fb-embed

Melhores para o Brasil 2022

2 min de leitura

Geração de valor compartilhado no segmento de mobilidade

Localiza faz diferença em um setor associado ao aquecimento global. Programa ESG da empresa foi estruturado em: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial

Katia Simões

22 de Março

Compartilhar:
Artigo Geração de valor compartilhado no segmento de mobilidade

Ao abrir sua primeira agência, em 1973, em Belo Horizonte (MG), a única certeza dos fundadores da Localiza era que a empresa cresceria com bases sólidas e valorizando o capital humano. Hoje, um dos valores fundamentais da sua cultura é “gente que inspira e transforma”, materializado pelas ações de desenvolvimento de carreira em programas na Universidade Localiza, voltados para mais de 11 mil colaboradores do Brasil e da América Latina.

“E há iniciativas voltadas para os jovens talentos”, explica Rozalia Del Gaudio, diretora de comunicação e sustentabilidade.

“O programa ESG foi estruturado em três pilares: mobilidade sustentável; educação e empreendedorismo para a transformação social; e cultura e governança de classe mundial”, conta Del Gaudio. E, para garantir um modelo perene e alinhado ao negócio, as iniciativas são acompanhadas pelo comitê de governança e sustentabilidade, ligado ao conselho de administração.

Ciente de que a jornada para ser uma empresa sustentável é longa, a Localiza amplia ano a ano suas iniciativas. Os resultados não demoraram a aparecer. No terceiro trimestre de 2021 foram gerados mais de 800 mil kW/h de energia solar, 58% a mais do que no mesmo período de 2020. Foi o melhor índice registrado pelo projeto de geração e consumo de energia limpa nas filiais.

“Mesmo com a forte expansão de geração nos rooftops das unidades, estamos buscando outras alternativas para intensificar o uso de energia limpa e racionalizar o consumo, como migração de unidades para o mercado livre de energia, marketplace de energia limpa e telemetria de consumo”, revela Del Gaudio.

Há avanços no uso racional da água, atingindo 61,4% de lavagem a seco dos veículos, 1,4 ponto percentual acima da meta estabelecida para 2021.

Para ampliar sua atuação social, a empresa lançou o Instituto Localiza em 2021, apoiando projetos que impactam 8 mil jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 14 estados brasileiros. Há dois anos, a Localiza lançou seu programa de DEI, com cinco grupos de afinidades: equidade de gênero, pessoas com deficiência, migrantes e pessoas em refúgio, raça e LGBTI+.

“Nos últimos anos, ficou evidente a consciência de que equilibrar o desenvolvimento do negócio e o desenvolvimento da sociedade é o caminho para prosperar de forma duradoura e sustentável”, afirma Del Gaudio.

Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022

Compartilhar:

Autoria

Katia Simões

Artigos relacionados

Imagem de capa Melhores para o Brasil – 2022

Melhores para o Brasil 2022

22 Março | 2022

Melhores para o Brasil – 2022

Realizada pela Humanizadas, a pesquisa Melhores para o Brasil 2022 reconhece as empresas nacionais que se destacam em diversos atributos, como a ética e também transparência e sustentabilidade

Maria Clara Lopes

42 min de leitura

Imagem de capa [VÍDEO] 3 da Redação #2 | Repertório cultural, Transformers e brócolis

Melhores para o Brasil 2022

03 Setembro | 2021

[VÍDEO] 3 da Redação #2 | Repertório cultural, Transformers e brócolis

Neste 3 da Redação, você encontra a Première da Edição #147 de HSM Management, falamos sobre maturidade digital afetando a experiência do cliente e como medir o risco psicológico das organizações

Rafael Gonçalves

0 min de leitura

Imagem de capa [Vídeo] 3 da Redação #1 | Destaques da semana

Melhores para o Brasil 2022

27 Agosto | 2021

[Vídeo] 3 da Redação #1 | Destaques da semana

Uma vez por semana, direto da redação, os destaques do nosso site e da edição impressa de HSM Management, em vídeo, para você

Redação HSM Management

0 min de leitura

Imagem de capa Um protótipo para o modo de criar aplicativosAssinante

Melhores para o Brasil 2022

26 Maio | 2021

Um protótipo para o modo de criar aplicativos

E se você fizesse um hackathon com pessoas realmente diferentes, incluindo chefes de família, e elas pudessem dormir?

Rana el Kaliouby
Imagem de capa Sua empresa é antirracista? Assinante

Melhores para o Brasil 2022

26 Maio | 2021

Sua empresa é antirracista?

O tempo de medidas superficiais de combate ao racismo nas empresas acabou. Para avançar, o caminho é a inclusão

Deives Rezende Filho
Imagem de capa Siga o dinheiroAssinante

Melhores para o Brasil 2022

26 Maio | 2021

Siga o dinheiro

Orçamentos anuais e relatórios de sustentabilidade até podem dar uma ideia de como uma empresa encara a esg. mas é a alocação de capital que revela se o compromisso é para valer

Roger Martin, Alison Kemper e Rod lohin