fb-embed

Gestão de pessoas

2 min de leitura

Trabalho híbrido mantém aquecido o mercado de plataformas para o RH

Mais um serviço desse tipo é lançado recentemente em Curitiba; confira o case

Sandra Regina da Silva

24 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Trabalho híbrido mantém aquecido o mercado de plataformas para o RH

Gestão de pessoas tem sido um dos principais desafios quando se fala em novos modelos de trabalho. Afinal, é bem diferente acompanhar todos os funcionários presencialmente e a distância.

Algumas empresas são conhecidas por apoiar essa transformação digital do RH, como a Gupy, fundada em 2015, e a LG lugar de gente, que nasceu em Goiás em 1985 como revendedora de computadores e acabou se tornando uma especialista em soluções de tecnologia para recursos humanos. Mas, desde que a pandemia eclodiu, surgem, em vários locais do Brasil, mais plataformas de software como serviço (SaaS) para atender à demanda dos profissionais de RH de gerenciar a singularidade de cada um dos funcionários e retê-los num modelo de trabalho remoto/híbrido. O fato de essa tendência continuar aquecida mesmo com a pandemia mais sob controle indica, inclusive, que o modelo de trabalho híbrido vem amadurecendo.

É isso que mostra o lançamento recente da Voors, no final de junho, pela empresa de software Viasoft, sediada em Curitiba. Sua proposta é acompanhar e analisar o cotidiano dos funcionários e munir de dados o gestor para facilitar seu desenvolvimento. A seguir, HSM Management detalha o caso Voors, que ilustra o que vem sendo ofertado no mercado brasileiro.

Análises preditivas

A Voors é a evolução de uma plataforma anterior da Viasoft, a Nela. A principal diferença entre uma e outra é o foco nos resultados em vez de tarefas diárias. O mais importante do produto é seu objetivo macro, mas as responsabilidades individuais e tarefas diárias continuam a poder ser acompanhadas na plataforma.

Por trás da Voors, há um recurso de inteligência artificial que fornece informações para líderes, incluindo leitura do comportamento do colaborador e análises de desligamento de pessoas. “É uma ferramenta para identificar possíveis insatisfações e gargalos sentidos pelos colaboradores”, explica Cristian Prior, head de implantação na Viasoft. Assim, o profissional de RH pode traçar ações focadas visando à resolução de problemas sentidos que muitas vezes passam despercebidos pelos chefes diretos.

“Fizemos muita pesquisa para entender o que os gestores precisavam. Voors olha três pilares: comunicação, processos e performance. Com ela, a área não precisa mais ter um monte de ferramentas, porque entrega todas as funcionalidades numa mesma plataforma”, diz Prior. Há ainda uma camada de business intelligence (leia-se “de números”), que permite obter análises de rotatividade, perfil, remuneração e até gerar cruzamentos de metas com resultados para avaliar performance.

Entre outras coisas, a Voors permite aos gestores, por exemplo, fazer análises preditivas com relação ao seu time, já que os funcionários registram no aplicativo seus sentimentos e como estão evoluindo nos projetos e tarefas. “Os indicadores de performance e motivação são exibidos no app, que tem versões para todo tipo de dispositivo”, diz Eduardo Harthecopf, gestor de marketing da Viasoft.

*A repórter Sandra Regina da Silva viajou para Curitiba a convite da Viasoft.

Compartilhar:

Autoria

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Artigos relacionados

Imagem de capa Mulheres na liderança: desafios para a equidade de gênero em posições de alta gestão

Gestão de pessoas

29 Maio | 2024

Mulheres na liderança: desafios para a equidade de gênero em posições de alta gestão

Apesar do crescimento contínuo na presença de mulheres em cargos de liderança, a equidade de gênero ainda está distante. A valorização da liderança feminina é essencial para a construção de uma cultura organizacional sólida e ética.

Rafaela Dialma Gonçalves Scrivano

3 min de leitura

Imagem de capa Quais os passos para criar empresas renovadoras?

Gestão de pessoas

22 Maio | 2024

Quais os passos para criar empresas renovadoras?

Precisamos falar sobre o esgotamento que a produção incessante e sem propósito está fazendo com que mais da metade da população adoeça.

Carol Olinda

6 min de leitura

Imagem de capa Por onde percorre o entendimento de people analytics?

Gestão de pessoas

22 Maio | 2024

Por onde percorre o entendimento de people analytics?

Não cabe mais só fazermos decisões com base na intuição, por isso, é necessário reconhecer que tipo de compreensão sobre people analytics estamos criando!

Galo Lopez

5 min de leitura

Imagem de capa Como será o mercado de trabalho nos próximos anos: jovens trabalhando lado a lado dos mais velhos?

Gestão de pessoas

20 Maio | 2024

Como será o mercado de trabalho nos próximos anos: jovens trabalhando lado a lado dos mais velhos?

O olhar pela questão etária sempre precisa ser algo mais atento e que consiga prever os estranhamentos que podem acontecer em nosso trabalho, afinal, a diversidade está também nesse olhar das necessidades distintas que cada geração possui em determinado momento.

João Roncati

3 min de leitura