam uma nova realidade cheia de significados. Quem não gosta de fazer parte de uma boa história?
As motivações que cada pessoa carrega são algo muito particular, mas existem pontos em comum que nos permitem ter uma base para começar com argumentos persuasivos e ter a oportunidade de iniciar um diálogo na busca por adeptos que comprem a nossa história.
Toda ideia carrega, em sua essência, um sentimento, e somos influenciados por instintos naturais que nos levam a querer fazer parte daquilo que gera maior identificação. Para criar essa conexão, precisamos acessar o lado humano que é movido basicamente pelo medo ou pela ambição.
Estamos continuamente agindo pelo medo da perda ou pela ambição do ganho, e, sabendo desse princípio básico da neurociência, conseguimos entender qual forma pode ser mais assertiva para construir um elo emocional que guiará a tomada de decisão.
Descubra qual o sentimento que sua ideia quer provocar e assim poderá contar uma narrativa que vai conectar e engajar as pessoas para transformá-las em aliadas.
Contra fatos não há argumentos, certo? Por mais que sejamos seres emocionais, comprovadamente pela ciência, gostamos de pensar o contrário. Esse comportamento de nos enxergarmos como racionais, traz maior segurança e conforto cognitivo.
Sendo assim, apresente dados claros e coerentes com o sentimento que deseja gerar, desse modo maiores serão as chances de a sua ideia ser aceita.
Falar sobre a sua ideia com convicção é fundamental. Mostre como acredita que ela pode ser benéfica, e como ela se encaixa dentro dessa nova realidade que vai criar.
Use afirmações e foque na mudança inquestionável que sua ideia vai proporcionar, mostrando, inclusive, o modo que pretende utilizar para envolver outras pessoas.
Uma coisa é certa: se você duvidar mesmo que minimamente daquilo que está tentando vender, não irá conseguir persuadir e perderá a credibilidade.
Estamos o tempo todo vendendo algum tipo de ideia, se não é um produto ou serviço, é uma imagem e percepção. Desenvolver a habilidade de dar voz a elas é o que vai determinar a existência de umas e o esquecimento de outras.
Esteja consciente que a sua ideia pode mudar o mundo de alguém. Você está pronto para defendê-la?
Katsuren Machado é advogada e consultora, especialista em experiência do cliente do jurídico para a expansão de negócios. Precursora no tema Legal Customer Experience com o desenvolvimento de estratégias que permitem a transformação de produtos e serviços que envolvem o contexto jurídico.
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