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Marketing Business Driven
21 Julho | 2024
Marketing H2H ou negócios são feitos por pessoas, para pessoas
3 min de leitura
“Zeitgeist” é um conceito que traduz o que chamamos de espírito do tempo, ou o clima intelectual, sociológico e cultural da época que estamos vivendo. O termo deriva do latim genius seculi (“espírito guardião do século").
Por que um conceito filosófico seria importante para você? Porque, para vender mais e melhor, seu posicionamento de marca precisa fazer sentido, ter contexto para sua audiência.
Atualmente, por exemplo, a conexão digital é parte natural do dia a dia de todos os consumidores. Logo, sua marca precisa ter estratégia e presença digitais.
Isso significa que você precisa acompanhar todas as tendências e modismos que surgem? Não (ufa!).
Mas significa que você precisa acompanhar os movimentos de mercado, estar atento ao comportamento de consumo das novas gerações, ao movimento de novos entrantes, à estabilização de antigos competidores, ao jeito como os indivíduos na sociedade se comportam e se relacionam com os assuntos que estão no universo de comunicação da sua marca. O exercício de se manter atualizado contribui, de forma significativa, para que sua marca não orbite apenas ao redor de si própria – um dos maiores erros que um time de marketing pode cometer –, mas olhando sempre a partir da perspectiva do consumidor.
É preciso que a marca, o negócio e toda liderança tenham clareza do que é o negócio, que valor ele gera para o mundo, como transforma o consumidor e que benefícios tangíveis ele entrega. A partir disso, é preciso entender qual é a melhor forma, o canal de comunicação mais consumido e que nível de diálogo será estabelecido entre a marca e o consumidor.
Para assentar o conceito, pense no que estamos vivenciando hoje. Depois de quase três anos convivendo com a covid-19, temos mais perguntas que respostas. Somos parte da história. O isolamento social trouxe reflexões, muitas profundas, sobre a relação entre vida pessoal e profissional, mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde mental, preservação da vida e uso da tecnologia.
Todos esses assuntos, em maior ou menor grau, afetam o modo como sua marca se relaciona com o mercado. Se você não mantiver atenção a como a sociedade está se movendo, muito provavelmente vai perder competitividade, ainda que de forma sutil. Somos parte da história que será avaliada, estudada nas próximas décadas, mas já é possível visualizar mudanças que impactam nosso dia a dia.
Como você pode fazer isso, de forma bem prática? Como manter essa atenção ao espírito da época?
Aqui vão algumas dicas:
Mantenha sua marca relevante. É ela que vai garantir a perpetuidade do seu diálogo com o mercado. Marcas que dialogam vendem mais e melhor.
Ana Meneguini é fundadora da Introduce to Market (ITM)
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