fb-embed

Empreendedorismo

2 min de leitura

Como contornar a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil

Para furar a bolha do empreendedorismo é preciso esforço e persistência, além de muito conhecimento sobre o setor

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

23 de Novembro

Compartilhar:
Artigo Como contornar a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil

Empreender está na moda! Pelos mais variados motivos, investir no próprio negócio, sonho este de milhões de pessoas, está bastante em alta. Dados do boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, referente ao primeiro quadrimestre de 2022, por exemplo, mostram que mais de 1,3 milhão de empresas foram criadas no Brasil em apenas quatro meses.

Quando pensamos no ambiente digital, essa mesma tendência segue firme. Empreender de forma online tem se apresentado como algo bastante promissor desde 2020, quando a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, da HeroSpark, apontou que 54% dos empreendimentos digitais tinham menos de um ano de vida.

Em contrapartida, também são os novos e pequenos negócios que mais sofrem com as altas taxas de mortalidade, sejam os microempreendedores individuais (MEI) ou as microempresas. Dados do Sebrae e da pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, os MEIs apresentam a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, com 29%, já os microempreendimentos têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as empresas de pequeno porte, de 17%.

Há alguns motivos para a alta taxa de falha de negócios com esses perfis, e vamos refletir agora sobre este cenário. A verdade é que o empreendedorismo no nosso País é bastante gourmetizado. Por mais que o número de pessoas que decidiram investir no próprio negócio tenha crescido, isso não significa que tenham atingido todo o seu potencial, muito pelo contrário. Quase 90% dos empreendedores não têm funcionários e metade ganha só um salário mínimo, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE.

Não é fácil, mas também não é impossível

Começar o próprio negócio é mais difícil do que muitos imaginam. Demanda tempo, sacrifícios e conhecimento sobre o setor em que se pretende atuar. Por vezes, vejo empresas sendo fundadas na euforia, sem qualquer planejamento, pesquisa de mercado ou conhecimento de público-alvo. O resultado disso é a falha, já que torna-se quase impossível sustentar um negócio no longo prazo sem esses pilares básicos.

Empreender não está no nosso DNA, e isso significa que devemos nos aperfeiçoar. Há diferentes formas de nos prepararmos para tocar um empreendimento que tenha, de fato, potencial para prosperar. Entre várias técnicas que ensino no Você.Expert, aqui vamos partir do óbvio. Ame o que você faz. A sua ideia irá te perguntar, por meio de muitos altos e baixos, durante a longa jornada que está entre começar e ter sucesso, se é isso mesmo que você deseja.

O empreendedor, que vence, nem sempre é o mais preparado. Mas sempre é o mais esforçado e persistente. Para vencer no empreendedorismo, lembre-se que o mercado se vence na quilometragem. Quando a sua ideia lhe perguntar se é isso mesmo que você deseja, você precisa estar preparado para essa resposta.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Candice Pascoal

Candice Pascoal

Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro Seu Sonho Tem Futuro.

Artigos relacionados

Imagem de capa Um segredo bem guardado das "purpose-first"

Gestão de pessoas

06 Julho | 2024

Um segredo bem guardado das "purpose-first"

As empresas familiares são cruciais para o País por sua contribuição econômica e, nos dias atuais, por carregarem legado e valores melhor do que corporations. Mas isso só ocorre quando está estabelecido o reconhecimento simbólico dos líderes de propósito que se vão...

Luis Lobão

10 min de leitura

Imagem de capa Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

Gestão de pessoas

04 Julho | 2024

Executivos descrentes, colaboradores confusos e estratégias falhas: é preciso organizar a “casa”

A efetividade das estratégias empresariais é frequentemente comprometida pela falta de alinhamento, comunicação e priorização, resultando em descrença e baixa implementação, com apenas 3% dos executivos confiando no sucesso das suas estratégias.

Athila Machado

4 min de leitura

Imagem de capa Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Empreendedorismo

02 Julho | 2024

Como o intraempreendedorismo pode ser catalisador de negócios de sucesso

Incentivar uma cultura de intraempreendedorismo é essencial para a inovação dentro das empresas. As holdings, como a In8 com a Africandev, demonstram como o apoio financeiro e estratégico pode transformar ideias internas em negócios prósperos, resolvendo problemas operacionais e atendendo demandas de mercado.

André Rubens

2 min de leitura

Imagem de capa Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Empreendedorismo

01 Julho | 2024

Publicidade de duas faces: o jogo de luzes e sombras que pode amadurecer as marcas empregadoras

Há tempos penso na importância da transparência na comunicação de marcas empregadoras e se existem exemplos práticos de que ela compensa. Compartilho aqui um achado do mundo do consumo que pode nos ajudar a buscar essa resposta.

Bruna Gomes Mascarenhas

5 min de leitura

Imagem de capa O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Gestão de pessoas

24 Junho | 2024

O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Líderes de RH enfrentam o desafio de se reinventar para manter relevância e conexão estratégica em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e de mercado. Já pensou que a inovação em cultura organizacional e tecnologia emerge como aliada essencial?

Luciana Leão

4 min de leitura

Imagem de capa Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

Empreendedorismo

22 Junho | 2024

Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

A inovação transforma a performance, otimizando processos e modernizando tecnologias. No entanto, durante crises, a inovação é essencial para a prosperidade pós-crise. A estratégia de inovação deve ser clara e contínua, alinhando-se à visão de longo prazo da empresa, como demonstrado pelos CVCs.

Felipe Novaes

5 min de leitura