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ESG
26 Julho | 2024
Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja
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Quando os consumidores terminam de comprar seus presentes e planejar as festas de fim de ano, eles começam a gastar em seu próximo grande investimento: as resoluções de Ano Novo. É neste momento que as marcas e publishers podem alcançá-los.
Fernando Tassinari
20 de Dezembro
Segundo a Quicken, 56% das pessoas que fazem resoluções de Ano Novo gastam dinheiro para mantê-las. Dessas pessoas:
14% gastam de R$2000 a R$4.500
2,5% gastam de R$4.500 a R$10.000
Em que eles estão gastando exatamente? De acordo com um relatório da Inc., as Top 10 resoluções de Ano Novo entram nas categorias de saúde/fitness, finanças e estilo de vida. A Quicken confirma isso, observando que as pessoas que fazem resoluções financeiras, por incrível que pareça, gastam mais que outras.
Para ajudar os anunciantes desses setores a alcançarem os consumidores quando eles estiverem prontos para comprar, buscamos as informações mais recentes do Taboola Trends sobre campanhas de saúde/fitness, finanças e estilo de vida. Nossos dados revelam excelentes oportunidades de engajamento, onde a oferta é baixa, mas as taxas de cliques (CTR) são altas.
Eis o que descobrimos para impulsionar as suas campanhas de marketing de Ano Novo:
As resoluções mais comuns envolvem dieta e exercício físico, pois as pessoas buscam melhorar sua saúde, especialmente após a comilança do período de festas. Nossos dados mostram como os anunciantes de saúde e fitness podem alcançar esse grupo de consumidores.
A maioria dos anunciantes investe em alcançar o público pela manhã e no início da tarde, mas a CTR é mais alta à noite, por volta das 18h às 19h.
Os profissionais de marketing podem engajar os leitores durante esse período, quando estão voltando para casa do trabalho, indo à academia antes do jantar ou procurando informações sobre estratégias e produtos para cuidado pessoal.
A CTR é mais baixa aos domingos, mas é quando os investimentos em marketing são mais altos. Os anunciantes estão tentando alcançar as pessoas quando estão de folga do trabalho, relaxando e provavelmente navegando na Web. Mas nossos dados mostram maiores oportunidades de engajamentos na segunda, terça e sábado.
Portanto, não desconsidere o início da semana, quando as pessoas estão organizando sua agenda e pesquisando novas dietas e planos de exercícios.
Não é surpresa que os profissionais de marketing estejam investindo pesado em campanhas para celular, pois o tráfego da Internet móvel já ultrapassa o tráfego de computadores. Mas eles também devem investir especificamente em campanhas para tablets, que geram quase o mesmo número de cliques que as campanhas para celular, mas gastam muito menos que os computadores.
Afinal, os tablets são ótimos para pesquisas em movimento e são mais legíveis que os smartphones. Eles também podem abrigar outros aplicativos de saúde e fitness que as pessoas usam para planejar suas novas dietas e rotinas de exercício.
As imagens de campanhas de saúde e fitness mais bem-sucedidas são elegantes, simples e objetivas. É por isso que vemos uma CTR mais alta em imagens em preto e branco sem elementos estranhos, como texto ou animais. Os alimentos, no entanto, geram cliques, pois são relevantes para o setor.
Veja a campanha deste ano novo da Fabletics, promovendo a nova coleção de roupas da marca com Kelly Rowland. As imagens minimalistas, sem texto e em preto e branco do Instagram apresentam Rowland exibindo seus produtos e físico.
Extraímos dados de campanhas financeiras para ver como os profissionais de marketing podem alcançar melhor as pessoas preocupadas com dinheiro no novo ano.
Segundo nossos dados, os investimentos em conteúdo relacionado a finanças caem à medida que fica mais tarde, mas a CTR aumenta. Isso significa que os profissionais de marketing têm a oportunidade de investir em conteúdo no final da tarde e manter o engajamento ao longo do dia.
Durante esse período, o público ainda pode estar trabalhando e realizando pesquisas financeiras por motivos profissionais ou pessoais.
