fb-embed

4 min de leitura

Do cooperativismo de crédito brasileiro para o mundo

Casos de sucesso de cooperativas que estão fazendo a diferença no país.

Colunista Renato Zugaibe Doretto

Renato Zugaibe Doretto

24 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Do cooperativismo de crédito brasileiro para o mundo

Além de desafios, o ano de 2020 também nos trouxe muitos aprendizados sobre como queremos viver e trabalhar daqui para frente. Embora não tenhamos clareza de como será esse futuro, penso que os princípios cooperativistas podem servir de bússola para nos levar a este novo mundo, muito mais justo, solidário e interdependente.

Acreditando que o nosso exemplo pode servir de inspiração para outras empresas do Brasil e do mundo, decidi listar algumas práticas implementadas por cooperativas de crédito que estão fazendo a diferença no nosso país.

Sicredi Pioneira de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul - cooperativa financeira mais antiga do Brasil

Dentre várias ações, destaco uma onde a comunidade apresenta seus projetos para a cooperativa, que depois seleciona doze para receberem apoio. Essa é uma forma simples de valorizar a criatividade e a participação das pessoas nos problemas que afetam a vida em sociedade.

Sicoob Metropolitano – Mini-cooperados do sul do país

Com grande parte de suas operações no sul do país, o Sicoob Metropolitano, com apoio do Instituto Sicoob e do Sescoop, criou para alunos de 8 a 12 anos a cooperativa mirim, com o intuito de propagar a cultura da cooperação, promover a cidadania por meio do desenvolvimento de valores e práticas participativas a partir do espaço educativo que frequentam.

Sicoob Crediacil, interior de São Paulo

Já no interior de São Paulo, na Sicoob Crediacil, uma das ações que vem se destacando é a “Cozinha industrial de empreendedorismo”, onde cursos profissionalizantes são oferecidos para as pessoas de baixa renda que desejam empreender nesse segmento. Além de habilidades na cozinha e no preparo dos alimentos, o aluno aprende toda a parte administrativa, como custos, vendas etc. O impacto tem sido positivo, com vários ex-alunos recolocados no mercado de trabalho e outros empreendendo o próprio negócio, com ainda mais apoio da cooperativa (com educação financeira e linhas de crédito adequadas, por exemplo).

Credisis Crediari de Rondônia

Já na Credisis Crediari de Rondônia, em função das assembleias terem sido canceladas por decreto governamental devido a pandemia, o Conselho de Administração resolveu utilizar os recursos que seriam destinados a elas para realizar ações como a compra de respiradores para UTIs, aumentando em 41% a capacidade de internação na região onde atua.

Sicoob Credip de Pimenta Bueno

Com a ação “Cooperar em dobro”, a Sicoob Credip de Pimenta Bueno, mobilizou todas as cidades da área de abrangência da cooperativa para arrecadação de alimentos não-perecíveis, com duas frentes principais: a social e a econômica. A social atendeu famílias em situação de vulnerabilidade social. Já a econômica serviu de incentivo ao comércio local, já que tudo o que foi arrecadado no estabelecimento comercial, a cooperativa comprou a quantidade equivalente para complementar as cestas. Como resultado foram alcançadas quase 100 toneladas de alimentos, ajudando mais de 7 mil famílias diretamente.

Sicoob Centro de Ji Paraná

“Força na peruca” é o nome da iniciativa da Sicoob Centro de Ji Paraná que leva autoestima a mulheres e crianças em tratamento de câncer, por meio da disponibilização gratuita de perucas produzidas por voluntárias. A parceria entre a cooperativa e o projeto social culminou na inauguração da primeira oficina especializada da região norte, localizada em Ji-Paraná, atendendo todos os estados da região.

Sicoob Credisul

Diferentes ações da Sicoob Credisul podem ser destacadas, tais como: a construção de um hospital na cidade de Vilhena com investimento de mais de vinte milhões de reais; parcerias com cooperativas de produção como a COPAMA e o Projeto RECA; eletrificação de um distrito que até 2017 ainda não possuía distribuição de energia, entre outras. Vale ressaltar também que a Credisul é a primeira cooperativa no Brasil a fazer parte do movimento Capitalismo Consciente.

Além de exemplos pontuais, também é possível destacar o papel do cooperativismo em alguns estados. Em Rondônia, por exemplo, 100% dos municípios possuem pelo menos um ponto de atendimento cooperativo, totalizando mais de 200 pertencentes a 4 sistemas diferentes - Sicoob, Credisis, Cresol e Sicredi. A participação das cooperativas nos ativos financeiros totais já atingiu 30% enquanto no restante do Brasil ainda não chega a dois dígitos. Outro dado que impressiona é que 45% de todo o crédito disponibilizado no estado é proveniente do cooperativismo (segundo o Banco Central do Brasil e a Confebrás).

Para 2021, meu desejo é que estas e muitas outras ações das cooperativas de crédito brasileiras sejam exemplos para um número cada vez maior de empresas mundo afora.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Renato Zugaibe Doretto

Renato Zugaibe Doretto

Dirigente da Sicoob Credisul no Norte do Brasil, conselheiro fiscal do Sescoop/RO e presidente estadual da JARO - Junior Achievment/RO. Engenheiro de produção, com MBA em gestão empresarial e gestão do agronegócio, mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 16 em grandes instituições financeiras nacionais e internacionais, atuando no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Imagem de capa Transforme Seu Marketing com Martech Stack: O Guia Completo

Marketing Business Driven

30 Abril | 2024

Transforme Seu Marketing com Martech Stack: O Guia Completo

As inovações tecnológicas 4.0 já estão no cotidiano dos brasileiros, seja na melhor rota do aplicativo de mapas ou na série sugerida pelo streaming. No campo, já não são apenas uma realidade, mas também essenciais para o aumento da produtividade de forma sustentável.

Leticia Rosa

5 min de leitura

Imagem de capa Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Gestão de pessoas

26 Abril | 2024

Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos

Hugo Rodrigues

2 min de leitura

Imagem de capa O valor prático do cynefin para executivos

Transformação Digital

26 Abril | 2024

O valor prático do cynefin para executivos

Como a prática deste framework pode ajudar na tomada de decisão contextualizada e acabar com o mito do "chefe do mau" vs "líder do bem"

Alexandre Magno

6 min de leitura

Imagem de capa Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Transformação Digital

25 Abril | 2024

Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Especialistas explicam como tirar o melhor proveito da ferramenta para diminuir os índices de rotatividade dos funcionários e aumentar a satisfação profissional

Ellen Murray

4 min de leitura