fb-embed

Tecnologia e inovação

3 min de leitura

Os Impactos da Covid-19 no agronegócio

Ainda é difícil estimar os impactos da pandemia de Covid-19 em todos os setores da economia, e no agronegócio não é diferente.

Colunista Ulisses Ferreira de Oliveira

Ulisses Ferreira de Oliveira

19 de Maio

Compartilhar:
Artigo Os Impactos da Covid-19 no agronegócio

Em meio a uma enxurrada de notícias catastrófica que, em vez de ajudar, acaba nos desorientando, faço aqui em meu isolamento social uma reflexão sobre alguns pontos que devemos nos atentar. 

Aumento do preço e dificuldade de obter insumos e equipamentos

Com o fechamento de fronteiras, portos e o aumento do dólar, muitos insumos fundamentais para a produção agropecuária não chegarão às propriedades e, se chegarem, serão substancialmente mais caros. 

O preço do adubo, só para citar um exemplo, tende a subir com a simples oscilação do dólar. Sem perspectiva de normalização, adaptar-se a essa realidade será um desafio para o agronegócio brasileiro, que depende de fontes de matéria prima importadas. 

Por um outro lado, este cenário retoma um ponto importante que é pensar em autossuficiência ou, ao menos, diminuição da dependência de outros países. 

Dificuldade para a colheita

A colheita de vários produtos do setor está chegando e com ela a dúvida de como será realizada, visto que muitas propriedades ainda demandam grande quantidade de mão de obra nesses períodos, mão de obra que muitas vezes vem de outras localidades. 

Essa barreira também será sentida pelo setor pecuário com a dificuldade de escoar seus produtos para grandes frigoríficos, laticínios e agroindústrias locais. 

E diferentemente de outras atividades no setor agropecuário, não dá para parar a produção e retomar depois. É preciso pensar agora em estratégias e orientações que demonstrem como superar esses desafios. Iniciativas diversas estão sendo realizadas neste sentido. 

Porém, além de não parar, é preciso que o setor não se coloque em risco e não seja fonte de propagação do vírus.

Produtor no grupo de risco

Outra preocupação é com relação a idade do produtor rural brasileiro, com quase 70% dos agricultores acima dos 45 anos. 

Muitos estão no grupo de risco e, por trabalharem com pouca mão de obra, não conseguem se resguardar. Neste caso é preciso que o setor se uma, seja por meio de um produtor, cooperativa ou associação, para auxiliar aqueles que são do grupo de risco. 

Além disso, revendas e prestadores de serviços precisam lembrar de evitar o contato com agricultores deste perfil e, caso a comunicação seja indispensável, usar equipamentos de segurança como a máscara. 

Rumo à era digital

Um impacto certo do novo coronavírus na vida das pessoas é que essa situação nos empurra para a necessidade de aderir à revolução digital que estava em curso, mas que agora avançará mais rápido em todos os segmentos da economia. 

No campo a utilização de ferramentas digitais traz mais racionalidade ao uso de insumos, possibilitará maior controle da gestão, extremamente necessária para superar os desafios que virão com a recessão econômica e, o mais importante, trará o consumidor para mais próximo do produtor. 

Acredito que teremos avanços na demanda por produtos de origem, pelo contato do produtor com o consumidor final, e a necessidade do produtor trabalhar sua marca para se colocar no mercado. 

Um exemplo que já ocorre em algumas cidades é a adesão de produtores a feiras livres digitais, que acontece em ambiente virtual utilizando mídias sociais, na qual produtores e consumidores estão encontrando formas de continuar garantindo o suprimento de alimentos em meio a pandemia.

Mercados mais restritos e exigentes

Acredito que o fechamento temporário das fronteiras tende a estimular uma mudança de comportamento, em que os produtos locais passem a ser mais valorizados, com mais incentivo a produção agropecuária local. 

Além de ajudar a enfrentar a crise econômica, essa mudança também reduz o risco de novas contaminações. Neste contexto, o Brasil terá um desafio de credibilidade, para conseguir transmitir ainda mais confiança para seus parceiros comerciais.

Por outro lado, haverá um aumento da demanda por alimentos e o Brasil continuará a ser o celeiro do mundo. 

Essa nossa vocação natural, aliada a investimentos e maior profissionalização do setor será capaz de reerguer nosso país. 

Caberá mais uma vez ao agronegócio o papel de nos tirar da crise e trazer condições de emprego e renda para nossa população.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Ulisses Ferreira de Oliveira

Ulisses Ferreira de Oliveira

Técnico Agrícola e administrador, especialista em cafeicultura sustentável, trabalhou na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) e foi coordenador do Movimento Poços de Caldas Cidade de Comércio Justo e Solidário. Ulisses é consultor de associações e cooperativas e certificações agrícolas.

Artigos relacionados

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura

Imagem de capa Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Gestão de pessoas

27 Março | 2024

Gestor de gestores: os desafios da transição de gerente para diretor

Em mais um texto, Valeria Pimenta traz uma reflexão necessária sobre questões relacionadas às promoções e o papel de gestores e líderes, que se diferencia das questões de mérito ou produtivas de uma função

Valéria Pimenta

3 min de leitura

Imagem de capa A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Gestão de pessoas

25 Março | 2024

A importância dos conselhos no plano de sucessão de empresas familiares

Sucessão de organizações familiares muitas vezes se tornam uma questão delicada e complexa. Nesse sentido, qual a importância de um conselho nesse trabalho estratégico em um momento crucial?

Farias Souza

4 min de leitura