![Imagem de capa Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja](https://images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/6ss3T1aKmEfzcGYULy63kZ/6a34e9f04fc258d91a00d9680553970a/cidade-esponjamargem-rio.jpeg)
ESG
26 Julho | 2024
Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja
6 min de leitura
Para construir uma plataforma digital de sucesso, basta saber conectar pessoas e grupos em torno da solução de um problema ou do atendimento de uma necessidade, certo?
Muita gente continua a pensar assim, mas a realidade dos casos mais emblemáticos desse tipo de negócio evidencia que diversos fatores devem ser levados em conta na definição do modelo de negócio. O êxito das plataformas digitais depende, por exemplo, da capacidade de identificar e reduzir riscos, tanto para os compradores como para os vendedores.
É importante ter em mente que as plataformas digitais operam com base nos conceitos da chamada economia compartilhada. Tal compartilhamento pode ser físico, como no caso da Airbnb, ou informacional, como acontece com o Trip Advisor. Essa característica possibilita a redução dos custos de transação envolvidos na oferta e no consumo de bens e serviços.
No entanto, mesmo tendo o compartilhamento como base, há riscos envolvidos, especialmente no que diz respeito à incerteza do resultado das interações. Para o vendedor ou prestador de serviço, o risco está na falta de segurança sobre os ganhos futuros e mesmo sobre os recursos necessários para assegurar esses ganhos. Para o cliente, inclui dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e até a garantia de entrega.
Assim, as empresas donas de plataformas digitais devem identificar e reduzir os possíveis riscos à medida que estes surgem, atuando como reguladoras desses mercados emergentes. Elas podem fazer isso estabelecendo regras e assumindo o papel de mediadora na solução de disputas.
“Todas essas tarefas – conectar pessoas, regular e arbitrar – são essenciais na gestão de novos mercados”, como afirma Jeffrey L. Sampler, professor da China Europe International Business School de Xangai, China, em artigo na MIT Sloan Management Review.
Marshall W. Van Alstyne, professor da Questrom School of Business, da Boston University, e autor do livro A revolução das plataformas (ed. HSM/Alta Books), traz outro elemento determinante do sucesso das plataformas digitais: novas formas de criação de valor.
“Nesses mercados, cultivar a capacidade dos usuários se tornou tão estratégico como a redução dos custos de transação. As plataformas de sucesso empoderam os usuários”, afirma. Para ele, as empresas devem priorizar ações que aumentem as habilidades, a competência e a criatividade dos participantes da plataforma, garantindo que os usuários criem valor uns para outros.
ESG
26 Julho | 2024
6 min de leitura
Cultura organizacional
25 Julho | 2024
5 min de leitura
Gestão de pessoas
22 Julho | 2024
2 min de leitura
Marketing Business Driven
21 Julho | 2024
3 min de leitura
Transformação Digital
19 Julho | 2024
13 min de leitura
Gestão de pessoas
17 Julho | 2024
4 min de leitura