fb-embed

Gestão de pessoas

1 min de leitura

Quiet ambition diz algo pra você?

É verdade que os hábitos têm mudado e as pessoas têm consumido menos e compartilhado mais. Será que é consciência do impacto do consumo?

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

20 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Quiet ambition diz algo pra você?

Outro dia escrevi no LinkedIn sobre o quiet ambition ou, traduzido literalmente, ambição silenciosa, ou, numa tradução mais livre ainda, que eu prefiro, a “não-ambição” por cargos.

Trata-se de um grupo, aparentemente os mais jovens, que consideram não avançar para cargos de gestão para preservar qualidade de vida.

Acho justo - é um jeito de viver. E considerando que somos quase 8 bilhões de pessoas, é preciso imaginar que não existe um único jeito de fazer qualquer coisa que seja.

Todos nós queremos dias melhores, mais reconhecimento, mais salário, mas não necessariamente ter um time para chamar de nosso. Porém, num mundo que pressiona para termos sempre mais, o “lugar” de simplesmente manter a nossa paz interior parece cada vez menor.

Menciono especificamente este post na rede social profissional, pois o debate por lá foi dos melhores. Com mais de 30 mil visualizações e dezenas de comentários, fomos tecendo juntos o que essa expressão pode significar, além de como temos visto o espaço do trabalho nas nossas vidas.

O termo não é novo, lembram uns. Parece uma modinha de dar novos nomes (e estrangeiros, claro) a tudo que já víamos. Concordo muito com o recordatório, o que também me faz pensar que dar nome às coisas nos ajuda a falar sobre elas, entender como nos afetam e onde queremos colocá-las na nossa vida.

Assim sendo, se você tem interesse sobre o tema, passa lá no post e participa da conversa, que não será apenas comigo, mas com um grupo maior de pessoas interessada no debate. Vem!

Compartilhar:

Colunista

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Imagem de capa Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Gestão de pessoas

22 Julho | 2024

Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

2 min de leitura

Imagem de capa SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Gestão de pessoas

17 Julho | 2024

SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

4 min de leitura

Imagem de capa Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas: como incorporar essa realidade nas empresas sem desumanizá-la?

Gestão de pessoas

10 Julho | 2024

Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas: como incorporar essa realidade nas empresas sem desumanizá-la?

A IA está revolucionando o setor de pessoas e cultura, oferecendo soluções que melhoram e fortalecem a interação humana no ambiente de trabalho.

Fernando Ferreira

6 min de leitura