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ESG
26 Julho | 2024
Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja
6 min de leitura
O dia a dia do empresário moderno parece requerer muito mais do que as 24 horas disponíveis no dia. Além de gerenciar o lado financeiro e administrativo do negócio é necessário ainda organizar o marketing, a comunicação, gestão de pessoas e as estratégias de engajamento e fidelização de clientes, entre outras áreas, para se manter dentro do mercado competitivo que estamos.
Para as empresas que buscam estabelecer seu negócio visando o longo prazo, pode ser muito valioso coletar e gerenciar informações de seus clientes, para depois desenvolver campanhas que atinjam o público-alvo correto com a mensagem adequada. Com isso é possível entender quem é o seu consumidor e o que ele procura, construindo estratégias de fidelização ao redor disso.
Uma pesquisa da Zoho feita no Brasil com mais de 400 donos de empresas revelou que 54% deles acreditam que anúncios nas redes sociais é a abordagem com mais impacto em seus clientes. Apesar disso, mais de 30% deles não gerenciam suas redes ou captam dados de clientes por elas.
Existem diversas razões para isso, como falta de conhecimento ou dificuldade em entender a tecnologia disponível. Infelizmente pouco se fala sobre os softwares de gestão de redes e criam-se estigmas. Por exemplo, 62% dos que possuem um negócio acreditam que o preço cobrado por softwares é muito alto, sendo que existem diversas opções gratuitas no mercado. Essa ideia de que a tecnologia é cara foi construída e acaba desencorajando quem está começando.
Outro ponto que chama atenção na pesquisa é a quantidade de empresas que estão preocupadas com a segurança de seus usuários. Apesar de 88% dos entrevistados nunca ter perdido nada com invasões, falha de segurança ou hacks, só 9% disseram que não pagariam para oferecer segurança aos clientes em seus sites. Isso demonstra uma conscientização por parte dos proprietários, principalmente com a chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em agosto do ano que vem.
As empresas precisam escolher fornecedores que tenham visão de longo prazo e que valorizem os quatro pilares institucionais empresariais – clientes, produtos, funcionários e cultura. Muitas marcas de tecnologia acabaram se perdendo nisso, focando mais na divulgação de um nome do que no produto em si. Isso precisa mudar, até porque 27% dos empresários levam em conta as funcionalidades antes de comprar um programa enquanto só 12% levam em conta o fabricante/desenvolvedor.
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