fb-embed

Empreendedorismo

3 min de leitura

Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Colunista Amure Pinho

Amure Pinho

16 de Março

Compartilhar:
Artigo Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Cerca de US$1,9 bilhão em 455 rodadas! Esses são os dados de investimentos captados pelo ecossistema de startups no ano de 2023, de acordo com a plataforma Distrito. Esse número corresponde a 61,2% do total de valores investidos em toda a América Latina, corroborando o papel de líder no Brasil nesse segmento.

O Relatório Anual do Distrito indica também que mesmo sendo bons índices, ainda estão abaixo dos que foram conquistados em 2022, quando o ecossistema de inovação nacional promoveu 931 investimentos e negociações. Uma queda no volume efetivamente investido também foi apontada no mesmo estudo, tendo uma redução de 56,8% de 2022 para 2023.

Essas informações só confirmam o que vimos acontecer de maneira intensa em 2023, quando o número de layoffs nas startups foi grande e vimos, literalmente, algumas ‘torneiras de verbas’ sendo fechadas. Já comentei esse movimento em outras ocasiões e apenas demonstra que o ecossistema precisava passar por uma fase de maturidade, apostando em equipes mais profissionais e negócios sustentáveis e saudáveis.

No entanto, o cenário de 2024 promete ser mais positivo no quesito investimentos e principalmente para quem consegue ampliar seu olhar e ir além do famoso eixo Sudeste/Sul, que concentram 3509 e 2209 startups, respectivamente, segundo dados do Startups Report Brasil 2022/2023, elaborado pelo Observatório do Sebrae Startups.

Se você, investidor, for capaz de ir além, conseguirá notar que a região Nordeste já alcançou o número de 1250 iniciativas inovadoras para o ecossistema nacional, seguida pela região Norte, com 424, e Centro-Oeste, com 385, ainda de acordo com o Startups Report Brasil 2022/2023.

O Nordeste do Brasil, por exemplo, é uma fonte inesgotável de criatividade e resiliência. Cidades como Recife e Salvador emergiram como centros de startups, impulsionadas por talentos locais e um espírito empreendedor único. A região abriga iniciativas que vão desde soluções tecnológicas para desafios regionais até projetos culturais que celebram a rica diversidade da área.

Recife, por exemplo, tem o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do país, com iniciativas de fomento e programas para startups, assim como a comunidade Manguezal, que promove e fortalece as startups localmente.

A cidade foi o berço de criação da InLoco, startups que nasceu como um projeto de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco, e hoje, com o nome de Incognia, já está presente em mais de 25 países, com escritórios no Brasil e Estados Unidos e que no início deste ano, captou R$ 155 milhões em uma rodada de investimento Séries B liderada pelo fundo americano Bessemer Venture Partners.

Já a região Norte, com sua vasta floresta amazônica, é muitas vezes deixada em segundo plano quando se trata de startups. No entanto, iniciativas estão surgindo para conectar a riqueza natural da Amazônia com a inovação. Projetos de tecnologia sustentável e preservação ambiental têm ganhado destaque, mostrando que é possível unir progresso econômico e respeito pela natureza.

Um dos grandes incentivadores da inovação aberta na região é o Manaus Tec Hub, com programas de aceleração e conexões de startups com a indústria. Inclusive, na última edição do Fundadores.vc, nossa imersão que prepara fundadores de startups para jornada de captação, pudemos conhecer mais sobre o modelo de negócio da Navegam, startup que oferece uma série de serviços de acompanhamento logístico rodoviário e fluvial na Amazônia.

No Centro-Oeste brasileiro não é diferente. Conhecido por sua produção agrícola significativa, a região está testemunhando o surgimento de startups focadas em agritech. Essas empresas não apenas visam otimizar a produção agrícola, mas também enfrentar desafios únicos da região, como a gestão sustentável dos recursos hídricos. Goiânia, por exemplo, ganhou em 2019, o Conexa, um hub de inovação dedicado para o agronegócio e conectando as tecnologias com o campo.

Ou seja, com ar otimista do que poderemos esperar dos investimentos no ecossistema de inovação no Brasil, fica a dica para que você que quer se conectar com esse mercado, que não deixe de ampliar o seu radar de atuação e contribuir para que as soluções inovadoras que impactam positivamente a sociedade e a economia brasileira como um todo sejam cada vez mais fomentadas em todo território nacional.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Amure Pinho

Amure Pinho

Amure Pinho é empreendedor há mais de 20 anos, já foi presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), é investidor-anjo em mais de 49 startups e fundador do Investidores.vc

Artigos relacionados

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura

Imagem de capa Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?

Empreendedorismo

16 Março | 2024

Amplie o olhar da inovação pelos números: o que há além do eixo Sul/Sudeste?
Amure Pinho

3 min de leitura