fb-embed

Gestão de pessoas

1 min de leitura

Quiet ambition diz algo pra você?

É verdade que os hábitos têm mudado e as pessoas têm consumido menos e compartilhado mais. Será que é consciência do impacto do consumo?

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

20 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Quiet ambition diz algo pra você?

Outro dia escrevi no LinkedIn sobre o quiet ambition ou, traduzido literalmente, ambição silenciosa, ou, numa tradução mais livre ainda, que eu prefiro, a “não-ambição” por cargos.

Trata-se de um grupo, aparentemente os mais jovens, que consideram não avançar para cargos de gestão para preservar qualidade de vida.

Acho justo - é um jeito de viver. E considerando que somos quase 8 bilhões de pessoas, é preciso imaginar que não existe um único jeito de fazer qualquer coisa que seja.

Todos nós queremos dias melhores, mais reconhecimento, mais salário, mas não necessariamente ter um time para chamar de nosso. Porém, num mundo que pressiona para termos sempre mais, o “lugar” de simplesmente manter a nossa paz interior parece cada vez menor.

Menciono especificamente este post na rede social profissional, pois o debate por lá foi dos melhores. Com mais de 30 mil visualizações e dezenas de comentários, fomos tecendo juntos o que essa expressão pode significar, além de como temos visto o espaço do trabalho nas nossas vidas.

O termo não é novo, lembram uns. Parece uma modinha de dar novos nomes (e estrangeiros, claro) a tudo que já víamos. Concordo muito com o recordatório, o que também me faz pensar que dar nome às coisas nos ajuda a falar sobre elas, entender como nos afetam e onde queremos colocá-las na nossa vida.

Assim sendo, se você tem interesse sobre o tema, passa lá no post e participa da conversa, que não será apenas comigo, mas com um grupo maior de pessoas interessada no debate. Vem!

Compartilhar:

Colunista

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Imagem de capa O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

Gestão de pessoas

24 Abril | 2024

O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

HRTechs surgem para agilizar processos e oferecer variedade de benefícios, porém, desafios como imersão digital persistem. Investir em colaboradores traz diferenciais competitivos e reduz turnover, apontando para um futuro promissor no setor de benefícios corporativos no Brasil

Charles Schweitzer

2 min de leitura

Imagem de capa Desvendando o cérebro criativo

Gestão de pessoas

20 Abril | 2024

Desvendando o cérebro criativo

Neurociência e práticas de inovação caminham juntas para destravar o potencial criativo humano

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

6 min de leitura

Imagem de capa Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

Gestão de pessoas

17 Abril | 2024

Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

A tríplice necessidade de capacitação aos líderes que todo chefe precisa aprender

Samir Iásbeck

3 min de leitura

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura