fb-embed

3 min de leitura

Equilíbrio em tempos de crise

Colunista Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal

18 de Março

Compartilhar:
Artigo Equilíbrio em tempos de crise

O mês de março é marcado mundialmente pela data relembrada no dia 8, quando a mulher é parabenizada pela sua força e conquistas históricas. 

O 8M reforça a necessidade de movimentos e ações afirmativas pela equidade, diversidade, inclusão e combate à violência contra nós.

Contudo, março de 2020 tem sido diferente. A pandemia mundial estabelecida pelo novo coronavírus, o Covid-19, tomou a frente dos principais assuntos do mês. 

Eventos e manifestações foram cancelados. 

Creches, escolas e universidades vêm sendo fechadas e empresas estão estipulando o home office para seus funcionários como medidas preventivas.

E, agora, fica a pergunta: como reprogramar as nossas vidas para uma rotina onde não há uma divisão clara entre horário comercial e o resto do dia?

O hábito de colocar o crachá, encher a caneca de café e ligar o computador no escritório começa a ser desafiado por um vírus que traz medo e distanciamento físico forçado entre as pessoas.

A cultura do mundo corporativo tradicional enfrenta uma guerra silenciosa há algum tempo. O Vale do Silício, as startups e o modelo de espaços de trabalho compartilhado, os coworkings, estão reinventando a nossa relação com o universo empresarial.

Quando companhias como Microsoft, Apple, Google, XP, lideram a decisão de implementar o home office como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus, como fica o profissional que, habituado com a sua jornada segmentada, precisa agora, encontrar o equilíbrio entre o seu universo profissional e pessoal?

Para as mulheres e, especialmente as mães, essa divisão entre as nossas versões corporativa, pessoal e familiar é um desafio que vem sendo trabalhado há décadas.

Qual a mãe que nunca precisou atender uma ligação da escola em uma reunião importante ou saiu mais cedo do escritório para buscar o filho com febre na escola? 

Estas reconexões com a vida pessoal e familiar em meio ao ambiente corporativo são exemplos de como a experiência feminina pode agregar positivamente em um momento como este. 

O modelo de liderança Shakti, que propõe o equilíbrio entre o poder feminino e masculino nos negócios, é uma ferramenta de transformação que traz a proposta de estimular o equilíbrio de forças - energias - que estão presentes em todos nós, independentemente do gênero.

Como empresas que se abrem para este modelo de liderança e negócios podem estimular o equilíbrio dessas habilidades em tempos especialmente difíceis? 

Mentorias internas podem ser uma solução efetiva e de baixo custo envolvido, especialmente, se forem estimuladas a acontecerem entre cargos e pessoas diversas.

Você pode se interessar também:

eBook Empreendedorismo e Crise. Baixe agora.

Com o aumento e estímulo do home office, mentorias online são ferramentas práticas para estimular os colaboradores e aproximar pessoas pelo ambiente virtual, quando, na realidade presencial temos que nos manter afastados uns dos outros.

Outro grande desafio deste momento é compreender o equilíbrio para apresentar resultados efetivos de produtividade. 

Quando a nossa rotina impõe um modelo de produtividade das 9h às 18h, podemos nos surpreender com os resultados obtidos ao abrir novas possibilidades às empresas e negócios. 

É neste momento que precisamos saber interpretar nossos resultados e aprender a ler os sinais do nosso corpo. 

Apesar de quase ter sido banalizado por gurus formulados, o autoconhecimento continua sendo a base para o exercício da liderança.

Conhecer a nós mesmos não requer uma viagem espiritual para o alto de uma montanha gelada. 

Momentos de silêncio e conexão com nossa mente bastam para atingir esse lugar. 

Vejam só que grande oportunidade o momento apresenta para este estímulo: é o meio externo nos impulsionando a conviver de forma mais equilibrada com nossos meios internos. 

Sejam eles físicos, no caso das empresas, sejam eles emocionais e espirituais, no caso dos colaboradores.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Artigos relacionados

Imagem de capa Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

Gestão de pessoas

17 Abril | 2024

Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

A tríplice necessidade de capacitação aos líderes que todo chefe precisa aprender

Samir Iásbeck

3 min de leitura

Imagem de capa Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Gestão de pessoas

16 Abril | 2024

Como as estratégias de gestão podem reduzir os custos elevados dos reajustes anuais dos planos de saúde empresariais?

Entenda os impactos e estratégias para garantir a sustentabilidaded dos planos de saúde, que devem aumentar em até 25% neste ano.

Katia De Boer

5 min de leitura

Imagem de capa Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Gestão de pessoas

15 Abril | 2024

Aerofólios, back office e diferenciação competitiva

Você sabe qual foi a revolução do aerofólio na Fórmula 1? Imagina de que maneira podemos utilizar esta lógica para a diferenciação no empreendedorismo? É essa reflexão que Valter Pieracciani nos convida a fazer em seu novo texto para a HSM Management.

Valter Pieracciani

3 min de leitura

Imagem de capa A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

Liderança, times e cultura

11 Abril | 2024

A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

O cenário é de rápidas transformações e uma coisa é certa: a IA chegou para ficar e as companhias precisam absorvê-la e usá-la a seu favor. Por isso, é hora de estar preparado para usar isso com inteligência

Ivan Cruz

5 min de leitura

Imagem de capa Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

Liderança, times e cultura

10 Abril | 2024

Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

É necessário compreender como empresas estão alcançando crescimento acima de 30% ao ano através de uma cultura analítica madura. Aprenda com casos reais de empresas que transformaram seus negócios com estratégias orientadas por dados nas tomadas de decisão.

Denys Fehr

7 min de leitura