fb-embed

2 min de leitura

Plataformas de sucesso vão muito além do casamento

03 de Junho

Compartilhar:
Artigo Plataformas de sucesso vão muito além do casamento

Casar vendedores e compradores não basta; essas empresas devem estar atentas a diversos aspectos do modelo de negócio, sobretudo, redução de riscos e geração de valor.

Para construir uma plataforma digital de sucesso, basta saber conectar pessoas e grupos em torno da solução de um problema ou do atendimento de uma necessidade, certo?  

Muita gente continua a pensar assim, mas a realidade dos casos mais emblemáticos desse tipo de negócio evidencia que diversos fatores devem ser levados em conta na definição do modelo de negócio. O êxito das plataformas digitais depende, por exemplo, da capacidade de identificar e reduzir riscos, tanto para os compradores como para os vendedores

Redução de Riscos

 É importante ter em mente que as plataformas digitais operam com base nos conceitos da chamada economia compartilhada. Tal compartilhamento pode ser físico, como no caso da Airbnb, ou informacional, como acontece com o Trip Advisor.  Essa característica possibilita a redução dos custos de transação envolvidos na oferta e no consumo de bens e serviços.

 No entanto, mesmo tendo o compartilhamento como base, há riscos envolvidos, especialmente no que diz respeito à incerteza do resultado das interações. Para o vendedor ou prestador de serviço, o risco está na falta de segurança sobre os ganhos futuros e mesmo sobre os recursos necessários para assegurar esses ganhos. Para o cliente, inclui dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e até a garantia de entrega.  

Assim, as empresas donas de plataformas digitais devem identificar e reduzir os possíveis riscos à medida que estes surgem, atuando como reguladoras desses mercados emergentes. Elas podem fazer isso estabelecendo regras e assumindo o papel de mediadora na solução de disputas.

“Todas essas tarefas – conectar pessoas, regular e arbitrar – são essenciais na gestão de novos mercados”, como afirma Jeffrey L. Sampler, professor da China Europe International Business School de Xangai, China, em artigo na MIT Sloan Management Review. 

Criação de valor

Marshall W. Van Alstyne, professor da Questrom School of Business, da Boston University, e autor do livro A revolução das plataformas (ed. HSM/Alta Books), traz outro elemento determinante do sucesso das plataformas digitais: novas formas de criação de valor. 

“Nesses mercados, cultivar a capacidade dos usuários se tornou tão estratégico como a redução dos custos de transação. As plataformas de sucesso empoderam os usuários”, afirma.  Para ele, as empresas devem priorizar ações que aumentem as habilidades, a competência e a criatividade dos participantes da plataforma, garantindo que os usuários criem valor uns para outros.

Compartilhar:

Autoria

Artigos relacionados

Imagem de capa É possível manter diferentes gerações em sintonia no ambiente corporativo

Gestão de pessoas

25 Junho | 2024

É possível manter diferentes gerações em sintonia no ambiente corporativo

Gerir eficazmente essas diferenças é crucial para evitar conflitos e fomentar um ambiente de trabalho dinâmico e inovador. Aproveitar as forças únicas de cada geração é a chave para o sucesso e sustentabilidade no mercado competitivo. Sua equipe está explorando todo esse potencial?

Juliana Dorigo

4 min de leitura

Imagem de capa Um olhar sobre o futuro  da juventude brasileira é  um olhar sobre propósito

Diversidade

25 Junho | 2024

Um olhar sobre o futuro da juventude brasileira é um olhar sobre propósito

Afinal, em qual lugar você está na fila do Fim do Mundo?

Gustavo Rosa

2 min de leitura

Imagem de capa O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Inovação

24 Junho | 2024

O Papel da inovação na construção de um RH estratégico

Líderes de RH enfrentam o desafio de se reinventar para manter relevância e conexão estratégica em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e de mercado. Já pensou que a inovação em cultura organizacional e tecnologia emerge como aliada essencial?

Luciana Leão

4 min de leitura

Imagem de capa Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

Empreendedorismo

22 Junho | 2024

Inovação não é sobre criar castelos no ar. É sobre renovar padrões de desempenho

A inovação transforma a performance, otimizando processos e modernizando tecnologias. No entanto, durante crises, a inovação é essencial para a prosperidade pós-crise. A estratégia de inovação deve ser clara e contínua, alinhando-se à visão de longo prazo da empresa, como demonstrado pelos CVCs.

Felipe Novaes

5 min de leitura

Imagem de capa Por que o propósito é uma chave para a economia digital

Reportagem

20 Junho | 2024

Por que o propósito é uma chave para a economia digital

O Dossiê 163 já está no ar! Este é o primeiro texto dele, feito pela Adriana Salles, em que discute complexidade, incertezas e velocidade nas empresas. Afinal, exigem que boas decisões sejam tomadas nas pontas – e levem em conta o futuro...

HSM Management

11 min de leitura