fb-embed

Gestão de pessoas

2 min de leitura

Fechando a conta de 2021

Ao acreditar em ritos, pensamos em ciclos que acabam e se iniciam; compartilho, assim, sete dicas para que tanto líderes quanto colaboradores possam fazer um balanço deste ano e pensar numa nova etapa

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

23 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Fechando a conta de 2021

Faz mais de um ano que sou colunista desta HSM Management e para mim é inevitável chegar ao mês de dezembro fazendo um balanço do que passou e acertar o passo do que estar por vir (quem quiser relembrar o texto de dezembro de 2020, acesse o conteúdo aqui). Neste sentido, acredito que ritos são fundamentais, pois marcam os momentos que precisamos ou queremos lembrar.

A partir dessa premissa, imagine a diferença que isso pode fazer para seu time? Assim, aproveite o mês de dezembro ou o início do ano para passar um traço nesse capítulo chamado 2021. A lista de orientações, a seguir, pode te ajudar nesse processo:

1. Reconheça as conquistas, os aprendizados, as melhorias e tudo aquilo que você gostaria que continuasse sendo a cara do grupo. Reconhecer é uma forma muito eficiente de fortalecer cultura e canalizar a energia do time.

2. Incentive o seu time também a agradecer as demais áreas. Ninguém trabalha numa ilha, portanto, as relações são cada vez mais importantes.

3. Evite o "feedbacksanduíche". Ele é muito chato. Se você tem algo difícil a dizer, diga. No entanto, não misture isso com outros feedbacks positivos, pois tira o mérito do segundo e não ajuda o primeiro a ser mais eficiente.

4. Volte à lista de metas do ano e faça um balanço. O que trouxe mais satisfação para o time? O que foi duro? O que queremos melhorar? Gosto de fazer uma lista de “que bom” e “que tal?” para direcionar o ano.

5. Comece a escrever as prioridades do ano, junto com o time. Contudo, para isso, fale do contexto. É impressionante como boa parte dos nossos colegas não conhece as prioridades estratégicas das empresas. Sem isso, fica mais difícil acertar e dá margem à frustração.

6. Pergunte ao time como você pode melhorar. Nada mais justo se você também está pedindo ajustes no time, certo?

7. Aproveite para descansar ou diminuir o ritmo (se você não está no comércio, né? Se for seu caso, ótimas vendas! E que o merecido descanso venha logo mais). Ninguém opera em alta performance nos 365 dias por ano. É preciso reconhecer que as pausas fazem parte da eficiência e ajudam a equilibrar corpo e mente para a próxima jornada.

Um excelente 2022 para todos vocês, e que tenhamos novas oportunidades de realização nesse ano que entra.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Imagem de capa Mulheres na liderança: desafios para a equidade de gênero em posições de alta gestão

Gestão de pessoas

29 Maio | 2024

Mulheres na liderança: desafios para a equidade de gênero em posições de alta gestão

Apesar do crescimento contínuo na presença de mulheres em cargos de liderança, a equidade de gênero ainda está distante. A valorização da liderança feminina é essencial para a construção de uma cultura organizacional sólida e ética.

Rafaela Dialma Gonçalves Scrivano

3 min de leitura

Imagem de capa Por onde percorre o entendimento de people analytics?

Gestão de pessoas

22 Maio | 2024

Por onde percorre o entendimento de people analytics?

Não cabe mais só fazermos decisões com base na intuição, por isso, é necessário reconhecer que tipo de compreensão sobre people analytics estamos criando!

Galo Lopez

5 min de leitura

Imagem de capa Quais os passos para criar empresas renovadoras?

Gestão de pessoas

22 Maio | 2024

Quais os passos para criar empresas renovadoras?

Precisamos falar sobre o esgotamento que a produção incessante e sem propósito está fazendo com que mais da metade da população adoeça.

Carol Olinda

6 min de leitura

Imagem de capa Qual a forma mais eficaz de gerar conexão entre as gerações dentro da sua empresa?

Liderança

20 Maio | 2024

Qual a forma mais eficaz de gerar conexão entre as gerações dentro da sua empresa?

Afim de tentar criar uma conexão entre gerações, um evento corporativo também pode ser oportunidade de construir este elo entre colaboradores e é isso que Alexandre Cunha e Gustavo Ayres contam para nós neste relato.

Gustavo Ayres e Alexandre Cunha

3 min de leitura

Imagem de capa Como será o mercado de trabalho nos próximos anos: jovens trabalhando lado a lado dos mais velhos?

Gestão de pessoas

20 Maio | 2024

Como será o mercado de trabalho nos próximos anos: jovens trabalhando lado a lado dos mais velhos?

O olhar pela questão etária sempre precisa ser algo mais atento e que consiga prever os estranhamentos que podem acontecer em nosso trabalho, afinal, a diversidade está também nesse olhar das necessidades distintas que cada geração possui em determinado momento.

João Roncati

3 min de leitura