fb-embed

2 min de leitura

Plataformas de sucesso vão muito além do casamento

03 de Junho

Compartilhar:
Artigo Plataformas de sucesso vão muito além do casamento

Casar vendedores e compradores não basta; essas empresas devem estar atentas a diversos aspectos do modelo de negócio, sobretudo, redução de riscos e geração de valor.

Para construir uma plataforma digital de sucesso, basta saber conectar pessoas e grupos em torno da solução de um problema ou do atendimento de uma necessidade, certo?  

Muita gente continua a pensar assim, mas a realidade dos casos mais emblemáticos desse tipo de negócio evidencia que diversos fatores devem ser levados em conta na definição do modelo de negócio. O êxito das plataformas digitais depende, por exemplo, da capacidade de identificar e reduzir riscos, tanto para os compradores como para os vendedores

Redução de Riscos

 É importante ter em mente que as plataformas digitais operam com base nos conceitos da chamada economia compartilhada. Tal compartilhamento pode ser físico, como no caso da Airbnb, ou informacional, como acontece com o Trip Advisor.  Essa característica possibilita a redução dos custos de transação envolvidos na oferta e no consumo de bens e serviços.

 No entanto, mesmo tendo o compartilhamento como base, há riscos envolvidos, especialmente no que diz respeito à incerteza do resultado das interações. Para o vendedor ou prestador de serviço, o risco está na falta de segurança sobre os ganhos futuros e mesmo sobre os recursos necessários para assegurar esses ganhos. Para o cliente, inclui dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e até a garantia de entrega.  

Assim, as empresas donas de plataformas digitais devem identificar e reduzir os possíveis riscos à medida que estes surgem, atuando como reguladoras desses mercados emergentes. Elas podem fazer isso estabelecendo regras e assumindo o papel de mediadora na solução de disputas.

“Todas essas tarefas – conectar pessoas, regular e arbitrar – são essenciais na gestão de novos mercados”, como afirma Jeffrey L. Sampler, professor da China Europe International Business School de Xangai, China, em artigo na MIT Sloan Management Review. 

Criação de valor

Marshall W. Van Alstyne, professor da Questrom School of Business, da Boston University, e autor do livro A revolução das plataformas (ed. HSM/Alta Books), traz outro elemento determinante do sucesso das plataformas digitais: novas formas de criação de valor. 

“Nesses mercados, cultivar a capacidade dos usuários se tornou tão estratégico como a redução dos custos de transação. As plataformas de sucesso empoderam os usuários”, afirma.  Para ele, as empresas devem priorizar ações que aumentem as habilidades, a competência e a criatividade dos participantes da plataforma, garantindo que os usuários criem valor uns para outros.

Compartilhar:

Autoria

Artigos relacionados

Imagem de capa Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

ESG

26 Julho | 2024

Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

6 min de leitura

Imagem de capa Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Gestão de pessoas

22 Julho | 2024

Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

2 min de leitura

Imagem de capa Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

Transformação Digital

19 Julho | 2024

Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

13 min de leitura

Imagem de capa SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Gestão de pessoas

17 Julho | 2024

SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

4 min de leitura