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Na transição ao digital, líderes ganham relevância

Especialistas em inovação e em tecnologias digitais do Brasil listam as oito funções da liderança na transformação digital

Adriana Salles

16 de Julho

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Artigo Na transição ao digital, líderes ganham relevância

A relevância dos líderes para a transformação digital é um consenso entre os especialistas acompanhados por HSM Management em Recife. 

“A ausência de líderes é o maior inibidor da transformação” (Silvio Meira)

Isso porque as pessoas são cruciais para o sucesso (e determinantes no fracasso) das iniciativas nessa direção. Várias decisões cabem ao líder, segundo ele e Teco Sodré, da consultoria de transformação digital MuchMore: 

  1. Engavetar o que se sabe e estimular o reaprendizado; 
  2. Fazer as pessoas colaborarem; 
  3. Afastar os sabotadores e advogados-do-diabo da mudança; 
  4. Dividir um desafio que seja muito grande em partes menores; 
  5. Garantir o alinhamento de tudo e todos com o propósito; 
  6. Relembrar constantemente que não se pode começar pela tecnologia, mas com a visão empática de um problema do consumidor; 
  7. Não deixar que a equipe se apaixone por uma determinada solução; ela deve se apaixonar pelo problema;
  8. Manter na tropa o espírito de que “vai dar errado”, porque, se estiverem preparados para erros, defeitos e falhas, a ocorrência desses será só mais uma parte do processo. (Já quando algo não pode dar errado no ponto de partida fica impossível de consertar.);

Ninguém faz transformação digital sozinho – os investidores ensinam isso ao abordarem inovação com as startups, mas vale para qualquer empresa e qualquer mudança: como se sabe, se um empreendedor vem falar com um investidor sozinho, ele pode nem ser recebido. Tem de haver equipe e, onde há equipe, tem de haver líder.

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Autoria

Adriana Salles

Diretora-editorial na Qura Editora

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