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ESG
19 Julho | 2024
Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?
13 min de leitura
Jornada digital é indissociável da estratégia de empresas em busca de resultados com inovação e tecnologia. O que ainda segue como desafio é o alinhamento da pauta da operação ao processo digital, com um objetivo final claro: o aumento da entrega de valor da empresa para seus clientes e colaboradores, ampliando a competitividade de maneira significativa.
Alguns cuidados podem tornar esse percurso mais eficaz. Não podemos, por exemplo, dissociar a transformação da operação do dia a dia do negócio. Ao mesmo tempo, é preciso ter consciência de que a transformação digital envolve pessoas e cultura organizacional. Mudanças tecnológicas precisam levar em conta esses pontos como prioridade.
Na Meta, consultoria em transformação digital, identificamos muito cedo que a transformação não diz respeito apenas a códigos e softwares. Essa é apenas uma etapa. Avançar nesse percurso envolve um processo contínuo, conectado com as pessoas, seus desejos e aspirações. Mesmo assim, muitos CEOs ainda percebem o digital como automatização de processos. Precisamos ampliar essa visão. Mas, se o caminho parece ser complexo, como alcançar a velocidade e a eficiência exigidas por nossos clientes?
Em busca de identificar como as empresas estão tratando questões como essa, firmamos parceria com a Fundação Dom Cabral para a realização de um trabalho inédito, o Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, apresentadas na 1ª edição do DX Leaders, em São Paulo, evento que reuniu mais de 200 executivos que lideram a transformação digital em médias e grandes empresas com atuação no Brasil. O estudo trouxe os três degraus fundamentais que servem como indicativo para empresas em qualquer etapa da jornada de transformação digital:
Ampliar o impacto gerado pela organização para seus clientes, colaboradores e comunidades só será possível com pessoas comprometidas e engajadas. Para isso, é preciso ter clareza de propósito.
O modelo da organização que normalmente baseia-se em departamentos, que são quase miniempresas dentro da empresa, já passa por uma evolução baseada em cadeias de valor e squads multidisciplinares. Com isso os silos organizacionais são rompidos e começamos a ter as pessoas embarcando numa única jornada digital, com a velocidade e a eficiência que esse novo mundo exige.
Telmo Costa é fundador e CEO da Meta, consultoria em transformação digital, com mais de 30 anos no mercado de tecnologia, com sede em São Paulo e atuação internacional.
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