O marketing financeiro não para apenas porque a semana de trabalho termina. Vemos uma oportunidade para marcas e publishers alcançarem públicos-alvo com conteúdo financeiro aos sábados. Adicione as terças-feiras à mistura também, quando a semana de trabalho começa.
Os investimentos em computadores são altos e comparáveis aos investimentos em dispositivos móveis, mas vemos a CTR mais alta em tablets. É tentador alcançar leitores de finanças em PCs enquanto eles estão trabalhando, mas os números não mentem. Os profissionais de marketing devem investir em anúncios distribuídos em tablets ou correr o risco de perder um engajamento crucial dos públicos em movimento.
Assim como as imagens de saúde e fitness, as imagens financeiras devem se resumir aos negócios - evite distrações e seja franco quanto ao que elas oferecem. Descobrimos que imagens em preto e branco geram uma CTR 51% maior do que imagens coloridas. Imagens com texto e sem pessoas também afetam positivamente o engajamento.
A Mastercard, por exemplo, lançou sua campanha "Start Something Priceless" no início deste ano, inspirando o público a seguir suas paixões e a lançar suas próprias iniciativas de negócios. Para promover esta campanha, a empresa global de pagamentos perfilou mulheres empresárias, como Morgan DeBaun, CEO e fundadora da Blavity, Inc., uma empresa de mídia para criadores de conteúdo millenials negros. Ela compartilhou esboços em preto e branco das mulheres por meio de redes sociais, da web e OOH.
Estilo de vida é uma categoria ampla. Para restringir, as resoluções populares de estilo de vida incluem aprender uma nova habilidade, ler mais e passar mais tempo com amigos e familiares. Os dados das campanhas de estilo de vida revelam como alcançar melhor o público com esses interesses.
Os horários ideais para envolver as pessoas com conteúdo de estilo de vida são logo após acordarem e antes de irem para a cama. No entanto, a maioria dos profissionais de marketing investe em campanhas no final da manhã e da tarde.
Portanto, se você deseja alcançar o público-alvo do Ano Novo com metas de estilo de vida, não espere até que eles estejam engajados no dia de trabalho. Alcance-os quando tiverem uma mentalidade mais relaxada e aberta.
O investimento é mais baixo às segundas-feiras, mas os cliques aumentam à medida que a semana começa, revelando uma janela de oportunidades para os profissionais de marketing de estilo de vida atingirem o público com seu conteúdo de anúncio.
Combine esse insight com os dados acima e tente lançar campanhas de estilo de vida nas manhãs e noites de segunda-feira. Sua CTR pode agradecer.
Mais uma vez, o tablet continua sendo o dispositivo mais negligenciado, mas oportuno para o engajamento. Isso não significa que os profissionais de marketing devam dar as costas aos investimentos em anúncios para computador e celular; em vez disso, eles deveriam aproveitar essa oportunidade colocando mais fé - e orçamento - na distribuição em tablets.
Não se contenha com esses visuais na campanha de estilo de vida. Nossos dados mostram que elementos adicionais, como alimentos, animais e texto, aumentam significativamente a CTR. E, enquanto as campanhas de fitness e finanças se beneficiam de fotos em preto e branco, as imagens do estilo de vida devem incluir cores e ilustrações para um maior envolvimento.
Considere a campanha de marketing deste ano do Spotify. Ela promoveu 'Metas 2018' bem-humoradas usando dados da plataforma de streaming de música. Cores, ilustrações e textos atraentes preenchem todos os recursos visuais da campanha.
Não deixe de lado o marketing de Ano Novo. Use essas estratégias baseadas em dados para direcionar o tráfego com conteúdo de saúde e fitness, finanças e estilo de vida e manter o público envolvido enquanto eles procuram soluções para suas resoluções.
Além disso, à medida que 2020 se aproxima e o novo ano começa, fique de olho no Taboola Trends para obter informações em tempo real, para que você possa manter a sua própria resolução: gerar receita e engajamento a partir de campanhas de marketing robustas.
Regional Director LATAM na Taboola
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