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Gestão de pessoas

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Fechando a conta de 2021

Ao acreditar em ritos, pensamos em ciclos que acabam e se iniciam; compartilho, assim, sete dicas para que tanto líderes quanto colaboradores possam fazer um balanço deste ano e pensar numa nova etapa

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

23 de Dezembro

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Artigo Fechando a conta de 2021

Faz mais de um ano que sou colunista desta HSM Management e para mim é inevitável chegar ao mês de dezembro fazendo um balanço do que passou e acertar o passo do que estar por vir (quem quiser relembrar o texto de dezembro de 2020, acesse o conteúdo aqui). Neste sentido, acredito que ritos são fundamentais, pois marcam os momentos que precisamos ou queremos lembrar.

A partir dessa premissa, imagine a diferença que isso pode fazer para seu time? Assim, aproveite o mês de dezembro ou o início do ano para passar um traço nesse capítulo chamado 2021. A lista de orientações, a seguir, pode te ajudar nesse processo:

1. Reconheça as conquistas, os aprendizados, as melhorias e tudo aquilo que você gostaria que continuasse sendo a cara do grupo. Reconhecer é uma forma muito eficiente de fortalecer cultura e canalizar a energia do time.

2. Incentive o seu time também a agradecer as demais áreas. Ninguém trabalha numa ilha, portanto, as relações são cada vez mais importantes.

3. Evite o "feedbacksanduíche". Ele é muito chato. Se você tem algo difícil a dizer, diga. No entanto, não misture isso com outros feedbacks positivos, pois tira o mérito do segundo e não ajuda o primeiro a ser mais eficiente.

4. Volte à lista de metas do ano e faça um balanço. O que trouxe mais satisfação para o time? O que foi duro? O que queremos melhorar? Gosto de fazer uma lista de “que bom” e “que tal?” para direcionar o ano.

5. Comece a escrever as prioridades do ano, junto com o time. Contudo, para isso, fale do contexto. É impressionante como boa parte dos nossos colegas não conhece as prioridades estratégicas das empresas. Sem isso, fica mais difícil acertar e dá margem à frustração.

6. Pergunte ao time como você pode melhorar. Nada mais justo se você também está pedindo ajustes no time, certo?

7. Aproveite para descansar ou diminuir o ritmo (se você não está no comércio, né? Se for seu caso, ótimas vendas! E que o merecido descanso venha logo mais). Ninguém opera em alta performance nos 365 dias por ano. É preciso reconhecer que as pausas fazem parte da eficiência e ajudam a equilibrar corpo e mente para a próxima jornada.

Um excelente 2022 para todos vocês, e que tenhamos novas oportunidades de realização nesse ano que entra.

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Colunista

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

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